Rebeldia, personalidade, História. Essas podem ser uma das poucas palavras que podem definir o significado da tatuagem entre nós. No contexto da sociedade contemporânea, o individualismo induz muitas pessoas a fazerem de sua pele o local do registro de idéias, valores ou da simples vaidade.
Tatuagens são muito reveladoras, o assunto por si só pode ser muito revelador. Uma florzinha ou uma borboleta podem indicar que a pessoa tem uma natureza artística e está tentando acrescentar beleza ou interesse em sua vida. Alguém que esteja servindo o exército pode fazer uma tatuagem que simbolize sua unidade. Independente do assunto, tatuagens grandes e óbvias podem demonstrar:
* Uma necessidade de ser diferente.
* Rebeldia
*Não conformismo
*Uma natureza artística e boémia
História da tatuagem:
Há mais de 3500 anos atrás, a tatuagem já existia como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas). Os primitivos se tatuavam para marcar os fatos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois, para relatar os fatos da vida social: virar guerreiro, sacerdote ou rei; casar-se, celebrar a vida, identificar os prisioneiros, pedir proteção ao imponderável, garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.
Foram encontradas até mesmo múmias que possuiam tatuagem:
Foram os marinheiros ingleses, por meio do contato com os polinésios que difundiram essa prática pelo mundo. A reprodução de feras do mar, caveiras e embarcações demonstravam as aventuras desses homens que se lançavam pelo mar. Sendo os mesmos sujeitos de pouca condição financeira ou influência social, fizeram da tatuagem algo popular entre os guetos, prostíbulos e tavernas freqüentadas pela “escória”, ou seja, desocupados, lutadores de rua, criminosos e prostitutas.
Esse tom marginal dado à tatuagem também fazia com que corpos tatuados fossem presença garantida nas atrações circenses dos chamados freak shows. Foi somente na segunda metade do século XX que a tatuagem incorporou os ideais da cultura ocidental. O seu tom contestatório ultrapassou barreiras tornando-se um símbolo de ousadia e personalidade.
Motivações íntimas, delicadas e suaves também incorporaram o mundo das tatuagens. Homens e mulheres de mais idade hoje também tatuam seus corpos. Ela deixou de ser um item exclusivo de uma cultura jovem para tornar-se uma via de expressão da subjetividade.
Os tipos de tatuagens:
Tradicional (tatuagem de marinheiro): São aqueles desenhos tradicionais, como uma âncora ou uma gaivota, etc, aliás, os marinheiros foram os grandes divulgadores da tatuagem pelo mundo.
Realista: desenhos que imitam o mundo real, como mulheres, pássaros e personalidades.
Estilizada: como o próprio nome já diz, são desenhos estilizados.
Alto relevo: muito difundida entre os índios. A pele é dissecada formando desenhos com uma infinidade de cores, praticada principalmente por aborígenes, de origem africana.
Belfaro Pigmentação: a maquiagem definitiva, como delineador, batom, etc.
Celta: desenhos de origem celta com figuras entrelaçadas. Pode ser preta ou colorida.
Tribal: desenhos em preto ou coloridos com motivos tribais. Podem ser desenhos de tribos norte-americanas, haidas, maias, incas, astecas, geométricas ou abstratas.
Oriental: trabalhos grandes, geralmente de corpo inteiro, como um painel. Os desenhos são com motivos orientais, como samurais, gueixas e dragões.
Psicodélicas: trabalhos supercoloridos com desenhos totalmente senseless.
Religiosas: trabalhos com personagens bíblicos, como um santo, uma cruz, etc.
Bold line: desenhos das histórias em quadrinhos com traços bem largos e cores berrantes.
Branding: tatuagem marcada a ferro e fogo.
As tatuagens femininas mais populares:
Borboletas: um fetiche das mulheres que se apaixonam pela tatuagem, é uma imagem ultra feminina e detém um simbolismo tão apelativo como as suas formas e cores. Representa liberdade e metamorfose, podendo marcar uma nova etapa na vida ou então servir como lembrança de uma importante conquista. É, sem dúvida, a tatuagem feminina mais popular e a quarta imagem mais solicitada nos tattoo estúdios depois das tatuagens tribais, estrelas e cruzes.
Flores: não é difícil perceber a ligação entre as mulheres e a sua preferência por flores tatuadas no corpo. Um símbolo delicado e, acima de tudo, feminino, as flores representam a beleza natural que cada mulher tem ou que busca e, neste caso, as espécies mais procuradas são as rosas, margaridas, lírios, girassóis e flor de cerejeira.
Estrelas: uma das tatuagens mais antigas, é extremamente popular junto das mulheres principalmente porque é um desenho pequeno, fácil de fazer e fica bem em qualquer parte do corpo. Estrategicamente colocada e bem-feita, uma simples estrela monocromática pode ter um efeito surpreendente, sexy e muito agradável.
Fadas: mágicas e inspiracionais, estas tatuagens relembram às mulheres os tempos maravilhosas de infância, ao mesmo tempo que remetem para um sentimento de poder e de fantasia muito apelativo. Estes desenhos são ainda uma das mais recentes novidades do mundo da tatuagem e, como sabemos, as mulheres adoram seguir as tendências!
Corações: as mulheres deixaram de desenhar coraçõezinhos nos cadernos escolares e passaram a tatuá-los no corpo! Uma das imagens mais antigas a sair dos estúdios de tatuagem, apelam ao universo feminino devido ao seu forte simbolismo romântico e sabemos que, no que toca ao amor, as mulheres arriscam tudo… às vezes até juntam as iniciais ou até o nome de quem amam ao seu “segundo” coração.
Golfinhos: curiosamente, também esta é uma das tatuagens mais procuradas pelo sexo feminino. Porquê? As mulheres identificam-se com a beleza e os traços carinhosos destes mamíferos que são alegres, divertidos e muito inteligentes. Uma excelente companhia para qualquer mulher.
Libélulas: embora as mulheres sejam as primeiras a fugir quando confrontadas com um insecto, seja ele qual for, o caso inverte-se se for uma libélula. Apesar de não ser uma imagem tão feminina como a borboleta, a libélula apela ao imaginário das mulheres (tal como as fadas) por ser uma criatura mística, simultaneamente bela e invulgar.
Signo do zodíaco: um símbolo muito pessoal, as mulheres gostam de exibir o seu signo astrológico em forma de tatuagem, simplesmente porque é uma marca intransmissível da sua personalidade.
Tribal: apesar de ser uma tatuagem mais associada aos homens, as mulheres não querem ficar atrás e são atraídas por estes desenhos artísticos e misteriosos que, sendo visualmente fortes e agradáveis ao olhar, já adornam muitos braços e tornozelos femininos.
Céltico: dentro do mesmo estilo das tatuagens tribais, as imagens célticas são bonitas, graciosas e intemporais. Baseado em elementos como nós, espirais ou cruzes, existem interpretações célticas dos mais variados desenhos, sendo as borboletas, os corações e as cruzes, as mais populares junto das mulheres.
Significado de algumas tatuagens:
Lembrem-se: Nem todas tatuagens significam algo em especial, algumas pessoas fazem tatuagens por pura vaidade estética.
Tatuagens musicais:
Quem faz uma tatuagem com notas músicas em gerais são músicos, ou pessoas que vivem a música e pela música, que é muitas vezes sua razão de viver, significa tbm um sentimento.
Homenagem a alguém da família, namorada, esposa, etc...
É uma homenagem que se refere ao amor pela pessoa em que seu nome foi tatuado, existe uma ligação muito forte e profunda entre aquelas pessoas, principalmente entre pais e filhos, ou até mesmo avós. Quando a homenagem se refere ao "grande amor de sua vida", seja de namorado(a), ou até mesmo esposa ou marido, bem, esses nem sempre são eternos.
Frases em tatuagens:
10 zonas do corpo mais tatuado:
Zona Lombar: sexy e sensual – tanto nos homens como nas mulheres (no sexo feminino tem ainda a vantagem de destacar a sua silhueta) – é uma zona ideal porque pode ser facilmente escondida por motivos profissionais ou pessoais, ou seja, longe dos olhares curiosos dos chefes, pais ou avós! É igualmente misteriosa porque uma camisola mais curta pode permitir uma amostra da tatuagem quando forem feitos certos movimentos. Na praia ou na companhia da sua cara-metade, a sua exposição é digna de ser vista!
Pulso: com uma personalidade muito forte e muito própria, as tatuagens nesta parte do braço (normalmente no interior) ficam bem a ambos os sexos. Se por um lado é comum tatuar-se nesta zona algo com grande significado e que esteja sempre à vista, sendo assim uma lembrança constante; por outro, pode facilmente ser disfarçada com uma camisola de manga comprida, um relógio ou pulseira.
Pé: em hibernação no Inverno e à vista do mundo no Verão, as tatuagens ficam muito bem nesta zona mais plana do corpo. No entanto, precisam de ser ocasionalmente retocadas, porque têm tendência a desbotar.
Tornozelo: muito popular no universo feminino (que, em matéria de tatuagens, parece ter adoptado esta zona do corpo como sendo exclusivamente sua), os desenhos dividem-se entre elementos delicados como flores, borboletas e rosários; e elementos mais marcantes, caso dos desenhos tribais.
Braçadeira: embora não se trate de uma zona do corpo específica, este género de tatuagem, que envolve o braço de uma ponta a outra, é extremamente popular, tanto com os homens como com as mulheres. Para além de ser um local visualmente forte, é igualmente fácil de “esconder” com uma camisola, bastando até uma t-shirt.
Costas: considerada pelos tatuadores como a maior e a melhor “tela humana”, não é raro esses artistas aconselharem grandes tatuagens nesta zona do corpo. Em alternativa, sugerem que comece por uma “peça” mais pequena, mas que pode ser aumentada com o tempo e conforme a vontade! Quem fica apenas por uma tatuagem nas costas, normalmente fá-la entre os ombros.
Braço: a popularidade do braço deve-se ao facto deste proporcionar, em si, várias zonas para efectuar uma tatuagem – área exterior, interior, antebraço e ombro – sendo ainda uma das zonas menos dolorosas para ser tatuado.
Peito: zona quase exclusivamente reservada aos homens, as tatuagens aqui parecem aumentar os peitorais masculinos (nem que seja de forma ilusória!) e, embora passem a maior parte do tempo cobertas, podem ser amplamente gozadas em privado!
Seios: cada vez mais popular entre as mulheres, estas tatuagens têm, na maior parte dos casos, um tom provocatório e extremamente sexy, mas são também muitas vezes grandes provas de amor, ao exibirem os nomes dos seus amados!
Pescoço: esta zona do corpo já foi, em tempos, exclusivamente reservado a membros de gangues e a pessoas que tivessem estado presas. Hoje, está na lista dos top 10 locais do corpo mais tatuados, pela sua sensualidade e elemento surpresa, mas também porque pode ser perfeitamente disfarçado com uma camisola ou, no caso das mulheres, com cabelo comprido.
Fadas
Borboleta
Phoenix
Segundo a mitologia Grega a Fênix (phoenix) era um pássaro que ao morrer entrava em auto-combustão e depois de certo tempo renascia das suas próprias cinzas. A fênix também é muito forte, ela consegue transportar cargas pesadas em seu vôo. Portanto é simbolo de recomeço, de força e poder. É um das tatuagens mais pedidas para ambos os sexos.
Dragão
Maori
Asas
Asas associadas a borboletas, libélulas, fadas e criaturas mitológicas têm um elemento de magia. Como na alquimia e na magia, as asas podem ser transformacionais, permitindo a uma pessoa acesso a um estado inatingível até o momento, significando o desejo de “algo maior” ou “algo mais”
Ideograma japones
Cruz
Estrelas
Tribal
Conclusão:
A tatuagem pode ser considerada um modismo, um ato de rebeldia, ou até mesmo uma expressão de jovialidade ou de personalidade. Mas o fato é que a tatuagem vem conquistando cada vez mais a simpatia não só de jovens, mas de pessoas das mais diversas idades. Tatuar o corpo pode significar o desejo de traduzir alguma coisa que a pessoa não saiba expressar em palavras, um desejo oculto. Entretanto, essa também pode ser uma atitude sem segundas intenções, ditada apenas pelo modismo ou por um apelo estético.
Oi gostei muito desse tópico, você deveria fazer mais topicos assim, que não seja somente focado no seriado the mentalist e sim focado mais na area de personalidade e comportamento humano.
ResponderExcluirQueria ter o seu e-mail para tirar minhas duvidas porem você não tem nenhum que esteja amostra para os leitores do blog
Olá caro Sherlock Holmes, fico feliz que venha gostando do blog. Os tópicos referentes a mentalismo serão cada vez mais frequente aqui no blog, e quanto ao MSN é dossie_red_john@hotmail.com
ExcluirParabens pelo BLOG!!!! muito bom!!!! adorei!!!!
ResponderExcluirMeus parabéns, seu blog está nota 10, aprendi muito aqui. Mas ainda estou indeciso quanto a escolher a parte do corpo e a tatuagem que vou fazer. Gosto de tigres e estou querendo tatuar um tigre nas costas, mas eu acho que eu sou magro demais (172 e 55 kg) e um tigrão nas costas não não vai combinar muito comigo. kkkkk
ResponderExcluirSe vc puder me dizer quais são as melhores tatoos pra homens magros eu fico muito agradecido.