sexta-feira, 1 de abril de 2011

Red Moon - Adicionais


   Nesse episódio que volta a mencionar o poema de William Blake, nos da uma possibilidade maior de começar a decifrá-lo.

   Então vamos começar a tentar descobrir qual o significado de "Tigre". Bem, no poema de William Blake, o tigre simboliza o mal, assim como obviamente o Tigre é um predador. Então temos aqui uma clara idéia de que se o tigre é o mal e é um predador, logo o enigma dessa parte seria: o Tigre na série simboliza, ou Red John, ou Todd Johnson ou simboliza Red John assim como todos de sua rede de assassinos, psicopatas e serial killers.


   Todd Johnson
 

   Dumar


   Rebecca


   E o próprio Red John.

   "QUE FLAMEJAS", bem, essa parte aqui nos dá uma comparação nítida de que seria isso:


   Todd em chamas.

   "NAS FLORESTAS DA NOITE" aqui temos um panôrama de uma floresta na noite enquanto Mars fugia dos policiais. Reparem que boa parte desse episódio acontece na noite.



   "QUE MÃO QUE OLHO IMORTAL", bem essa parte fica imcompleto, ao menos a parte do imortal, pois suponho que a mão e o olho seria o próprio Jane.



 

    Vejam como o olho representa muito bem Jane. A percepção visual é a percepção mais usada por Jane na série. Claro que ele usa outras percepções, como auditiva, olfativa, etc... mais com certeza a visual é a mais utilizada.
   As Mãos seria "AGARRAR, SEGURAR" aqui no sentido de capturar, de colocar as mãos em Red John.
   Agora IMORTAL, bem, quem é imortal? Deus ou deuses são imortais, e Jane não é imortal nem Deus, então essa parte fica difícil de tentar decifrar ao menos por hora. Talvez ela se encaixe em um outro contexto, mais ainda não faço idéia, e ahhhh, lembrando: o que estou dizendo aqui são teorias e está aberto a outras idéias e suposições.

"SE ATREVEU A PLASMAR TUA TERRÍVEL SIMETRIA?" Sobre a palavra atreveu, Jane é atrevido e TERRÍVEL SIMETRIA essa não parece ser difícil:


   SMILE BLOOD FACE é tbm uma simetria em forma geométrica, UM CÍRCULO e sim é uma simetria terrível sendo macabro e mórbido, pintado com o sangue das vítimas com olhos caídos e dando um efeito de lágrimas de sangue enquanto tem um sorriso talvez até zombeteiro, um senso de humor negro e doentio de Red John.
   A frase termina com um ponto de interrogação, uma pergunta, logo Jane é aquele que está se atrevendo a solucionar todos esses enigmas para capturar seu vilão.

   Aqui eu quero deixar apenas registrado como uma observação:


   Reparem um veado adulto no calendário na casa de Todd Johnson. No início do episódio Jane cruza com um veado, sendo assim veados são presas fáceis de serem abatidas por predadores. Se um serial killer é representado por um predador, as pessoas comuns representam a presa.


   Aqui Jane cita Friedrish Nietzsche. A frase completa fica:


  "Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti.



   Todd Johnson quis revelar para Jane o segredo, a pergunta aqui é: pq naquele momento ele quis revelar para Jane? Bem, vejamos essas imagens:



    Todd estava encarando seu reflexo no espelho ou estaria desconfiado de que por trás daquele espelho estaria ali o informante de Red John dentro da CBI  observando ele? Uma coisa é certa...


   Todd Johnson estava com medo. Reparem na expressão facial dele.


   E agora mais uma teoria de quem é Red John: Ellis Mars.




   Se formos análisar aquela mensagem de sangue na parede no episódio Red John Friends, e julgar que no lugar do N, ali seja um R, teriamos:

 

18 comentários:

  1. Que boa analise. Nao sabia que jane era tao familiarizado com nietzsche...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cara,você é muito perceptivo.
    Não tinha visto aquele veado na casa de Todd Johnsonn.
    Tbm não tinha pensado na possibilidade de ter alguém atrás do espelho,nem mesmo tinha reparado no quanto Todd estava com medo.

    Mas eu desconfiei até do avô de keeley.Pq Jane não checou as solas?Vai ver eles colocaram as garrafas de vodka no lixo justamente pra dar um álibi pro Todd Johnson.
    Puro palpite.

    Abç.

    ResponderExcluir
  4. "Que mão, que olho imortal se atreveu a plasmar tua terrível simetria" é um manequim.

    ResponderExcluir
  5. Ontem, depois de ler esse post, assisti ao primeiro episódio da primeira temporada e percebi uma coisa que tinha antes apenas achado curiosa. Aparece Jane, em certo momento do episódio, olhando um programa de animais, e ali um puma ou tigre (eu sinceramente não sei reconhecer, na hora parecia um tigre mas depois achei que era um puma) está correndo atrás de sua presa, você lembra?
    E o mais interessante é que depois Jane se lembra de quando falou sobre Red John num programa. E lá ele diz "a verdadeira maldade demoníaca queima como fogo. Queima como uma terrível chama obscura e fria. Me esforço para ver dentro dessa chama, e vejo a imagem de quem faz o mal."
    E isso me fez pensar no poema em que existe a referência ao tigre, ao fogo, ao mal e todas essas coisas...

    ResponderExcluir
  6. Porque a cor vermelha aparece em todos os episódios, quando não aparece no nome aparece em palavras ditas, porque red john?

    ResponderExcluir
  7. Imortal também tem uma ideia de muito tempo, tempo esse que Jane leva para desvendar os mistérios sobre Red John e RJ é alguém que já esteve perto de jane, alguém que parece com jane.. tenho duvidas que sejas um policial local, não alguém de alta patente pois séria fácil desconfiar de alguém assim, um legista(por conta dos cortes que RJ faz nas vítimas) ou um policial sombrio. A cor vermelha é uma visão de Red john ele precisa do sangue para fazer a carinha, e talvez essa seja uma parte que ele adora, pois é um meio de se comunicar, de marcar seu território como predador.

    ResponderExcluir
  8. Imortal nao seria nunca morrer seria dificil de se matar!!! acho q Red John poderia ter matado ele a mt tempo

    ResponderExcluir
  9. Red John é Mashburn ou Mars (´_`)

    MASHBURN > dossieredjohn.blogspot.com.br/2011/05/walter-mashburn.html

    Além do que tem aí, no outro episódio em que ele aparece, s03-e07, ele diz que muitas pessoas o consideram irritante, stiles diz, em um dos encontros com jane, que red john parece ser bem desagradavel.

    Mars > No episódio Red John Friends, há uma mensagem na parede que diz, He is Mar... e se não deu tempo de escrever o s?, ou se apagaram? Mars = Marte = Planeta Vermelho. Além do mais no episódio Red Moon, Todd Johnson parece já conhecer Mars por suas expressões quando o vê, e no final ele não atira nele, Todd é um homem violento, que poderia atirar para se livrar de culpa, mas não atira... por algum motivo, qual?

    O certo é que Red John tem muitos amigos e contatos... e com certeza Bertram e Kirkland, que aparentam já se conhecer também, estão bastante envolvidos.

    Bertram > Conhecidencias não existem, assim sendo por citar um trecho de um poema de Willian Blake, ele está envolvido.

    Kirkland > Bem, muitas evidencias apontam para Kirkland, desde o seu jeito misterioso até o interesse em saber sobre o que Jane sabe sobre RJ. Quando eles apertam as mãos, ele diz que já conhece Jane, embora Jane não o conheça.

    Outro ponto importante é: VISUALIZE

    STILES > Ele diz saber bem mais que Jane ou Red John, talvez pelo tanto de pessoas que pertencem ao culto. Red John pertenceu em 1988, e pelo que parece, ainda pertence.

    Não me assustaria se a Lisbon tivesse alguma ligação com RJ também, ela era a unica que sabia onde ele estava quando ele foi sequestrado. Por fim, quem sabe se RJ nao manda em tudo e todos proximos ao Jane sao amigos dele? nao... hahahaha

    Bem... vamos esperar novas pistas. Faltam 3 episódios para acabar a 5 temporada, o ultimo tem um nome bem sugestivo Red John Rules > Regras de Red john. Espero que os 3 revelem algo, e não só o último, mas se só o ultimo revelar que seja algo que de uma pista muito boa. Como todos sabem a série foi renovada, e terá uma 6 temporada, por isso paciencia, provavelmente nao será nessa que Red John vai ser desmascarado, seja quem for.

    ResponderExcluir
  10. tbm deve algo parecido ah esse lance de tigres e presas, quando Jane estava no quarto com Lore Lay, eles asistiam uma cena de ataque de tigre eu acho ou algo parecido...

    ResponderExcluir
  11. O verso:
    “Tigre, tigre que flamejas Nas florestas da noite. Que mão que olho imortal Se atreveu a plasmar tua terrível simetria?”(William Blake)
    Esquecendo o significado real do poema, NA SÉRIE, nada mais é que uma citação do que Red Jhon acha de si mesmo. Tudo é referencia à Red Jhon... Tigre, tigre (Predador)... Que Flamejas (Destrói, mata e etc...) Nas florestas da noite (Silencioso, Ladrão de noite, Na espreita, Escondido, nas Trevas, Tenebroso e assim vai...) Que mão, que olho se atreveu a plasmar tua terrível simetria? (Red Jhon desenhando sua marca) Na minha opinião o desfecho não será atribuído à solução desse "enigma", no máximo uma pista para alguma localização.

    ResponderExcluir
  12. analisando ainda superficialmente, a maioria desses fanáticos buscam uma forma de se consagrar no meio deles. como uma apoteose. assim eles se tornarão imortais, ou seja, mitos jamais esquecidos. quando ele recita a parte das mãos e olhos imortais que ousaram criar ele.. é como se ele fosse bem mais do que um deus, acima de tudo isso. soa como um demonio superior a ele que fora atribuído a "mortalidade" (ele se ve como um demonio na terra)... é uma profanação, seria como se deus pegasse lucifre e o colocasse em um recipiente carnal (que é sua imagem e semelhança) e o colocasse para viver entre a reça que o levou a inveja ciumes e se rebelar contra deus. enfim, o odio que carrega nesse verso me deixou inclinado a pensar que a imortalidade está nele. pois mesmo que jane o mate ele continuará existindo.. mesmo que atraves dos seus seguidores. e haverá sempre outro a querer seguir e dar continuidade a seu trabalho. eternamente

    ResponderExcluir
  13. mas ao pé da letra: ele se refere a ele mesmo. PLASMAR é o mesmo que condensar ou dar forma a algo. então ele fala: "tigre que flamejas, quem foi a mão ou olho imortal que teve a ousadia de plasmar tua incrível simetria?". é uma forma de afirmar que ele é o próprio mal. ou até de retirar as esperanças de jane = se deus criou tudo no universo ele foi responsável pelo RJ tambem. entao a pergunta é quem foi o deus ou diabo que teve a ousadia de dar forma a esse monstro? existe deus jane?? você vai rezar para quem? para o cara que criou o monstro que destruiu a sua vida? aquele que criou o bem também criou o mal.. o cervo e o tigre então que esta certo ou errado? bandido ou mocinho? não se preocupe jane tudo é apenas parte desse sistema imperfeito. não tenha medo, isso é natural. (mas como alguns predadores eles não comem a presa caçada por outro, eles caçam suas próprias presas... por isso ele salvou o jane ali) ele soltou a presa para poder perseguir e caçar por si so.

    ResponderExcluir
  14. Tigre ! Tigre ! Que flamejas
    Nas florestas da noite,
    Que mão ou olho imortal
    Se atreveu a plasmar sua terrível simetria?

    Em que abismo ou céu
    Abrasado pelo fogo dos teus olhos?
    Em que asas ele ousa aspirar?
    Que mão, ousou a dardejar?

    E o ombro e que a arte,
    Poderia torcer os nervos do teu coração?
    E quando teu coração começou a bater,
    Que mão, que pé apavorado?

    Qual o martelo? qual a cadeia?
    Em que fornalha estava teu cérebro?
    O que a bigorna ? o que o aperto
    Atreva seus terrores mortais apertar?

    Quando as estrelas jogou suas lanças,
    E inundou o céu com suas lágrimas,
    Ele sorria ao ver seu feito?
    Ele que fez o Cordeiro te faça?

    Tigre ! Tigre ! Que flamejas
    Nas florestas da noite,
    Que mão ou olho imortal
    Se atreveu a plasmar sua terrível simetria?

    ResponderExcluir
  15. "Imortal" é que não querem que Jeane morra. Mas sim assista tudo, com a mão na frente. Simetria pode ser que eles tenham uma semelhança, talves ambos trabalhem para a policia. E tigre é o mau que cada um tem dentro de sim que aparece em nossos olhos e tentamos esconder colocando a mao na frente

    ResponderExcluir
  16. um predador astuto atrai a presa, logo não precisa correr atras.

    no mundo real, o inimigo da a mão mas esconde a outra.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir