sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Percepção


   Uma das ferramentas mais poderosas de Patrick Jane e dos mentalistas reais.

   Já lhe disseram, em algum momento, que vc "não pode ver algo que está exatamente sob o seu nariz", ou que vc "não pode ver a floresta através das árvores"? Vc já escutou repetidamente sua canção favorita, tentando decifrar a letra dela? Em cada uma dessas situações, denominamos o construto completo de PERCEPÇÃO, é o conjunto de processos pelos quais reconhecemos. organizamos e entedemos as sensações recebidas dos estimulos ambientais.



   A percepção abrange muitos fenômenos psicológicos.As modalidades perceptivas principais são a percepção visual e auditiva ( visão e audição são experiências a distância, enquanto o tato, paladar e olfato são sentidos de aproximidade.) Assim como tem a percepção olfativa, gustativa, tátil, temporal, espacial e propriocepção.


   Algumas vezes não percebemos o que está aí; as vezes percebemos o que não está aí. Outras vezes, percebemos o que não pode estar aí.

   A existência de ilusões perceptivas sugere que o que percebemos (em nosso orgão sensoriais) não é necessariamente o que compreendemos (em nossas mentes).



   Gestalt é o termo intradutível do alemão utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma.

   A Teoria da Gestalt afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo.





   Na figura acima, a maioria dos homens enxergam uma jovem mulher. A maioria das mulheres enxergam uma mulher idosa.

   Quando vc entra em uma sala bem conhecida, percebe que algumas coisas destacam-se (ex. faces em fotografias, pôsteres) e outras surgem gradualmente do plano-de-fundo (ex. paredes e pisos não-decorados). Uma figura é qualquer objeto percebido como realçado, quese sempre contra ou em comparação a alguma espécie de plano-de-fundo recuado e sem realce.

   Durante a observação de uma sala bem conhecida, seria possível que vc prestasse particular atenção ao revestimento do piso ou aos espaços não decorados da parede, mas provavelmente vc, na realidade, jamais faz isso. Na verdade, raramente observa alguma ambiguidade com relação ao príncipio da figura-fundo, embora existam exceções.

  Fatores que influenciam a percepção:

   O processo de percepção tem início com a atenção que não é mais do que um processo de observação seletiva, ou seja, das observações por nós efetuadas. Este processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros. Deste modo, são vários os fatores que influenciam a atenção e que se encontram agrupados em duas categorias: a dos fatores externos (próprios do meio ambiente) e a dos fatores internos (próprios do nosso organismo).

  Fatores externos

 Os fatores externos mais importantes da atenção são a intensidade (pois a nossa atenção é particularmente despertada por estímulos que se apresentam com grande intensidade e, é por isso, que as sirenes das ambulâncias possuem um som insistente e alto); o contraste (a atenção será muito mais despertada quanto mais contraste existir entre os estímulos, tal como acontece com os sinais de trânsito pintados em cores vivas e contrastantes); o movimento que constitui um elemento principal no despertar da atenção (por exemplo, as crianças e os gatos reagem mais facilmente a brinquedos que se movem do que estando parados); e a incongruência, ou seja, prestamos muito mais atenção às coisas absurdas e bizarras do que ao que é normal (por exemplo, na praia num dia verão prestamos mais atenção a uma pessoa que apanhe sol usando um cachecol do que a uma pessoa usando um traje de banho normal).

 Fatores internos

Os fatores internos que mais influenciam a atenção são a motivação (prestamos muito mais atenção a tudo que nos motiva e nos dá prazer do que às coisas que não nos interessam); a experiência anterior ou, por outras palavras, a força do hábito faz com que prestemos mais atenção ao que já conhecemos e entendemos; e o fenómeno social que explica que a nossa natureza social faz com que pessoas de contextos sociais diferentes não prestem igual atenção aos mesmos objetos (por exemplo, os livros e os filmes a que se dá mais importância em Portugal não despertam a mesma atenção no Japão).

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