quarta-feira, 6 de abril de 2011

Red Queen


    Esse episódio começa tenso com Hightower tomando Jane como refém para assim escapar livremente da CBI. Essa armação de Jane foi simplismente genial, fantástico, sensasional, enganando todos da CBI assim como o telespectador. Manuel Montero, um professor universitário e arqueológo foi encontrado assassinado num museu. O episódio se trata dessa investigação e da investigação de Todd Johnson, e num momento as duas investigações se cruzam encontrando uma ligação entre os dois. E mais, a provável assassina é nada mais e nada menos que Hightower e todas as evidências acabam apontando para ela.

   O agente Laroche avança nas suas investigações para descobrir quem de dentro da CBI matou Todd Johnson, e assim começa a pressionar cada vez mais Hightower...


   Com um quadro da planta do edifício da CBI, Laroche começa a demonstrar para Hightower uma reconstrução visual das pessoas que estavam dentro do prédio na noite em que Todd Johnson foi morto. Laroche chega a cinco suspeitos, em distâncias estratégicas de Johnson que teriam possibilidade de atear fogo em Todd.


   O número 36 representa Hightower. Assim sendo, quem são os números12, 76, 146 e 187? O número 12 está em vermelho, seria uma pista sútil para nós telespectadores? E pela planta e posição dos números, o local em que está o número 36 ( Hightower), parece que era ela que estava por trás do espelho naquela sala em que se pode ver o suspeito.


   Vejam bem, o círculo com um x em laranja representa Todd Johnson e aonde ele foi assassinado na sala de interrogatório, aquela seta em preto está apenas como representação daquele corredor em que Jane caminhou junto com um policial no episódio Red Moon. O número 12 assim como o 76 teriam acesso mais rápido aquela porta de cima e poderiam ver e chegar até Todd Johnson para silenciá-lo para sempre.

   Hightower assume que estava dormindo com o policial rodoviário Howard que foi morto por Todd Johnson.



   Laroche acredita que apenas uma das cinco pessoas tinha MOTIVAÇÃO: Hightower queria vingança. Mas no decorrer do episódio ficou claro que o motivo da morte de Todd Johnson foi silenciá-lo pois ele tinha informações de Red John e queria falar com Jane sobre a conexão e o segredo que ele tinha para revelar.

   No desenrolar das investigações descobrem uma ligação entre Todd Johnson e Montero...


   E a arma utilizada que Todd usou para matar os policiais foi um presente dado por Montero.


   Logo mais, todos os indícios iriam apontar a apenas uma única pessoa: Hightower e Jane antecipou essa descoberta um pouco antes.


   Jane convida Higtower a se encontrar com ele em sua sala no sótão. Hightower ao entrar é recepcionada com Jane apontando uma 12 para ela. Jane quer saber se ela é de fato a assassina de Todd e Montero ou se estão tentando incriminar ela.


   Caso seja ela, Jane vai querer usar ela para chegar até Red John.


   Logo mais Hightower aproveitando das péssimas habilidades de luta corporal e reflexos de Patrick, consegue derrubar Jane e pegar arma que ele estava segurando, agora é ela que aponta a 12 na cara dele.

   Enquanto isso, o esquisito analista em impressões digitais chega com o resultado do exame das digitais, pois no local do crime, no museu aonde foi assassinado Montero, foram encontrados impressões digitais e essas mesmas impressões são compatíveis com as de Hightower.


   Sim, é possível plantar impressões digitais numa cena do crime, assim como DNA. O que preocupa é que cada vez mais o sistema de justiça criminal está dependendo dessas tecnológias de coletas de DNA e impressões digitais, sendo que é possível (embora não tão fácil) plantar essas falsas evidências, assim levando um inocente a ser condenado. Investigações do tipo Sherlock Holmes vão ficando cada vez mais no passado e o futuro está sendo cada vez mais investigações do tipo CSI.

   Aqui um detalhe muito importante, observem:




   O diretor geral da CBI, Bertram, foi quem passou a informação de que Hightower estava tendo um relacionamento com Howard, provavelmente com o propósito de já indo preparando o terreno para incriminar ela.

 Jane e Hightower fazem uma armação enganando a todos de que ela estava fazendo Jane como refém para assim escapar do prédio da CBI, todos já sabem que foi Jane quem teve a idéia da trapaça assim Jane consegue: salvar a pele de Hightower e por outro lado conseguindo uma vantagem sobre Red John como veremos mais adiante.



  Na hora da fuga, ainda no estacionamento da CBI, aparece um ciclista.



   Esse ciclista teria acompanhado apenas o carro em disparada no momento da fuga ou acompanhou algo mais? Seria ele Red John? Um integrante da rede Red John? Ou apenas um figurante que não merece mais qualquer tipo de atenção?

   Aqui sabemos qual foi o destino daquele dente de lobo que apareceu no episódio Red Moon, jane deu de presente para o filho do policial porteiro da CBI...


   Seria esse desenho de lobo uma espécie de Easter Egg?

   Quando a perseguição acaba, Jane se encontra dentro do carro e assim Hightower supostamente teria fugido e estava foragida.


   No cair da noite, Lisbon e Laroche escutam essas curiosas palavras de Bertram...





   Mais um poema de William Blake, esse trecho que Bertram citou é chamado de Cradle Song. 

 CRADLE SONG

Sleep, sleep, beauty bright,
Dreaming in the joys of night;
Sleep, sleep; in thy sleep
Little sorrows sit and weep.

Sweet babe, in thy face
Soft desires I can trace,
Secret joys and secret smiles,
Little pretty infant wiles.

As thy softest limbs I feel,
Smiles as of the morning steal
O'er thy cheek, and o'er thy breast
Where thy little heart doth rest.

O the cunning wiles that creep
In thy little heart asleep!
When thy little heart doth wake,
Then the dreadful night shall break.

   PARA MIM, ficou claro que o informante dentro da CBI é Gale Bertram, e quem melhor que ele para ser o informante de Red John? E não, não acho que Gale seja o próprio Red John. Laroche conhecia o poema e o autor, para mim significa de que Laroche pode muito bem ter lido em algum momento de sua vida livros de literatura e poesia, e não ser necessariamente alguém envolvido com Red John por apenas conhecer o poema. Se Jane tivesse falado para Lisbon sobre o poema O Tigre que Red John recitou para ele, Lisbon teria feito a conexão e saberia ou iria desconfiar do diretor, assim chegando aos ouvidos de Jane sobre o poema que Bertram recitou.

   No final do episódio é revelado toda a armação com Jane indo até a casa de Laroche e tirando Hightower do bagageiro do carro de Laroche.

   Jane fala para Hightower que ela terá que desaparecer...


   Hightower fala para Jane que irá se esconder numa cabana em Saratoga. Usará Jane a Hightower como isca para atrair Red John até essa cabana em  Saratoga para conseguir pegar ele num futuro?

   Jane fala "Perfeito, ele achará que ganhou esse round".


    Esse álguem infiltrado foi quem incriminou Hightower e provavelmente matou Todd Johnson.

   Agora Jane acredita que está com a vantagem. Com Hightower fora, quem quer que esteja trabalhando para Red John começará a relaxar, assim levando Jane diretamente para ele.

  Jane deixa bem claro que aquilo tudo ficaria apenas entre ele e Hightower. Jane não quer envolver Lisbon pois Red John é muito esperto e descobriria a armadilha, e sobre o poema The Tiger que Jane não contou para Lisbon, acredito que ele tbm não quer que ela se envolva muito por: se preocupar com a segurança dela e pq Lisbon prometeu que quando eles encontrarem Red John, ela vai impedir que Jane cometa sua vingança com as próprias mãos. E o episódio termina com a frase: " NINGUÉM ESTÁ MELHOR SOZINHO" e Jane ganha um beijo de Hightower no rosto.

4 comentários: