Grande parte das informações que reunimaos das outras pessoas vem diretamente das palavras. Se alguem estiver mentindo, a informação que temos e recebemos estará errada.
O MENTIROSO OCASIONAL:
Assim como nós, irá mentir de vez em quando para evitar uma situação desagradável ou pq não deseja admitir que fez algo errado ou vergonhoso. Por não estar a vontade mentindo, irá revelar sua mentira por meio da aparência, linguagem corporal e voz. É frequente que o mentiroso ocasional pense em sua mentira, sendo lógica e coerente com o resto da história. Por ser bem pensada, é difícil descobrir a mentira por seu conteúdo ou contexto, ou pela informação de terceiros. Ele não vai mentir sobre algo facilmente verificável. As pistas são visuais e verbais.
O MENTIROSO FREQUENTE:
Mente com muita mais regularidade. A prática traz a perfeição: mais difícil de perceber sua mentira por meio da aparência, da linguagem corporal ou da voz. Pode ser bem sutil. Ele não se incomoda de mentir. Foca-se na conscistência interna e na lógica de suas informações. O mentiroso frequente mente mais vezes, e tende a pensar menos que o mentiroso ocasional, ele pode ficar descuidado.
O MENTIROSO HABITUAL:
Mente com tanta frequência que perdeu a noção do que faz na maior parte do tempo. Diz o que vem a cabeça, pensa muito pouco sobre elas e diz de modo rápido e impensado. Muitas vezes são incoerentes e óbvias. É fácil perceber suas incosistências. Pergunte para terceiros sobre ele. É bem incomum um mentiroso habitual.
O MENTIROSO PROFISSIONAL:
É o mais difícil de identificar. Ele não mente indiscriminadamente, ele mente com um OBJETIVO. Ele pensou cuidadosamente em sua mentira e sabe exatamente o que vai dizer, como dirá, e se a pessoa para quem está mentindo terá como verificar a resposta.
E agora a polêmica, quem mente mais, o homem ou a mulher?
As mulheres dão mais sinais não verbais de que estão mentindo, ou seja, mentem pior do que os homens. Este fato pode ser explicado em função da cultura. Outro dado curioso é que existe uma diferença significativa entre as pessoas cegas e as pessoas com visão normal ao mentir.
Um psicoterapeuta e supervisor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, explicou que não é fácil descobrir se a pessoa está ou não mentindo.
Tudo depende da experiência do observador. Os mais experientes observam a mentira em simples desvios de olhares, ansiedade, suor excessivo e agitação.
Ressalta ainda que existem os grandes mentirosos que conseguem controlar melhor esses sinais. Segundo o psicoterapeuta, de uma maneira geral, homens e mulheres mentem de um jeito semelhante. O que vai mudar isso é a cultura em que o indivíduo está. Se eles vivem numa sociedade machista, na hora de mentir, os homens terão traços mais frios, mais rudes.
Já as mulheres serão mais sensíveis e com dificuldades para a mentira. Mas, vale salientar que essa diferença está diminuindo. O especialista contou também que o homem moderno está aprendendo a falar mais sobre o relacionamento. Afinal, ele só tem a ganhar com isso…
SERÁ? E vc que tipo de mentiroso ou mentirosa é? E as pessoas com quem vcs convivem? E quem é a primeira pessoa que aparece na sua cabeça quando se fala a palavra: MENTIROSO(A)?
Nenhum comentário:
Postar um comentário