quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Serial Killers - Introdução


   Um assassino em série (as vezes conhecido pelo nome em inglês serial killer) é um tipo de criminoso de perfil psicopatológico que comete crimes com uma certa frequência,geralmente seguindo um modus operandi e às vezes deixando sua "assinatura",como por exemplo coleta da pele das vítimas,no caso de Ed Gein. Curiosamente,os Estados Unidos,com menos de 5% da população mundial,produziu 84% de todos os casos conhecidos de serial killers.


    Muitos dos que foram capturados pareciam cidadãos respeitáveis,atraentes,bem sucedidos,membros ativos da comunidade,até que seus crimes foram descobertos.

    Geralmente os serial killers demonstram três comportamentos durante a infância,conhecidos como a "Tríade MacDonald": fazem xixi na cama,causam incêndios,e são cruéis com animais.



    A melhor definição de assassinato serial foi publicada pelo Instituto Nacional de Justiça em 1988: "Uma série de dois ou mais assassinatos cometidos como eventos separados,normalmente,mas nem sempre,por um infrator atuando isolado.Os crimes podem ocorrer durante um período de tempo que varia desde horas até anos.Quase sempre o motivo é psicológico,e o comportamento do infrator e a evidência física observada nas cenas dos crimes refletiram nuanças sádicas e sexuais".




  Existem basicamente dois tipos de serial killers: os do "tipo organizado", sujeitos que normalmente exibem inteligência normal e conseguem se inserir bem à sociedade,são muito mais difíceis de serem pegos,visto que planejam seus crimes,não costumam deixar provas e podem ter uma vida aparentemente normal com esposa/marido,filhos e emprego,muitas vezes de alto nível,podem chegar mesmo a concluir nível superior.Já os "tipo desorganizados",são impulsivos,não planejam seus atos,costumam usar objetos que encontram no local do crime e muitas vezes os deixam para trás deixando muitas provas.

    Apesar de serem referências de um modelo patológico de agressão,a personalidade sociopática necrófila e/ou sádica ,tal como diagnósticado por Fromm as características sádicas do cangaceiro brasileiro,vulgo Lampião (1898 - 1938) e outros personagens históricos tipo os imperadores romanos Nero (54 - 68) e Calígula (37 - 41) tem que ser devidamente contextualizados política e sócioculturalmente antes de tentativa de enquadramento num dignóstico psiquiátrico de psicopatia ou perversão.Essa contextualização é o que permite diferenciar o matador contumaz e lúcido,que na época e local ou grupo social,onde viveram são considerados normais ou líderes,do serial killer isolado socialmente não diferenciados por quantidades de mortes que produzem (não considerando o efeito multiplicador da sua condição de líder) ou natureza de sua agressividade sádica.
  
   Confiram uma tabela sobre o índice de maldade:
   (O nível de Red John seria o 22)?

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

His Right Red Hand


   Começamos com Jane e a CBi indo de encontro a cena do crime, quando Bosco liga para Jane dizendo que quer vê-lo o mais rápido possível, provavelmente Bosco queria integrar Jane nas investigações de Red John, já que agora quem é responsável por ele é Bosco e sua equipe. Bosco havia uma nova informação de Red John. No cemitério estadual tem um tiozinho, ainda não identificado, que levou um tiro na cabeça e seu corpo foi congelado, e no seu corpo tem rosas amarelas repousando em seu colo.


   Jane diz que aquele cadáver é um aviso.   

   De volta a CBI, ao abrirem a porta do escritório de Bosco, eles tem uma surpresa um tanto quanto chocante com o que vêem, a equipe de bosco está morta a tiros...




   Enquanto Sam bosco está na tênue linha entre a vida e a morte.



   Somente um agente não está entre eles, Marlon Hicks, e se torna um possível suspeito de ter feito aquele massacre.

   Van Pelt e Rigsby, junto com um segurança da CBI, análisam as filmagens das câmeras de vigilância, aparecendo Rebecca, a secretária de Bosco na entrada do Saguão, logo em seguida aparece um outro homem desconhecido logo atrás dela.


   Seria Red John disfarçado?

   Mais tarde jane insiste em querer saber a identidade do tiozinho encontrado morto no cemitério...


   Lisbon quer saber se o assassinado tem alguma ligação com Bosco, Jane responde que talvez. Ele descobre que o cadáver se chama Dr. Townlen Morning, 55 anos, de Stockton. Jane saca quem é e sai sem dizer nada, sendo seuido por Lisbon e Cho. Jane vai até um hospital em Stockton e encontra mais rosas amarelas em cima de uma cadeira.


   E ao entrar numa das salas Jane vê...

   ... Com um rádio ligado tocando música clássica.

   E agente Hicks esticado...



   E o nosso símbolo favorito escancarado na parede...


   No lado de fora Lisbon quer saber como Jane sabia que era Red John. Jane revela que Towlen Morning era o médico da família de Jane e Carte Peak.


   Jane diz que presumiram que Carter foi a 4º vítima, mas nunca acharam seu corpo.


   Depois da pergunta de Lisbon, Jane tenta pensar como Red John: "Pq matei Morning e Hicks e ataco o time de Bosco? Carter e Jane Peak nove anos atrás... Há 9 anos atrás eu sou muito inexperiente". Jane chega a conclusão de que algo deu errado com Carter e Jane Peak, um erro. John arrumou o erro, mais agora era um problema. Lisbon diz que Hicks havia ido ver Dr. Morning por alguma razão. Que estava checando algo e Red John matou por isso. Jane quer saber pq Bosco queria os relátorios médicos. Só Bosco tinha essa resposta e agora estava na UTI. Tanto que mais tarde tenta desligar a morfina de Bosco para fazê-lo despertar.


   Logo mais, Jane na CBi descobre que Bosco antes de ser baleado tinha feita uma ligação para um policial em Colverville, próximo de Stockton. Um semana antes numa batida policial em uma loja antiga, acharam um corpo enterrado. A polícia de lá envia os raios-X de John Doe, ( John Doe é o nome dado para vítimas quando a verdadeira identidade é desconhecida) de uns 30 anos.


Van Pelt mostra que a cabeça foi quase cortada. E mostra a perna dele...
  

   A amputação não foi parte do ataque pois é mais antiga. Carter Peak havia se aposentado do exército, perdeu sua perna direita na guerra do Golfo. Era a vítima perdida de Red John. E melhor...


   Red John corta o pescoço de Jane Peak, começa a apunhalá-la e quando estava tirando suas calças Carter aparece e luta contra Red John...


   Matar Carter não foi como Red John agia, foi um homem morto com a esposa e seu corpo foi removido da cena do crime diferente de todas as outras 14 vítimas de Red John. Então o corpo de carter reaparece, de alguma forma Red John fica sabendo, e isso o aborrece por ter evidências no corpo, como DNA, como debaixo das unhas, etc...  Red John queria sumir com essa evidência livrando-se do corpo. Jane vai para Cloverville. Chegando lá o legista fala que o cimento preservou o corpo e que foi possível fazer testes completos de DNA, de cabelo, Pele sobre as unhas. Mais claro.... o corpo já não estava mais lá.


   Alguém da CBI, um tal de agente Rojo pegou o cadáver e as amostras de DNA. Jane quer saber quem estava no turno da noite pois...


   Ao perguntarem para o funcionário que estava no turno da noite, ele da as características do agente Rojo. Cabelos escuros, não muito alta, meia baixa e gordinha. Usava saltos barulhentos. Uma mulher, usava uma coisa no cabelo...


   Sim, Rebecca, a secretária de Bosco.


   Ela que mata os agentes da CBI e alveja Bosco.


   Todos os "amigos" de Red John acabam revelando uma cara de psicopata.

   Ela tenta matar Bosco no hospital, mais Lisbon, naturalmente, impede ela de puxar o gatilho e Rebecca acaba sendo presa.

   No interrogátorio Jane e Rebecca ficam frente a frente calados por um bom tempo, quando Jane resolve quebrar o silêncio...


   Ela responde conhecer o joguinhos de Jane e fala que Jane quer saber como ela pode fazer aquelas coisas terríveis por Red John. Jane com uma leitura fria impecável descreve Rebecca, infância infeliz,sofreu abuso sexual de um parente, autoflagelação ou outro  auto-abuso. auto-medicação, auto-depreciação. Todas as pessoas que conheceu a fizeram se sentir envergonhada. Envergonhada dessa terrível escuridão apodrecendo dentro dela. Mais não John... 


   Fez ela se sentir orgulhosa dessa escuridão.Ela concorda. Jane continua dizendo que Red John deu um propósito de vida a ela, um sentido e amor. Ela diz...


   O modo como eles olham as pessoas e vê atráves delas. (Alguns aqui começaram a levantar a tése de que Red John e Patrick Jane são a mesma pessoa). Rebecca diz que Red John é um homem muito bom, que ele tem uma missão de amor e iluminação. Jane responde que ele tortura e mata mulheres. Ela diz " VCS NÃO ENTENDEM?" ...


   ... "SEM A ESCURIDÃO, NÃO HÁ LUZ." Ela continua... "até sua mulher e filha serem assassinadas..."


   .... Mais que Red John havia abrido os olhos de Jane e agora ele via o mundo como ele realmente era.

    jane quer saber como se conheceram, mais ela recusa, dizendo que não vai falar nada a respeito de Red John. Ela diz QUE AMA RED JOHN e que ele a ama e que nunca iria trair a confiança dele. Mais Jane diz que um dia ela vai acordar horrorizada e que irá contar. Jane tem uma última pergunta antes de terminar o interrogatório...


   Ela responde que se livrou de Bosco e sua equipe, para que Jane tivesse o caso de volta. Red John estava com saudades e era isso que Jane tbm queria, o caso de volta. E assim encerra o interrogatório. No corredor em que Rebecca estava sendo conduzida por outros policias, aparece Red John com um uniforme da polícia...


   Os olhos dela se iluminam e sorri para ele reconhecendo-o...


   Ao passar por ela, Red passa um veneno atráves de uma luva em contato com a pele dela...

   Rapidamente atrás, podemos ver um pouco do Red John, um homem branco indicado na seta vermelha...


   Rebecca cambaleia e cai no chão, o veneno começa a agir muito rápido, Red John tem conhecimento e perícia em venenos.

  
   Jane escuta pelo rádio que ela caiu e vai de encontro a ela...

  


   Depois de Bosco se despedir de Lisbon revelando que amava ela, ele quer falar com Jane, ele diz que quando Jane pegar Red John, não era para prendê-lo e sim...


   Jane diz que esse é o plano. Bosco pede para que Jane se aproxime mais...


   ... Ele cochicha algo para Jane e assim, o Agente Sam Bosco, morre! E antes de terminar o episódio, é revelado o que Bosco cochichou ao ouvido de Jane, falou sobre os arquivos do caso Red John, O Dossiê de RED JOHN que agora Jane tem acesso.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Percepção


   Uma das ferramentas mais poderosas de Patrick Jane e dos mentalistas reais.

   Já lhe disseram, em algum momento, que vc "não pode ver algo que está exatamente sob o seu nariz", ou que vc "não pode ver a floresta através das árvores"? Vc já escutou repetidamente sua canção favorita, tentando decifrar a letra dela? Em cada uma dessas situações, denominamos o construto completo de PERCEPÇÃO, é o conjunto de processos pelos quais reconhecemos. organizamos e entedemos as sensações recebidas dos estimulos ambientais.



   A percepção abrange muitos fenômenos psicológicos.As modalidades perceptivas principais são a percepção visual e auditiva ( visão e audição são experiências a distância, enquanto o tato, paladar e olfato são sentidos de aproximidade.) Assim como tem a percepção olfativa, gustativa, tátil, temporal, espacial e propriocepção.


   Algumas vezes não percebemos o que está aí; as vezes percebemos o que não está aí. Outras vezes, percebemos o que não pode estar aí.

   A existência de ilusões perceptivas sugere que o que percebemos (em nosso orgão sensoriais) não é necessariamente o que compreendemos (em nossas mentes).



   Gestalt é o termo intradutível do alemão utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma.

   A Teoria da Gestalt afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo.





   Na figura acima, a maioria dos homens enxergam uma jovem mulher. A maioria das mulheres enxergam uma mulher idosa.

   Quando vc entra em uma sala bem conhecida, percebe que algumas coisas destacam-se (ex. faces em fotografias, pôsteres) e outras surgem gradualmente do plano-de-fundo (ex. paredes e pisos não-decorados). Uma figura é qualquer objeto percebido como realçado, quese sempre contra ou em comparação a alguma espécie de plano-de-fundo recuado e sem realce.

   Durante a observação de uma sala bem conhecida, seria possível que vc prestasse particular atenção ao revestimento do piso ou aos espaços não decorados da parede, mas provavelmente vc, na realidade, jamais faz isso. Na verdade, raramente observa alguma ambiguidade com relação ao príncipio da figura-fundo, embora existam exceções.

  Fatores que influenciam a percepção:

   O processo de percepção tem início com a atenção que não é mais do que um processo de observação seletiva, ou seja, das observações por nós efetuadas. Este processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros. Deste modo, são vários os fatores que influenciam a atenção e que se encontram agrupados em duas categorias: a dos fatores externos (próprios do meio ambiente) e a dos fatores internos (próprios do nosso organismo).

  Fatores externos

 Os fatores externos mais importantes da atenção são a intensidade (pois a nossa atenção é particularmente despertada por estímulos que se apresentam com grande intensidade e, é por isso, que as sirenes das ambulâncias possuem um som insistente e alto); o contraste (a atenção será muito mais despertada quanto mais contraste existir entre os estímulos, tal como acontece com os sinais de trânsito pintados em cores vivas e contrastantes); o movimento que constitui um elemento principal no despertar da atenção (por exemplo, as crianças e os gatos reagem mais facilmente a brinquedos que se movem do que estando parados); e a incongruência, ou seja, prestamos muito mais atenção às coisas absurdas e bizarras do que ao que é normal (por exemplo, na praia num dia verão prestamos mais atenção a uma pessoa que apanhe sol usando um cachecol do que a uma pessoa usando um traje de banho normal).

 Fatores internos

Os fatores internos que mais influenciam a atenção são a motivação (prestamos muito mais atenção a tudo que nos motiva e nos dá prazer do que às coisas que não nos interessam); a experiência anterior ou, por outras palavras, a força do hábito faz com que prestemos mais atenção ao que já conhecemos e entendemos; e o fenómeno social que explica que a nossa natureza social faz com que pessoas de contextos sociais diferentes não prestem igual atenção aos mesmos objetos (por exemplo, os livros e os filmes a que se dá mais importância em Portugal não despertam a mesma atenção no Japão).