sábado, 24 de setembro de 2011

Strawberries & Cream - Conclusão



   "Aquele homem era mesmo Red John? Red John realmente foi assassinado por Patrick jane? O que está sendo mais debatido entre os fãs da série são justamente essas perguntas em volta do assassinato de "Red John". Já nessa altura do campeonato muitos já tem sua opinião ou opiniões formadas, alguns acreditam que aquele era de fato Red John enquanto outra parcela acredita que aquele definitivamente não era ele. Com tantas teorias uma coisa é certa, ninguem pode afirmar com toda a certeza se aquele era ou não Red, entretanto podemos seguir algumas pistas para abrir um caminho mais certo, assim como a 4 temporada não chega, ainda nos sobra tempo de continuar criando teorias numa história em que prometeu revelar a verdadeira face do enigmático assassino, e em contra partida ainda permanece dúvidas sobre a identidade do mesmo, o que eu não acho nada errado, pelo contrário, isso só prova a fascínante trama que todos nós acompanhamos a cada episódio, principalmente as que envolvem a trama de Red John. Vamos continuar com a análise minusiosa:"

 Essa introdução havia sido escrita por mim há mais de um mês atrás! Agora a quarta temporada voltou, e voltou com tudo bastante movimentada, e antes o que eram apenas suposições e dúvidas sobre se aquele homem que Jane atirou no shoping era de fato Red John ou não, e como acredito que a maioria já sabe da resposta, NÃO, aquele não era Red John, sim apenas um homem chamado Thimoty Carter. Com esse enigma respondido agora surge uma outra pergunta na mente dos fãs, afinal, Patrick Jane sabia ou não sabia desde o princípio que aquele homem que se apresentou como Red John era de fato ele ou não! Bem, tentarei responder essa pergunta e outras, assim como levantarei novas perguntas ao longo da conclusão da análise de Strawberries e Cream!

  Quero começar com... Gale Bertham! Sim ele mesmo, o diretor da CBI. Descobrimos que ele não era o infiltrado de Red John como até então não é seu cúmplice, no episódio descobrimos que era Craig O´ Laughlin. Devemos descartar Gale de todas as possíveis suspeitas? Eu acredito que não, que ele continua sendo um suspeito em potêncial, ele pode até ser mesmo Red John, pq não? Mais para isso ainda é muito cedo, mais não se esqueçam, todos são suspeitos até que se prove ao contrário.

  Aqui vai uma cena que dependendo do ponto de vista, pode vir a se tornar interessante. Logo após Jane "descobrir" que Gale era o infiltrado da CBI, ele vai até o seu gabinete marcando um encontro entre Gale e Hightower, sendo que Jane seria o intermediador, então ele marca um horário e sai da sala, dando a continuidade da cena Gale pega o telefone e a cena é cortada:


  O que pode nos levar a crer que:

*Ele estava contantando sua secretária para desmarcar uns compromissos em sua agenda.
* Ou ele estava contantando uma outra pessoa, como o fake Red John, O´Laughlin, o segurança do shopping ou até mesmo o próprio Red John com a finalidade de informar de sobre o próximo movimento de Jane para que eles pudessem se organizar com antecedência com suas peças devidamente posicionadas no shopping.

   Eu ainda não me esqueci disso:



   No início da mesma tarde, quando Jane e Gale se encontram na praça de alimentação do shopping, Red John enfim é acionado na conversa, e sempre vale lembrar disso:



Logo após um rápido diálogo, Jane se da conta que Gale não era o cúmplice de RJ e sim O´Laughlin, bem... todos sabem como isso ocorreu. Então nesse meio tempo Craig mata os dois policiais e por Jane ter suspeitado do chefe da CBI, o mesmo alerta ele:


   E enquanto Bertham sai de cena, aparece....... bem não é preciso mais mistério, aparece o Red John fake:

  
   Mas vamos a cena em que Jane liga para Lisbon, ele diz que o verdadeiro informante era o namorado da Van Pelt, nisso eles trocam tiros, Lisbon é atingida, e Van pelt e Hightower concluem o serviço de enviar O´Laughlin para o outro lado da história, todos já assistiram isso.

   Nisso jane tem uma outra idéia, ele pede para Lisbon (sabiam que Lisbon em inglês é Lisboa? Descobri esses dias, ushaushau, lerdo que eu sou) enfim... ele pede para Lisbon pegar o celular do Craig para discar o número do celular do possível RJ. E nisso, aquele mesmo homem que apareceu na cena anterior lendo tranquilamente seu jornal, atende o celular:


   Nesse ponto do episódio descobrimos que aquele cara, até então, era ou poderia ser Red John. Tbm chama a antenção que o tom de voz dele ao atender o celular era fina.


   Aqui Jane e Red John Fake trocam o primeiro olhos nos olhos, e prestem atenção no homem com uma blusa vermelha sentado ao lado de fake John, já voltarei a comentar sobre ele. Lisbon diz que O´Laughlin está morto e o fake diz simplismente "Que pena, não importa. ganha alguns, perdem outros." Então Lisbon repete para Jane as mesmas palavras faladas por "Red John", então Jane se levanta e se aproxima em passos lentos até ele.


   Vamos voltar ao homem de blusão vermelho, encontrei um vídeo obscuro no youtube uma vez fazendo umas análises em vídeo sobre a cena final deste episódio, e levanta a teoria de que esse mesmo homem vestindo adequadamente uma blusa vermelha, poderia ser o verdadeiro Red John, percebam que quando Jane vai se aproximando do fake, o homem se levanta no mesmo instante e sai de cena. Levando em consideração de que aquele era o verdadeiro, ele estaria ali observando atentamente cada movimento e no momento oportuno a sua presença sai de cena para acompanhar o desenrolar num local mais seguro. Bem, o que eu acho é que é muito improvável de aquele ser Red John, mais nunca se sabe. Enfim, continuando...

   Antes de mais nada vamos observar atentamente o Falso Red John...


   Poderiamos fazer uma análise sobre sua aparência, mais acredito que apenas uma vai nos dizer o que precisamos, ele se aparenta como um homem... COMUM!!! Alguem que se mistura facilmente no meio da multidão sem levantar nenhuma suspeita. Eu não sei qual a imagem mental que vcs fazem ou faziam de como Red John era, o que eu posso dizer por mim é, claro que não imaginava um monstro, ou alguem com chifres como o mesmo falou, mais eu imaginava e acredito e continuo imaginando alguem com uma aparência mais.... dramática por assim dizer, e não um cara qualquer, do tipo alguem que possa se parecer com um cobrador de ônibus ou um carteiro ou sei lá, talvez como um professor universitário. isso não quer dizer que o verdadeiro Red John no fim não seja um cara com uma aparência comum, e talvez o nome verdadeiro de Red John seja... Legião! De qualquer modo isso é assunto para uma outra oportunidade.


   Logo depois que ele começa a se revelar como "Red John", podemos fazer aqui uma nova pergunta: Afinal, tanto o verdadeiro Red John, assim como o seu fake, eles queriam que de alguma forma Jane descobrisse naquele local que "Red John" estava ali apenas uns metros de distância dele? Até mesmo essa "descoberta" foi preparada por eles? Bem uma coisa é certa, eles ao menos anteciparam e se previniram, logo que o fake estava armado.


   E com os dois, cara a cara, finalmente o clímax do episódio, e pq não tbm, da série toda até então, começa. Então Jane faz uma pergunta:


    Jane logo em seguida tbm pergunta o que ele queria, ele responde que aquela seria uma ótima oportunidade de lhe dar uma última lição de humildade.

   Hoje sabemos que o fake Red John se chama Thimoty Carter, e que ele de fato não é Red John, logo, ele era uma marionete, instruido por Red John a como se portar e o que dizer para converser Jane de que aquele era ele realemnte. Percebi que toda essa cena até o seu final convenceu alguns fãs de que aquele era Red John, assim como outros não acreditavam que podia ser, como veremos a seguir o resto do diálogo é mesmo convincente, vamos ver algumas parte do diálogo para ver e relembrar como ocorreu:








  Percebam o quão mentiroso e manipulador ele é. Ele pode não ser o verdadeiro Red John, mais é um psicopata. Os psicopatas não se importam de passar por cima de tudo e de todos para alcançar os seus objetivos. São egocêntricos e narcisistas, eles não sentem remorso e muito menos culpa. Se algo ou alguem ameace seus planos, eles se tornam agressivos. Percebam como o fake Red John é um mestre em inverter o jogo, como ele consegue se colocar no papel de vítima, revelando ter um desejo até mesmo filantrôpico. E percebam como ele está totalmente conciente dos seus atos, pois ao contrário de outros disturbios e problemas mentais, os psicopatas não entram em delírio.



   "Red John" pede para ele esquecé-lo, desistir da idéia de vingança, mais Jane está determinado a conseguir sua vingança seja de que maneira for. Ele da um conselho para Jane, para começar uma nova família, encontrar uma nova mulher, ter uma nova vida. Jane responde só quando ele estiver morto, pois é, Lisbon vai ter que esperar até Red John morrer. Então "Red John" se levanta e se despede de Jane, mais ele diz que ele não pode simplismente virar as costas e ir embora e faz mais uma vez a pergunta para "Red":


  Jane recebe sua "confirmação", as imagens dizem por si só:






   Somente o verdadeiro assassino saberia de detalhes tão íntimos assim não é mesmo? Mais o que ocorreu aqui foi que o verdadeiro Red John instruiu Thimoty Carter como revelou esses detalhes tão precisos e reais a dizer exatamente isso para que sua falsa identidade fosse ainda mais convincente.

   Bem e agora a pergunta, afinal Patrick Jane sabia que aquele se tratava de um farsante ou ele acreditava que até então aquele momento aquele homem era de fato Red John, darei minha resposta, percebam bem qual foi a reação de Jane ao ouvir essas revelações:


   Percebam aqui como Jane fica realmente abalado, mais espera, ele não é o mestre do mentalismo e ele não estava apenas encenando para poder enganar o verdadeiro Red John que ele tinha mordido a isca? Bem, talvez, mais apesar de Jane ser uma pessoa muito racional, ele tbm é humano e tem o seu lado emocional, e seu lado emocional é quebrado, danificado, ele fica vulnerável, emotivo e assim abaixa sua guarda, pois é difícil em situação assim enxergar com clareza.. Acredito que naquele momento Jane acreditava que sim, aquele era o Red John, irei concluir essa afirmação na análise do próximo episódio, Scarlet Ribbons, que farei em breve.

   Depois se escutam 3 tiros, "Red John" cai no chão, Jane termina sua xícara de chá tranquilamente e de uma maneira bem fria, pede a conta e dois seguranças do shopping rendem ele sem nenhuma resistência por parte dele. E assim terminava a fantástica season finale da terceira temporada:


3 comentários:

  1. Na minha opinão acho que jane realmente achou que aquele fosse o verdadeiro red john,pois se jane sabia que aqule era o falço por que mata-lo?,então eu acredito na hipotese que jane achou que era o red john,não haveria motivos...Na terceira vez que eu assiti a season finale,foi que eu percebi que tinha esse cara de blusão vermelho,na hora eu achei muito suspeito e acredito que esse cara possa esta envolvido com o red john...Enfim otima analise

    ResponderExcluir
  2. há tempos eu procurava um blog assim com análise dos episódios, realmente são poucos os sites brasileiros e estou adorando o seu, parabéns... foi excelente o episódio 4x01 espero anciosa sua análise. Suspeitei do cara de blusão vermelho, mas acho muito óbvio, acredito ser uma pista falsa ele pode até fazer parte da organização mas acho que não é RJ, penso que Red Jonh seja alguém do passado de Jane, quando nos episódios a vida de Jane for mais esposta, que vai acontecer adiante é que terei certeza.

    ResponderExcluir
  3. Eu também acho que o Jane achava que o Jane achava realmente ser o RJ(e ele pira cquando o assunto e o RJ).O cara de vermelho não tinha notado,mas acho ele meio novo p/ ser o RJ,mas pode ser um "amiguinho" dele.
    Gostei muito da sua analise,e tbm do seu blog.

    ResponderExcluir