sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sherlock Holmes


    Há mais de um século, Sherlock Holmes continua a ser o detetive mais famoso de ficção. Numa pesquisa realizada em 2008, 58% dos ingleses acreditavam que Sherlock Holmes havia existido de verdade.
Criação de Sir Arthur Conan Doyle, apareceu em quatro romances e 56 contos publicados ao longo de 40 anos.


 Sir Arthur Conan Doyle



   Acima, A Study In Scarlet ( Um estudo em vermelho). Sherlock Holmes foi apresentado ao público pela primeira vez no primeiro romance de em novembro de 1887.

    Grande parte do brilhante trabalho como detetive de Holmes foi atribuída a seu conhecimento técnico. Doyle, por meio das conversas entre Holmes e Dr. Watson, tinha prazer em explicar exatamente como o grande detetive empregava sua competência analítica para deduzir a natureza e profissão de uma pessoa, ou a personalidade de um criminoso.


    Ao desenvolver um personagem para a sua primeira história, Doyle escreveu: " Eu pensei no meu velho professor Joe Bell, com seu rosto de águia, suas maneiras curiosas, seu misterioso truque de identificação de detalhes. Se ele fosse um detetive, ele iria certamente reduzir este fascinante mas pouco organizado assunto em algo mais próximo da ciência exata.


 "Joe Bell" era o Dr. Joseph Bell, cirurgião consultor na Edinburgh Royal Infantary, e um dos instrutores de Doyle na época em que era estudante médico nessa instituição.

"Por alguma razão que eu nunca entendi, ele me excluia do resto dos estudantes que frequentavam as dependências e fazia de mim o seu assistente, o que significava que eu tinha que ajudar com seus pacientes ambulatoriais, fazer notas simples dos seus casos, e depois levar esses pacientes a grande sala aonde Bell trabalhava, um por um... Então, tive a sorte de estudar seus métodos e perceber que muitas vezes aprendemos muito mais do paciente olhando para ele do que pelas perguntas que fazemos para eles. Ocasionalmente, os resultados eram impressionantes...Em um dos seus melhores casos, disse a um paciente civil:
"Bem amigo, vc esteve no exército."
"Sim, senhor."
"Não saiu faz muito tempo, né?"
"Não, senhor."
"Um regimento em áreas montanhosas?"
"Sim, senhor"
"Um suboficial?"
"Sim, senhor."
"Com base em Barbados?"
"Sim, senhor."
"Estão vendo cavalheiros", ele disse," ele era um homem respeitosos, mas não tirou o seu chapéu. Eles não fazem isso no exército, mas ele teria aprendido os modos civis se tivesse saído há algum tempo. Ele tem um ar de autoridade, e obviamente é escocês. No tocante a Barbados, ele reclama da elefantíase, que é uma questão do Caribe e não da Inglaterra."


     Alguns anos após a primeira aparição de Sherlock Holmes em versão impressa, Dr. Bell confirmou ele próprio seus métodos em uma carta a um representante da Strand magazine, onde muitas das histórias de Doyleforam publicadas. Ele escreveu:

"A fisiognomia ajuda a detectar a nacionalidade, o sotaque a região e para um ouvido treinado, quase que o bairro. Quase todas as profissões manuais têm a sua história escrita nas mãos. As cicatrizes do pedreiro diferem a do mineiro. Os calos do carpinteiro não são iguais aos dos cavoqueiro. O sapateiro e o Alfaiate são bastante diferentes. O soldado e o marinheiro diferem na forma em que caminham, embora no mês passado tive que dizer a um homem que jurava ser soldado, que na verdade, tinha sido um marinheiro. O assunto é interminável: as tatuagens nas mãos e nos braços falarão sobre suas viagens, os enfeites na corrente do relógio do colono bem sucedido dizem onde ele fez sua fortuna."

Foi a partir dessa observação de Bell que Doyle deu vida aos métodos dedutivos de Sherlock Holmes, mas - com uma mistura de criatividade e imaginação na análise - ele desenvolveu a técnica até o ponto em que poderia servir como um exemplo para um investigador da vida real. O grande criminalista francês  Edmond Locard, um dos fundadores da ciência forense moderna, era fã de Sherlock Holmes e recomendou um estudo das histórias de Doyle.


   Embora Sherlock Holmes seja famoso por suas surpreendentes conclusões dedutivas, seus métodos, na realidade eram indutivos.

Um exemplo de raciocínio indutivo:

O ferro conduz eletricidade
O ferro é metal
O ouro conduz eletricidade
O ouro é metal
O cobre conduz eletricidade
O cobre é metal
Logo os metais conduzem eletricidade.

Os indutivistas criam que as explicações para os fenômenos adivinham unicamente da observação dos fatos.



Dr. watson: "Tenho aqui um relógio que acaba de chegar as minhas mãos. Seria tão gentil de me dar a sua opinião sobre o caráter do antigo dono?"

Holmes: "Era um homem de hábitos desalinhados, muito descuidado e negligente. Tinha boas perspectivas, mas não aproveitou suas oportunidades, viveu durante algum tempo na pobreza com curtos intervalos ocasionais de prosperidade e finalmente, sob o influxo da bebida, morreu."

"Pelo amor de tudo o que é santo nesta vida, como é que sabe desses fatos? Eles são corretos até mesmo nos mínimos detalhes."

"Ah, é apenas um pouco de sorte. Eu só podia dizer que a probabilidade sugere, Não esperava que fosse tudo exato."

"Mas não era mera adivinhação?"

"Não, não. Eu nunca tento adivinhar, É um hábito chocante, destrói a capacidade lógica. Parece estranho somente pq vc não segue minha linha de pensamento nem observa os pequenos fatos dos quais dependem as grandes inferências.
Se observar a parte inferior do relógio, verá que não só está riscado em dois lugares, mas parece cortado e marcado por todo lado devido ao hábito de manter outros objetos duros, como moedas e chaves, no seu bolso. Certamente não é uma grande façanha supor que um homem que trata uma fifty-guinea desse jeito deve ser um homem descuidado. Tbm não é muito difícil chegar a inferência de que um homem que herda um artigo de tal valor, tbm recebeu outras coisas junto com ele.
Na Inglaterra, é muito usual que os penhoristas, na hora de receber um relógio, escrevam os números da nota com um pino na parte de dentro da armação. Há nada menos que quatro desses números visíveis. inferência de que ele frequentemente andava duro. Segunda inferência, que tinha momentos ocasionais de prosperidade. Finalmente, olhe, por gentileza, a placa interna que contém a fechadura. Olhe todos esses arranhões ao redor do orifício. Indica riscos feitos tentando enfiar a chave. Vc nunca verá um relógio de um bêbado sem eles..."


  Recomendação: Existe uma série atual exibida pela BBC do Sherlock Holmes:


   Recomendo essa excelente série que já se encontra na sua segunda temporada.

   E hoje tbm estreia no Brasil o filme: Sherlock Holmes 2:



   Para mim que sou um grande fã do Sherlock Holmes dos livros, quanto ao primeiro filme com Robert Downey Jr na pele de Holmes, minha crítica é....................................... 

   Enfim, aqueles que vão nos cinemas assistir hoje ao filme: Divirtam-se, mas provavelmente o filme não irá passar de um entretenimento e distração, talvez com um ou dois momentos que irão merecer ser mencionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário