quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Algumas palavras...
Para os leitores que acompanham o blog, perceberam que não venho postando com frequência, pois realmente não estou, no momento, conseguindo dar a atenção necesária que eu gostaria de dar ao blog, ando muito ocupado, portanto não consigo fazer posts diretos, o meu desejo é postar diariamente, mais em breve o ritmo vai acalmar e voltarei a dar toda a atenção aqui como na série. Nesse fim de semana irei concluir o Scarlet Ribbons assim como logo trarei a análise de Little Red Book, no que se refere a trama de Red John! E gostaria de tbm indicar um blog para aqueles, assim como eu, que acompanham a série e que se interessam por mentalismo, entrarem no blog mentalismorevelado.blogspot.com, com muitas informações e artigos esclarecedores sobre um tema tão pouco conhecido aqui no Brasil. E em breve voltarei com artigos sobre mentalismo entre outras novidades aqui no Blog! E continuem acessando o Blog e acompanhando a série! Obrigado pela compreensão de todos!!!
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Scarlet Ribbons - Parte 1
Depois de longos meses de espera, havia muita expectativa em torno desse episódio, afinal ele iria revelar e confirmar o gancho deixado no final da última temporada, Red John estava morto ou vivo? No fim do episódio tivemos a resposta: Red John continua vivo.
Esse episódio foi movimentado e suas resoluções foram rápidas, o destino de Patrick Jane não é ficar por longas temporadas dentro de uma prisão, ele é inocentado no julgamento e descobrimos no mesmo episódio que Red John continua solto em algum lugar obscuro com seus ardilosos planos. Alguns acharam o episódio forçado e até mesmo exagerado, enquantos outros gostaram dessa forma objetiva e rápida de continuar a história afim de não comprometer o andar da carruagem com enrolações. E vcs, gostaram da notícia que Red John continua vivo, e não só vivo, como sua identidade continua um mistério? Eu gostei! Embora muitas pessoas ficaram desapontadas e se sentiram enganadas, afinal, prometeram que na season finale todos nós veriamos Red John, e no final tudo era uma grande armação! Mais enfim...
O episódio começa no mesmo ponto em que a temporada anterior parou, Jane atirando no falso Red, foram acrescentadas alguns pontos de vista das pessoas no shopping, Patrick Jane é levado de viatura para uma delegacia, e aqui começamos de fato a 4 temporada, e aqui começa nossa análise:
Patrick Jane está sentado numa sala de interrogatório, e percebemos que ele está muito calmo, e esboça até mesmo um sorriso, quando entra dois investigadores, dizendo que o lado dele ta feio e querem saber sua versão do que ocorreu.
Jane revela que matou o famoso serial killer, e o que ele fez foi um assassinato justificado.
Percebam aqui como jane sorri ao revelar a identidade de Red John, existe uma paz de espírito nele aparentemente:
A investigadora quer saber:
A investigadora acrescenta uma pergunta querendo saber se Jane acreditou nele. Ele responde que o homem em quem atirou sabia coisas sobre sua mulher e filha que apenas o verdadeiro assassino saberia. Até aqui tudo estava muito convincente.
O investigador quer saber se mais alguem havia ouvido ele revelar que era RJ, mais como ninguem havia escutado, uma das provas que Jane tinha era:
E ainda havia o celular dele com uma chamada as 13:15 do agente do FBI Craig O´laughlin, e que isso comprovava que Craig era cúmplice de Red.
Mais o investigador intervêm, e diz que ha uma certo problema no lado da história de Patrick.
Aqui um pequeno perfil de Timothy: Era um homem de negócios respeitável, marido e pai, sem ficha criminal.
Bem, o que dizer? Um homem aparentemente inocente. Como as aparências enganam. continuando...
A investigação havia checado o celular dele e nã havia nenhuma ligação de Craig O´Laughlin. E a grande surpresa: Não havia nenhuma arma com ele.
Percebam como depois dessa revelação, a ficha de Patrick jane começa a cair, observem essa imagem:
Jane permanece por um tempo com os olhos para baixo, pensativo, como que agora sim a ficha caiu e de que havia uma grande possibilidade de que aquele homem em que ele atirou não era RJ, que tudo não passava de uma armação e conspiração.
Os investigadores acreditam que Jane está falando um monte de mentiras ou que ele está totalmente biruta.
Amanhã fiquem atentos que teremos a segunda parte de Scarlet Ribbons. Até lá!!!
sábado, 24 de setembro de 2011
Strawberries & Cream - Conclusão
"Aquele homem era mesmo Red John? Red John realmente foi assassinado por Patrick jane? O que está sendo mais debatido entre os fãs da série são justamente essas perguntas em volta do assassinato de "Red John". Já nessa altura do campeonato muitos já tem sua opinião ou opiniões formadas, alguns acreditam que aquele era de fato Red John enquanto outra parcela acredita que aquele definitivamente não era ele. Com tantas teorias uma coisa é certa, ninguem pode afirmar com toda a certeza se aquele era ou não Red, entretanto podemos seguir algumas pistas para abrir um caminho mais certo, assim como a 4 temporada não chega, ainda nos sobra tempo de continuar criando teorias numa história em que prometeu revelar a verdadeira face do enigmático assassino, e em contra partida ainda permanece dúvidas sobre a identidade do mesmo, o que eu não acho nada errado, pelo contrário, isso só prova a fascínante trama que todos nós acompanhamos a cada episódio, principalmente as que envolvem a trama de Red John. Vamos continuar com a análise minusiosa:"
Essa introdução havia sido escrita por mim há mais de um mês atrás! Agora a quarta temporada voltou, e voltou com tudo bastante movimentada, e antes o que eram apenas suposições e dúvidas sobre se aquele homem que Jane atirou no shoping era de fato Red John ou não, e como acredito que a maioria já sabe da resposta, NÃO, aquele não era Red John, sim apenas um homem chamado Thimoty Carter. Com esse enigma respondido agora surge uma outra pergunta na mente dos fãs, afinal, Patrick Jane sabia ou não sabia desde o princípio que aquele homem que se apresentou como Red John era de fato ele ou não! Bem, tentarei responder essa pergunta e outras, assim como levantarei novas perguntas ao longo da conclusão da análise de Strawberries e Cream!
Quero começar com... Gale Bertham! Sim ele mesmo, o diretor da CBI. Descobrimos que ele não era o infiltrado de Red John como até então não é seu cúmplice, no episódio descobrimos que era Craig O´ Laughlin. Devemos descartar Gale de todas as possíveis suspeitas? Eu acredito que não, que ele continua sendo um suspeito em potêncial, ele pode até ser mesmo Red John, pq não? Mais para isso ainda é muito cedo, mais não se esqueçam, todos são suspeitos até que se prove ao contrário.
Aqui vai uma cena que dependendo do ponto de vista, pode vir a se tornar interessante. Logo após Jane "descobrir" que Gale era o infiltrado da CBI, ele vai até o seu gabinete marcando um encontro entre Gale e Hightower, sendo que Jane seria o intermediador, então ele marca um horário e sai da sala, dando a continuidade da cena Gale pega o telefone e a cena é cortada:
O que pode nos levar a crer que:
*Ele estava contantando sua secretária para desmarcar uns compromissos em sua agenda.
* Ou ele estava contantando uma outra pessoa, como o fake Red John, O´Laughlin, o segurança do shopping ou até mesmo o próprio Red John com a finalidade de informar de sobre o próximo movimento de Jane para que eles pudessem se organizar com antecedência com suas peças devidamente posicionadas no shopping.
Eu ainda não me esqueci disso:
No início da mesma tarde, quando Jane e Gale se encontram na praça de alimentação do shopping, Red John enfim é acionado na conversa, e sempre vale lembrar disso:
Logo após um rápido diálogo, Jane se da conta que Gale não era o cúmplice de RJ e sim O´Laughlin, bem... todos sabem como isso ocorreu. Então nesse meio tempo Craig mata os dois policiais e por Jane ter suspeitado do chefe da CBI, o mesmo alerta ele:
E enquanto Bertham sai de cena, aparece....... bem não é preciso mais mistério, aparece o Red John fake:
Mas vamos a cena em que Jane liga para Lisbon, ele diz que o verdadeiro informante era o namorado da Van Pelt, nisso eles trocam tiros, Lisbon é atingida, e Van pelt e Hightower concluem o serviço de enviar O´Laughlin para o outro lado da história, todos já assistiram isso.
Nisso jane tem uma outra idéia, ele pede para Lisbon (sabiam que Lisbon em inglês é Lisboa? Descobri esses dias, ushaushau, lerdo que eu sou) enfim... ele pede para Lisbon pegar o celular do Craig para discar o número do celular do possível RJ. E nisso, aquele mesmo homem que apareceu na cena anterior lendo tranquilamente seu jornal, atende o celular:
Nesse ponto do episódio descobrimos que aquele cara, até então, era ou poderia ser Red John. Tbm chama a antenção que o tom de voz dele ao atender o celular era fina.
Aqui Jane e Red John Fake trocam o primeiro olhos nos olhos, e prestem atenção no homem com uma blusa vermelha sentado ao lado de fake John, já voltarei a comentar sobre ele. Lisbon diz que O´Laughlin está morto e o fake diz simplismente "Que pena, não importa. ganha alguns, perdem outros." Então Lisbon repete para Jane as mesmas palavras faladas por "Red John", então Jane se levanta e se aproxima em passos lentos até ele.
Vamos voltar ao homem de blusão vermelho, encontrei um vídeo obscuro no youtube uma vez fazendo umas análises em vídeo sobre a cena final deste episódio, e levanta a teoria de que esse mesmo homem vestindo adequadamente uma blusa vermelha, poderia ser o verdadeiro Red John, percebam que quando Jane vai se aproximando do fake, o homem se levanta no mesmo instante e sai de cena. Levando em consideração de que aquele era o verdadeiro, ele estaria ali observando atentamente cada movimento e no momento oportuno a sua presença sai de cena para acompanhar o desenrolar num local mais seguro. Bem, o que eu acho é que é muito improvável de aquele ser Red John, mais nunca se sabe. Enfim, continuando...
Antes de mais nada vamos observar atentamente o Falso Red John...
Poderiamos fazer uma análise sobre sua aparência, mais acredito que apenas uma vai nos dizer o que precisamos, ele se aparenta como um homem... COMUM!!! Alguem que se mistura facilmente no meio da multidão sem levantar nenhuma suspeita. Eu não sei qual a imagem mental que vcs fazem ou faziam de como Red John era, o que eu posso dizer por mim é, claro que não imaginava um monstro, ou alguem com chifres como o mesmo falou, mais eu imaginava e acredito e continuo imaginando alguem com uma aparência mais.... dramática por assim dizer, e não um cara qualquer, do tipo alguem que possa se parecer com um cobrador de ônibus ou um carteiro ou sei lá, talvez como um professor universitário. isso não quer dizer que o verdadeiro Red John no fim não seja um cara com uma aparência comum, e talvez o nome verdadeiro de Red John seja... Legião! De qualquer modo isso é assunto para uma outra oportunidade.
Logo depois que ele começa a se revelar como "Red John", podemos fazer aqui uma nova pergunta: Afinal, tanto o verdadeiro Red John, assim como o seu fake, eles queriam que de alguma forma Jane descobrisse naquele local que "Red John" estava ali apenas uns metros de distância dele? Até mesmo essa "descoberta" foi preparada por eles? Bem uma coisa é certa, eles ao menos anteciparam e se previniram, logo que o fake estava armado.
E com os dois, cara a cara, finalmente o clímax do episódio, e pq não tbm, da série toda até então, começa. Então Jane faz uma pergunta:
Jane logo em seguida tbm pergunta o que ele queria, ele responde que aquela seria uma ótima oportunidade de lhe dar uma última lição de humildade.
Hoje sabemos que o fake Red John se chama Thimoty Carter, e que ele de fato não é Red John, logo, ele era uma marionete, instruido por Red John a como se portar e o que dizer para converser Jane de que aquele era ele realemnte. Percebi que toda essa cena até o seu final convenceu alguns fãs de que aquele era Red John, assim como outros não acreditavam que podia ser, como veremos a seguir o resto do diálogo é mesmo convincente, vamos ver algumas parte do diálogo para ver e relembrar como ocorreu:
Percebam o quão mentiroso e manipulador ele é. Ele pode não ser o verdadeiro Red John, mais é um psicopata. Os psicopatas não se importam de passar por cima de tudo e de todos para alcançar os seus objetivos. São egocêntricos e narcisistas, eles não sentem remorso e muito menos culpa. Se algo ou alguem ameace seus planos, eles se tornam agressivos. Percebam como o fake Red John é um mestre em inverter o jogo, como ele consegue se colocar no papel de vítima, revelando ter um desejo até mesmo filantrôpico. E percebam como ele está totalmente conciente dos seus atos, pois ao contrário de outros disturbios e problemas mentais, os psicopatas não entram em delírio.
"Red John" pede para ele esquecé-lo, desistir da idéia de vingança, mais Jane está determinado a conseguir sua vingança seja de que maneira for. Ele da um conselho para Jane, para começar uma nova família, encontrar uma nova mulher, ter uma nova vida. Jane responde só quando ele estiver morto, pois é, Lisbon vai ter que esperar até Red John morrer. Então "Red John" se levanta e se despede de Jane, mais ele diz que ele não pode simplismente virar as costas e ir embora e faz mais uma vez a pergunta para "Red":
Jane recebe sua "confirmação", as imagens dizem por si só:
Somente o verdadeiro assassino saberia de detalhes tão íntimos assim não é mesmo? Mais o que ocorreu aqui foi que o verdadeiro Red John instruiu Thimoty Carter como revelou esses detalhes tão precisos e reais a dizer exatamente isso para que sua falsa identidade fosse ainda mais convincente.
Bem e agora a pergunta, afinal Patrick Jane sabia que aquele se tratava de um farsante ou ele acreditava que até então aquele momento aquele homem era de fato Red John, darei minha resposta, percebam bem qual foi a reação de Jane ao ouvir essas revelações:
Percebam aqui como Jane fica realmente abalado, mais espera, ele não é o mestre do mentalismo e ele não estava apenas encenando para poder enganar o verdadeiro Red John que ele tinha mordido a isca? Bem, talvez, mais apesar de Jane ser uma pessoa muito racional, ele tbm é humano e tem o seu lado emocional, e seu lado emocional é quebrado, danificado, ele fica vulnerável, emotivo e assim abaixa sua guarda, pois é difícil em situação assim enxergar com clareza.. Acredito que naquele momento Jane acreditava que sim, aquele era o Red John, irei concluir essa afirmação na análise do próximo episódio, Scarlet Ribbons, que farei em breve.
Depois se escutam 3 tiros, "Red John" cai no chão, Jane termina sua xícara de chá tranquilamente e de uma maneira bem fria, pede a conta e dois seguranças do shopping rendem ele sem nenhuma resistência por parte dele. E assim terminava a fantástica season finale da terceira temporada:
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Red John ainda está VIVO
Eu criei esse blog com a finalidade de primeiro: havia muita pouca informação da série em sites brasileiros, antes havia um site que concentrava decifrar os truques de mentalismo realizados por Patrick Jane sendo que o mesmo site não é atualizado desde janeiro desse ano. Alguns sites avulsos sobre séries em geral faziam um ou dois artigos sobre o mentalista, apesar de geralmente serem bem feitos, havia uma limitação na questão de análise e investigação em torno de Red John, eram bastante vagos e muitas vezes se limitavam a fazer uma sinopse ou um comentário por cima. O espaço em que os fãs da série geralmente procuravam, isso se não em sites gringos, eram em comunidades do orkut. Então percebi que talvez havia uma carência dos fãs em buscar informações, e não havia um site que discutia a série aonde pudessemos pesquisar e nos reunirmos com a finalidade de não perder uma única pista! Segundo motivo: o nome do blog diz tudo Dossiê Red John, o blog tem como definição reunir todas as informações possíveis sobre RJ e assim indo criando um perfil, para que pudessemos criar teorias, suposições sobre quem é o misterioso assassino.
Confesso que quando descobri antes do season finale da terceira temporada de que Red John seria revelado,fiquei muito entusiasmado com a idéia, porém depois de ter terminado de assistir o último episódio da temporada passada, mesmo ainda não tendo certeza se aquele era Red John ou não pq muitas coisas ficaram no ar, comecei a ficar, talvez, decepcionado não, mais sim menos eufórico com a possibilidade de aquele ser RJ, e então a proposta do blog meio que se perderia, claro que a série teria um outro foco, uma outra trama, mais não seria a mesma coisa, pq a alma da série é justamente QUEM É RED JOHN? Então com a possibilidade de aquele ser de fato ele, horas eu pensava em encerrar o blog, horas eu pensava que deveria continuar e mudar a proposta do blog continuando com análises sobre a série sem Red John. Então antes de tomar qualquer decisão resolvi aguardar o início da nova temporada para saber uma resposta, e obtive ela: RED JOHN AINDA ESTÁ VIVO!!! E que alívio, ao menos para mim, saber que Red John continua nas sombras em algum lugar, demonstrando que ele pode ser muito mais poderoso do que se imaginava, e temos um Jane que não fica muito para trás continuando sua busca não mais solitária por vingança, e acredito que com esse jogo de gato e rato, quando e quem vai pegar quem continua me motivando e me inspirando a continuar o Blog, então voltarei com as análises e com mais informações, notícias e a volta de artigos mentais!!!
Aguardem em breve a análise de Scarlet Ribbons e a continuação de Strawberries e Cream agora sendo concluída sob um ótica de que aquele de fato não era o nosso querido Red John!
sábado, 13 de agosto de 2011
Strawberries & Cream - Parte II
Logo após a introdução de Hightower apontando uma pistola em direção a Jane, ele pede para que ela abaixe sua arma, pois ela queria se certificar de que Jane estava sozinho. Podemos até mesmo imaginar o nível de paranóia que uma pessoa possa ficar quando se é perseguida, ainda mais quando essa pessoa tem filhos. E tbm descobrimos que Jane as vezes, tbm mora em um motel.
Descobrimos que Max Jane era primo de Hightower, e mesmo torturado por um longo período e mesmo sabendo aonde Hightower estava escondida, ele não revelou nada. Ela pressente que Red John está se aproximando cada vez mais dela e toma uma decisão de querer se entregar para as autoridades e provar sua inocência perante um tribunal, entretanto isso iria frustrar os planos de Jane.
Jane pede um prazo de 48 horas para ela, ele iria ser obrigado a tomar uma atitude mais drástica e rápida para descobrir o infiltrado da CBI. Ela concorda.
Jane e seus amigos se reunem num Pub aonde ele resolve revelar o incidente que ele teve anteriormente com Red John ( season finale da segunda temporada ), pois até então ele havia omitido os detalhes assim como não havia revelado para ninguêm o "poema-enigma" de William Blake.
Quando Jane começa a recitar o poema, Cho acompanha e acrescenta mais uma parte do poema: "Em que longíncuo abismo, em que remotos céus, ardeu o fogo de teus olhos". Rigsby, que parece não ter profundos conhecimentos literários, pergunta o que significa, Cho da a sua resposta:
Já vimos aqui no blog o poema sobre O cordeiro, que é o poema coirmão de O Tigre, e mais uma vez referências sobre as dualidades da existência...
Jane tbm revela as últimas palavras de Todd Johnson antes de morrer "Tiger, Tiger..." entregando tbm que o motivo de Todd morrer era pq ele sabia sobre Red John. Até então Van Pelt, assim como não só ela, acreditava que quem havia assassinado Todd era Hightower. Agora com tudo isso esclarecido Jane pede a ajuda deles, e todos concordam.
Jane precisava da lista de Laroche, e para isso, dessa vez, ele fez uma abordagem direta em Laroche.
Jane com um blefe, um blefe muito arriscado é verdade, acaba enganando Laroche. Ele revela que ele é o responsável por ter contratado o arrombador de cofre e diz "saber" o segredo de Laroche, o que estava escondido dentro daquela caixa dentro do cofre. Bem, não é revelado o conteúdo mais deu espaço para nós tentar imaginar o que teria lá dentro; seriam fotos comprometedoras de Laroche? Assim, fotos meio.... homosexuais? É melhor que não seja isso, pq como Jane mesmo disse, seja lá o que era, deveria ser algo horrível.
Jane finalmente consegue os nomes e todos os envolvidos no bilhete são revelados:
Van Pelt fica surpresa e chocada por descobrir que seu noivo está na lista e pelo vínculo emocional que ela carrega dele, acredita que ele não seja o cúmplice. Acredito que nesse momento Rigsby estava desejando muito mesmo que o culpado fosse Craig O`Laughlin. Sendo assim ela ficará encarregada de ir para as montanhas e fazer vigía para Hightower. Aqui Jane dá um conselho para ela, e que serve para todas:
Isso é a mais pura verdade, mais meninas, por favor, um pouco, apenas um pouco... lembrem-se que nós homens modernos tendemos a desistir mais facilmente quando não somos devidamente correspondidos.
Então Jane prepara uma armadilha e incluí todos cada um com sua devida função, porém antes Jane já antecipou que Red John provavelmente não enviaria o próprio cúmplice para chegar até Hightower no hotel, por ser um recurso muito valioso, e sim mandaria um assassino descartável, alguém anônimo, e foi justamente isso que aconteceu, isso sim é ler a mente do inimigo.
E percebam que no parque aonde eles se encontravam, mais no fundo havia um homem lendo um jornal, com até umas certas características parecidas do próprio Red John ou "Red John", mais jovem e sem os óculos...
Depois de uma longa campana, finalmente o atento Jane percebe uma mulher suspeita indo em direção do elevador já dentro do hotel...
Jane fazendo uma leitura visual diz que ela carrega um saco meio vazio, não possuí jóias e tem cara de assassina.
Depois de muita expectativa e tensão para saber em qual quarto correspondente ela entraria, o monitor do quarto de Gale mostra ela entrando em seu quarto, até então Gale parecia ser o misterioso amigo de Red John da CBI. Ela retira do saco um estojo com um kit, uma corda e algemas, e caminha em direção a varanda....
Rigsby e Cho interferem rapidamente e entram no quarto ordenando que ela se entregasse, porém ela pronuncia apenas duas palavras...
E se joga em direção a morte...
Bem e o que falar dessa mulher? Seu nome era Ilsa, teria ela uma relação com Red John mais próxima sendo integrante da rede dele ou foi apenas uma assassina contratada para fins profissionais não tendo qualquer tipo de elo com ele? Acredito que ela era apenas uma assassina profissional, pois assassinos desse tipo preferem tirar suas próprias vidas do que serem pegos, uma espécie de código de ética deles.
E fiquem ligados para a conclusão de Strawberries and Cream...
Assinar:
Postagens (Atom)