sábado, 10 de novembro de 2012

Por que mentimos?


   TODO MUNDO MENTE! Creio que a maioria de vcs já escutaram essa frase em um outro seriado, e é uma afirmação verdadeira, goste ou não, todos mentem; vc mente e mentem para vc. Seus pais mentem, a televisão mente, os políticos mentem (nãooooo diga??), os religiosos mentem, os vendedores mentem... todo mundo.
 As pessoas acreditam nas suas mentiras? Vc acredita ou já acreditou nas mentiras dos outros?




   A origem da palavra mentira vem do grego "Mentiri", que significa "Enganar, Dizer falsidades". Sempre esteve presente desde antes o homem começar a se civilizar, passando a evoluir e se tornar mais complexa no modo em que os nossos antepassados começaram a se organizar como sociedade, o desenvolvimento da comunicação e linguagem, etc... Pois a mentira é de característica humana, está presente até hoje em nossa época moderna, está e estará presente em todos os lugares onde existem pessoas.
 

A mentira sempre foi visto como um defeito, como algo errado, sempre foi desencorajado desde nossa infância principalmente por quem nos criou, sejam pais, avós, assim como nossa cultura tbm não enxerga com bons olhos, sendo que nossa sociedade só foi possível se tornar uma sociedade por boa parte graças as mentiras levantadas, construídas e edificadas ao longo dos tempos, mas... mentir sempre foi FEIO. Acontece que dizer a verdade quase nunca há uma recompensa nos esperando no final, mentimos geralmente para nos livrarmos de uma situação em que as consequências podem não ser lá muito agradáveis, para se livrar de um castigo, de uma punição.

   Vamos aprofundar um pouco mais os motivos que nos levam a mentir e a mentirem para nós:

Medo da Punição:



Ganhar prestígio:

   Imaginem um homem conhecendo uma mulher em uma noite, e começa a mentir que desempenha um cargo importante dentro de uma empresa, dizendo que viaja para o exterior sempre que possível tanto a negócios como para férias, que possui algumas propriedades e está  procura de um novo carro de um modelo caro. Geralmente esse é o tipo de mentira que realmente tem pernas curtas, pois só da chance ao mentiroso contar um tipo de mentira dessas num único encontro, pois se desse continuidade rapidamente a mulher em questão iria descobrir que ele não trabalha nem mesmo numa empresa, que não possui propriedades e tão pouco viaja para outros estados quem dirá para o exterior.

Medo do castigo físico:


Evitar certos tipos de constrangimentos:

O típico: Não fui eu, foi o cachorro que peidou.

Ganhos materiais e pessoais:

Quanto mais e melhor mentiroso for o vendedor, mais ele irá ser bem sucedido nas vendas, mesmo que o produto que está vendendo seja de qualidade duvidosa.

Preservar a privacidade.


                                                     "Eu não fiz sexo com ela"

Manipular informações:


Todos os meios de comunicação, a mídia, a imprensa, manipulam informações para INTERESSES PRÓPRIOS. Assim como as pessoas comuns tbm podem manipular informações a seus interesses.

Apoiar ou beneficiar outras pessoas:



Os mesmos políticos que antes trocavam acusações contra, numa próxima eleição podem se tornar aliados para se beneficiarem de acordo com seus interesses próprios. E quem na vida cotidiana  nunca apoiou um amigo ou amiga contando uma mentira?

Prazer em mentir:

o ganho é o prazer de ver a vítima enganada e de provar sua capacidade de mentir, sua superioridade em relação à pretensa vítima. Ekman chama isto de o ‘prazer de enganar” (deleite de enganar. “A mentira pode ser vista como uma realização que o faz sentir-se bem.” (Telling Lies)  "Caiu como um patinho"

Próximo assunto sobre mentira: Detectando mentiras. Até a próxima.


4 comentários:

  1. The Mentalis is back. O episodio 08 da 5ª temporada foi ótimo kkk

    ResponderExcluir
  2. ei cade vcs... gostaria muito que vcs voltassem a fazer postagens.

    ResponderExcluir
  3. próximo episódio vai ser tenso

    lorelei de volta
    espero que esse blog tbm volte kk

    ResponderExcluir
  4. Os posts são muito bons, vcs voltarão a postar mais?

    ResponderExcluir