sábado, 26 de março de 2011

Paul Ekman


   Paul Ekman é um psicólogo e perito em expressões faciais, linguagem corporal e na forma como expressamos os nossos sentimentos, colaborou com uma compreensão melhor de como nos comunicamos sem palavras. Ninguem no mundo estudou tão a profundo as expressões faciais como Ekman, o pioneiro nas análises de expressões. Em suas viagens de estudos que passou pelos EUA, Brasil, Japão e Papua Nova - Guiné ele percebeu que as expressões são universais e listou 7 tipos de micro-expressões facias: alegria, desprezo, espanto, medo, nojo, raiva e tristeza.







   Paul Ekman tbm é consultor do seriado Lie To Me.

   Bem, eu comprei dois livros de Ekman, ambos são em inglês, mais apesar disso quando eu tratar do assunto em posts futuros, estarei traduzindo e dividindo com vcs as partes mais reveladoras para que todos nós tenhamos acesso aos estudos de Ekman que sem sombra de dúvidas são de utilidade pública para todos, não apenas como curiosidade, mais para uma compreensão melhor de nós mesmos e das outras pessoas.

   Ekman disse que não é tão simples assim descobrir quando uma pessoa está mentindo na maioria das vezes, um mentiroso comum, ou seja, um mentiroso ocasional em 70 % de chance é possível descobrir quando está mentindo atráves de expressões faciais e linguagem corporal, agora mentirosos profissionais, assim como políticos e outros, existe apenas 10 % de chances de descobrir se e quando está mentindo.

2 comentários: