quinta-feira, 31 de março de 2011

Red Moon - Conclusão


   Continuamos a análise de Red Moon no ponto em que paramos. Na CBI, Todd Johnson ataca o principal suspeito até então de ter matado sua ex-noiva, um cozinheiro que trabalhava com ela no mesmo restaurante.


   Hightower quer incriminar Todd por agressão, mais Jane insiste de que ele é um bom garoto e agiu por impulso e se compromete a persuadir Todd para desistir da vingança. Hightower concorda.

   Jane leva Todd para sua bat-caverna modesta dentro da CBI. Então Jane aconselha ele: " Se realmente quer vingança, tem que ser duro. Tem que ser desonesto, frio e calculista...


   Isso que Jane falou me soou como um conselho para o espectador tbm.

  Jane ao ler o depoimento de Hobart, o caminhoneiro poeta, presta atenção no detalhe de que Keeley estava indo em direção a lua, como a lua nasce ao leste, e como ela mora ao oeste do local do restaurante indo em direção oposta, logo a sua bicileta teria que estar em algum lugar do oeste.


   Logo, um grupo de busca encontra a bicileta dela.


   Logo mais na delegacia, a figura do clarividente Mars retorna e ele tenta hipnotizar Jane numa das cenas mais cômicas. Olha logo quem Mars tenta hipnotizar.

  
   Mais Jane parece ter uma idéia de utilizar Mars em algum plano e armação e permite que ele se envolva com a investigação.

   Jane e Lisbon levam Mars para a casa de Todd e Keeley para que ele possa sentir as "vibrações" da vítima. Isso é um truque de adivinhação muito usado por médiuns, que explicam que adivinhação é uma espécie de simpatia. Um modo de encontrar alguém usando algo do sujeito, ou estando no ambiente do sujeito para fixar o foco. No lado de fora Jane explica melhor para Lisbon dando uma idéia do "trabalho" de um médium.


   Jane continua: "... De usar em sua vantagem qualquer coisa que venha as suas mãos". E Mars encontra um dente de lobo num cordão.


   Quando Jane disse que ia ao mercado ele na verdade foi armar e plantar o dente de lobo para que Mars pudesse propositalmente encontrar. Mars diz que o "assassino" deixou cair o dente de lobo.
   
   Mars em entrevista para a imprensa, conseguindo tbm sua publicidade, conta que o assassino acredita ser um lobisomem ou homem lobo e que a um padrão mensal de assassinato. O comportamento do assassino está ligado as fases da lua. Jane parece se divertir com aquilo tudo e prepara a segunda parte da armação. Jane ludibria Mars para que o mesmo vá ao local do crime.


   Jane instiga Mars sabendo que ele faria de tudo para ser o responsável por ter capturado o assassino e assim seu nome alcançaria áreas mais distantes e não apenas local. Uma ótima propaganda.

   Logo mais Jane vai até o mais novo xerife, Woolgar e assim começa sua terceira parte do plano.


   Jane diz para o xerife que um serial killer que acredita ser um lobo, muito provavelmente retornaria para a cena do crime e como lobos sempre retornam ao local aonde matam. O xerife concorda e cai nessa. A armadilha para colocar Mars e a polícia frente a frente está armada.

   E então, quando a lua brilha na noite escura, Mars dá de frente com uma viatura da polícia que fazia campana no local.


   E mars apavorado, tenta fugir na floresta da noite.



   Enquanto Mars estava na rodovia em fuga, Jane alcança ele em seu carro e o convida para entrar.


   Jane joga com o medo de Mars dizendo que agora a polícia acredita que ele é o assassino, e mesmo explicando a situação para eles, Mars ficaria uns 2 dias preso, isso se nenhum polícial não querer vingança nesse período de tempo. Quanto mais medo uma pessoa sente, mais fácil é de manipular ela. Mais claro, Jane com as intenções mais "altruístas", vai ajudar Mars escondendo ele num quarto de hotel.

  Jane liga para Todd pedindo que ele encontre ele no escritório do xerife enquanto vai falar com Lisbon. Lisbon está no quarto 23 do hotel, enquanto Mars está no quarto 21. Assim eles poderão monitorar e estar ali em auxílio de Jane para o desfecho de sua armação.

 Na delegacia, Jane faz com que Todd tenha conhecimento de que Mars é acusado de ser o assassino e Jane prepara o terreno para Todd que ele possa concluir sua "vingança". Jane leva ele até o hotel e entrega uma arma para Todd.


   Ao entrar no quarto e encontrar um patético e assustado Mars, Todd começa a suspeitar de que Jane estava tramando alguma contra ele.


  Todd começa a se demonstrar cada vez mais convícto de que Mars não é o assassino. Jane então revela de que armou para cima de Mars, e ele escapa porta a fora. Tenho uma certa sensação de que essa não foi a última vez de que vimos Mars na série. Jane revela para Todd de que fora ele que matou Keeley e os políciais.


   E provavelmente Todd matava pessoas aqui e ali por anos. Então Jane depois de uma tentativa errada de entender as motivações de Todd, na segunda ele acerta, Todd havia matado keeley por estar muito pegajosa fazendo perguntas demais sobre sua outra vida. Mullery morreu pq percebeu algo de errado com ele e perguntou sobre isso tendo que mata-ló rápido quebrando o padrão mensal que não era sobre a lua. É que uma vez por mês Hunnicker, o avô de Keeley recebia a pensão, enchia a cara até apagar e assim dava um álibi. (lembram-se da lixeira cheia de garrafas de bebidas?).

   Aqui Todd diz uma coisa que intriga a Jane e ao público...


   Provavelmente o quadro maior é Red John e a sua Rede, embora ainda um tanto quanto vago. Todd continua dizendo numa voz calma e monótona de que há uma razão de tudo o que ele fez. É essa razão que ainda não está clara. Jane pergunta qual é o quadro maior e ele responde que ele nunca saberá apontando a arma para Jane e apertando o gatilho. Lógico que Jane entregou um revólver sem o pino percursor, mesmo com balas reais que Jane fez questão de exibir para Todd que realmente estava carregada, é impossível disparar com ela. Assim Cho, Rigsby entram no quarto quando Todd puxa uma faca enquanto partia para cima de Jane e o prendem.

   Todd na sala de detenção concorda em abrir o jogo porém com uma condição, ele vai abrir o bico apenas para Jane.


   Ele diz que além da conexão, ele tem um segredo e que apenas Jane entenderia. A conexão é Red John e o segredo era talvez saber a identidade de Red John entre outros detalhes da imagem maior do quadro.

   jane um pouco exitante no início concorda em ir conversar com Todd. Lembrem-se de que Jane não acreditava na história da conexão e do segredo, pois acreditava que Todd só queria dar mistério na sua triste história de loucura. Ao entrar na sala de detenção, eis a imagem em que Jane se depara.


   Um Todd flamejante.


   O policial que acompanhava Jane apaga as chamas com um extintor de incêndio.

  No hospital Jane está ao lado do corpo cheio de ataduras de Todd.


   Lisbon entra no quarto e fala que acreditam que atearam fogo em Todd por vingança pelo oficial Howard.

   Nisso, (eu me arrepiei nessa parte, e olha que é muito difícil eu me arrepiar) Todd abre os olhos e virá sua cabeça em direção a Jane e com aquele olhar, profere essas:


   Em breve, os adicionais de Red Moon, com análises mais detalhadas.

4 comentários:

  1. Sei q eh meio abusivo, mas vc pode listar tds os episodios com tematica de RJ que sairam ate agora?

    ResponderExcluir
  2. Não é meio abusivo sua vontade meu caro Rodolpho. No próximo post vou colocar todos os episódios sobre Red John e suas sitações! Valewww!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah valeu!

    Quero dar uma analisada tendo o ponto de vista de RJ dos fatos. E nao necessariamente o que jane acha, hehe. E otimo blog.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que tbm me arrepiei nessa parte final do episódio.

    Parecia um episódio comum,mas essa parte final fez toda a diferença.

    ResponderExcluir