quinta-feira, 31 de março de 2011

Red Moon - Conclusão


   Continuamos a análise de Red Moon no ponto em que paramos. Na CBI, Todd Johnson ataca o principal suspeito até então de ter matado sua ex-noiva, um cozinheiro que trabalhava com ela no mesmo restaurante.


   Hightower quer incriminar Todd por agressão, mais Jane insiste de que ele é um bom garoto e agiu por impulso e se compromete a persuadir Todd para desistir da vingança. Hightower concorda.

   Jane leva Todd para sua bat-caverna modesta dentro da CBI. Então Jane aconselha ele: " Se realmente quer vingança, tem que ser duro. Tem que ser desonesto, frio e calculista...


   Isso que Jane falou me soou como um conselho para o espectador tbm.

  Jane ao ler o depoimento de Hobart, o caminhoneiro poeta, presta atenção no detalhe de que Keeley estava indo em direção a lua, como a lua nasce ao leste, e como ela mora ao oeste do local do restaurante indo em direção oposta, logo a sua bicileta teria que estar em algum lugar do oeste.


   Logo, um grupo de busca encontra a bicileta dela.


   Logo mais na delegacia, a figura do clarividente Mars retorna e ele tenta hipnotizar Jane numa das cenas mais cômicas. Olha logo quem Mars tenta hipnotizar.

  
   Mais Jane parece ter uma idéia de utilizar Mars em algum plano e armação e permite que ele se envolva com a investigação.

   Jane e Lisbon levam Mars para a casa de Todd e Keeley para que ele possa sentir as "vibrações" da vítima. Isso é um truque de adivinhação muito usado por médiuns, que explicam que adivinhação é uma espécie de simpatia. Um modo de encontrar alguém usando algo do sujeito, ou estando no ambiente do sujeito para fixar o foco. No lado de fora Jane explica melhor para Lisbon dando uma idéia do "trabalho" de um médium.


   Jane continua: "... De usar em sua vantagem qualquer coisa que venha as suas mãos". E Mars encontra um dente de lobo num cordão.


   Quando Jane disse que ia ao mercado ele na verdade foi armar e plantar o dente de lobo para que Mars pudesse propositalmente encontrar. Mars diz que o "assassino" deixou cair o dente de lobo.
   
   Mars em entrevista para a imprensa, conseguindo tbm sua publicidade, conta que o assassino acredita ser um lobisomem ou homem lobo e que a um padrão mensal de assassinato. O comportamento do assassino está ligado as fases da lua. Jane parece se divertir com aquilo tudo e prepara a segunda parte da armação. Jane ludibria Mars para que o mesmo vá ao local do crime.


   Jane instiga Mars sabendo que ele faria de tudo para ser o responsável por ter capturado o assassino e assim seu nome alcançaria áreas mais distantes e não apenas local. Uma ótima propaganda.

   Logo mais Jane vai até o mais novo xerife, Woolgar e assim começa sua terceira parte do plano.


   Jane diz para o xerife que um serial killer que acredita ser um lobo, muito provavelmente retornaria para a cena do crime e como lobos sempre retornam ao local aonde matam. O xerife concorda e cai nessa. A armadilha para colocar Mars e a polícia frente a frente está armada.

   E então, quando a lua brilha na noite escura, Mars dá de frente com uma viatura da polícia que fazia campana no local.


   E mars apavorado, tenta fugir na floresta da noite.



   Enquanto Mars estava na rodovia em fuga, Jane alcança ele em seu carro e o convida para entrar.


   Jane joga com o medo de Mars dizendo que agora a polícia acredita que ele é o assassino, e mesmo explicando a situação para eles, Mars ficaria uns 2 dias preso, isso se nenhum polícial não querer vingança nesse período de tempo. Quanto mais medo uma pessoa sente, mais fácil é de manipular ela. Mais claro, Jane com as intenções mais "altruístas", vai ajudar Mars escondendo ele num quarto de hotel.

  Jane liga para Todd pedindo que ele encontre ele no escritório do xerife enquanto vai falar com Lisbon. Lisbon está no quarto 23 do hotel, enquanto Mars está no quarto 21. Assim eles poderão monitorar e estar ali em auxílio de Jane para o desfecho de sua armação.

 Na delegacia, Jane faz com que Todd tenha conhecimento de que Mars é acusado de ser o assassino e Jane prepara o terreno para Todd que ele possa concluir sua "vingança". Jane leva ele até o hotel e entrega uma arma para Todd.


   Ao entrar no quarto e encontrar um patético e assustado Mars, Todd começa a suspeitar de que Jane estava tramando alguma contra ele.


  Todd começa a se demonstrar cada vez mais convícto de que Mars não é o assassino. Jane então revela de que armou para cima de Mars, e ele escapa porta a fora. Tenho uma certa sensação de que essa não foi a última vez de que vimos Mars na série. Jane revela para Todd de que fora ele que matou Keeley e os políciais.


   E provavelmente Todd matava pessoas aqui e ali por anos. Então Jane depois de uma tentativa errada de entender as motivações de Todd, na segunda ele acerta, Todd havia matado keeley por estar muito pegajosa fazendo perguntas demais sobre sua outra vida. Mullery morreu pq percebeu algo de errado com ele e perguntou sobre isso tendo que mata-ló rápido quebrando o padrão mensal que não era sobre a lua. É que uma vez por mês Hunnicker, o avô de Keeley recebia a pensão, enchia a cara até apagar e assim dava um álibi. (lembram-se da lixeira cheia de garrafas de bebidas?).

   Aqui Todd diz uma coisa que intriga a Jane e ao público...


   Provavelmente o quadro maior é Red John e a sua Rede, embora ainda um tanto quanto vago. Todd continua dizendo numa voz calma e monótona de que há uma razão de tudo o que ele fez. É essa razão que ainda não está clara. Jane pergunta qual é o quadro maior e ele responde que ele nunca saberá apontando a arma para Jane e apertando o gatilho. Lógico que Jane entregou um revólver sem o pino percursor, mesmo com balas reais que Jane fez questão de exibir para Todd que realmente estava carregada, é impossível disparar com ela. Assim Cho, Rigsby entram no quarto quando Todd puxa uma faca enquanto partia para cima de Jane e o prendem.

   Todd na sala de detenção concorda em abrir o jogo porém com uma condição, ele vai abrir o bico apenas para Jane.


   Ele diz que além da conexão, ele tem um segredo e que apenas Jane entenderia. A conexão é Red John e o segredo era talvez saber a identidade de Red John entre outros detalhes da imagem maior do quadro.

   jane um pouco exitante no início concorda em ir conversar com Todd. Lembrem-se de que Jane não acreditava na história da conexão e do segredo, pois acreditava que Todd só queria dar mistério na sua triste história de loucura. Ao entrar na sala de detenção, eis a imagem em que Jane se depara.


   Um Todd flamejante.


   O policial que acompanhava Jane apaga as chamas com um extintor de incêndio.

  No hospital Jane está ao lado do corpo cheio de ataduras de Todd.


   Lisbon entra no quarto e fala que acreditam que atearam fogo em Todd por vingança pelo oficial Howard.

   Nisso, (eu me arrepiei nessa parte, e olha que é muito difícil eu me arrepiar) Todd abre os olhos e virá sua cabeça em direção a Jane e com aquele olhar, profere essas:


   Em breve, os adicionais de Red Moon, com análises mais detalhadas.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Red Moon - Parte 1


   Red Moon, o episódio mais sinistro, obscuro e com os melhores diálogos segundo minha opinião e estou muito animado mesmo em fazer essa análise.

   Começamos o episódio mostrando um veado (iria fazer uma piada mais....... seguimos adiante).


   A importância do veado no ínicio é sua representação, afinal ele é uma presa, e aonde existe uma presa, existe um predador. Uma curiosidade: existem cerca de 400 presas para cada predador.

   Jane e Lisbon ao chegar a cena do crime, conhecem o Xerife Mullery, ele está envolvido emocionamente com as vítimas e começa a apresentar o quadro.


   Um delegado carbonizado dentro de uma viatura da polícia. Ele havia atendido uma ligação de Keeley Farlowe, uma garota local e pedia ajuda para aquele local.


   Logo em seguida ele apresenta mais uma vítima, mais um delegado, com o pescoço cortado.


   E por último a terceira vítima. a própria Keeley, sem vida aos braços do capitão Todd Johnson e ela era sua noiva e ela tbm teve sua garganta cortada.

   Jane acha interessante o caso, o assassino utilizou 3 métodos diferentes para matar.


   De início Jane não sabe mais ele quer o caso, ou o caso quer ele. Logo Todd com ódio nos olhos e visivelmente abalado ameaça jurando que quem fez aquilo não viverá para o julgamento. Jane por um momento parece ter se visto no espelho.


   Jane e Lisbon vão a casa de Joe Hunnicker e Todd Johnson para coletar mais informações e a apresentação não é nada pacífica logo que Joe surge numa cadeira de rodas com uma 12 nas mãos.


   Mais o que era mais ameaçador era a garrafa de leite acoplada a um suporte em sua cadeira de rodas hauhsaushaushaushausha. Ele era avô de Keeley e mora junto com Todd. Sabendo que Jane e Lisbon eram da polícia ele convida os dois para entrar em sua casa.

   Lá dentro jane está fazendo seu trabalho habitual, análisando o ambiente e.....


   Uma lixeira com muitas garrafas de bebidas alcóolicas atraem a atenção de Jane, e ele segue observando as fotos.


   Nisso Todd se junta a eles se desculpando pela explosão de raiva, que havia se acalmado e que não sairá por aí fazendo justiças com as próprias mãos.


   Lisbon diz que vingança não da certo, nisso jane interfere dizendo...


   The Mentalist não é apenas uma história sobre descobrir quem é o assassino e sim principalmente se trata de uma história sobre vingança e vingança é um tema recorrente durante toda a série. Todd conta uma história de que estava com preguiça de ir buscar ela e por isso se cupla por ela estar morta. Até esse momento Todd estava demonstrando ódio contido, indignação e auto-depreciação.

   Na noite, Jane e Lisbon no carro começam um diálogo sobre vingança e Red John. Lisbon diz que quando chegar o momento de pegar Red John, ela estará lá para impedir Jane de fazer qualquer tolice segundo ela. Ela quer levá-lo para na frente de um juiz e juri.  Mais Jane mais uma vez diz que a realidade será diferente, em episódios passados Jane já prometeu a lea que quando pegar Red John, irá torturá-lo lentamente assim como ele fez com sua esposa e filha.



   Na delegacia somos apresentados melhor a Ellis Mars, um clarividente charlatão apenas esperando a oportunidade certa para fazer sua divulgação de seus "poderes místicos" e assim ganhar fama.


   Mars diz que pode ajudar na investigação e diz que o assassino irá atacar em breve. "PES" = percepção extra-sensorial. Parece que Jane e Lisbon conhecem esse tipo e riem da cara dele. Quando Jane dá as costas a mars diz que perdoa a atitude de Jane por ver que viveu uma grande tragédia. Isso atrae por um momento a atenção de Jane, Mars diz que viu isso nos olhos dele, e bem isso de certo modo não foi uma mentira. mesmo Jane dispensando ele, mars deixa um cartão de visitas para Jane.

  Jane no quarto de hotel está mergulhado em pensamentos, tentando decifrar o poema de William Blake.


   Seguindo uma pista Rigsby e Cho chegam até Gregor Hobart, um caminhoneiro que havia sido a última pessoa, além do assassino, a ver Keeley. Aqui segue um dos diálogos mais sombrios que eu já acompanhei na série, Gregor diz " Sabe o que é estranho? Quando ela partiu, a lua estava nascendo por trás da colina, e parecia que ela estava indo para a lua. Admirava como ela estava bonita. mas na mesma hora tive uma sensação ruim. Como um mau presságio".


   Amanhã a segunda parte de Red Moon.

sábado, 26 de março de 2011

Red Sky in the Morning - Adicionais


   Vamos aos adicionais de Red Sky in the Morning antes da análise de Red Moon e vamos começar com... ROLL TIDE!


   Roll Tide era o grito de guerra de uma equipe do Alabama dos anos 60. Eram chamados de Crimson Tide ( Crimson = Carmesim. Carmesim é uma cor, um tom de VERMELHO forte, brilhante e profundo. TIDE =  Maré, corrente).

   Roll Tide são as últimas palavras mencionadas por Red John no encontro que ele teve com Jane:


   Red John estaria como "cliente" naquele restaurante italiano próximo da mesa de Jane e Kristina ouvindo e observando tudo o que eles falavam? Red John teria usado uma escuta e ficou numa distância segura ouvindo o encontro deles? Estaria alguém ali naquele restaurante a serviço de Red John seguindo cada passo de Jane? Kristina Frye está envolvida com Red John? Talvez até o garçom pode ser um suspeito.


   Jacqueline Sandoval, a entrevistadora foi a 15 º vítima mulher de Red John.


   Afinal, olhem como ela chamou Red John......... Besta!



   Agora mais uma teoria sobre quem é Red John.....


   A orientadora acadêmica Margo, acompanhem a imagem abaixo para uma compreensão e entendimento melhor dessa teoria:


   Tradução: "Ela não era tão esperta quanto pensava que era, mas nenhum deles são." Se referindo a Marley e a todos os outros.

   Reparem nos olhinhos dela e do sorriso em comparação ao Smile Red Face.


   Margo é excêntrica, solitária, gosta de ler romances de mistérios e assassinatos, talvez uma obcessão por esse tipo de assunto.... ou.... PRÁTICA!!!!

   Mais eu não acredito nessa teoria pois para mim ficou claro que RED JOHN É HOMEM depois do último episódio da primeira temporada, mais mesmo assim acho uma teoria interessante e até que legal.


   E aquela seria a voz de Red John? Existem modificadores de vozes portáteis e ele poderia estar usando muito bem uma, afinal creio que Red John não seria descuidado ou tapado e chegar trocando uma idéia com Jane sabendo de um certo risco revelando sua voz, sendo que a voz é um ótimo indicador para revelar a identidade de alguém. E outra, seria aquele mascarado Red John? Eu pessoalmente acredito que seja, mais outras pessoas já levantaram essa hipótese.

   Ruth foi a 16 º vítima mulher de Red John.


   Ruth e Dylan faziam Snuff Movies ou vídeos snuff são filmes ilegais aonde pessoas reais seriam filmadas sendo assassinadas de verdade e algumas vezes esses filmes tbm são acompanhados com sexo (estupro) seguido de morte. Embora esse tipo de filme é mais uma lenda do que realidade, mais vai saber...