quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A assinatura de Red John

   "Red John se define como um homem de espetáculos, um artista. Tem um forte senso teatral. Ele queria que a primeira coisa que vissem, seria a face na parede. Você vê a face primeiro, e sabe, sabe o que aconteceu e sente medo."


   Em casos de assassinatos em série, o assassino frequentemente deixa uma "assinatura" característica - a maneira em que o corpo é deixado ou alguma outra evidência incomum - na cena do crime. Tal assinatura no entanto não deve ser confundida com o MO (modus operandi), este é um comportamento aprendido, modificado e aperfeiçoado conforme o seu autor vai ficando mais experiente.


                                    Acima, Patrick Jane se referindo a Red John.

   A assinatura, por outro lado, é algo que o criminoso tem que fazer para atingir a plenitude. Não é necessário para o crime ser um sucesso, mas é parte do motivo pelo qual a pessoa se envolve com o crime em primeiro lugar.


   A assinatura é um RITUAL, algo que o sujeito faz intensionalmente para obter satisfação emocional - uma maneira de tentar perpetuar o crime.

   Alguns serial killers colocam as vítimas em certas posições, ou as deixam em determinados locais depois de matá-las. Outra assinatura pode ser um método de tortura ou mutilação. É o que o assassino faz para satisfazer suas fantasias, e pode dizer muito aos investigadores sobre sua personalidade.

Os investigadores também observam o MO, ou modus operandi, do crime. O MO mostra o que o assassino teve de fazer para cometer o crime. Isto inclui tudo, desde seduzir e encarcerar sua vítima até a maneira como ele a mata. O MO de um serial killer pode mudar com o tempo. Basicamente, ele aprende com erros passados e melhora com o tempo.


   A assinatura de Red John é uma face sorridente com o ângulo dos olhos caidos feito com o sangue fresco das vítimas. A face possuí uma "emoção", felicidade, sorriso, risada, alegria, isso indícaria um humor doentio de Red John, com um sorriso zombeteiro e arrogante depois de cometer seus crimes?

   Sabemos que ele usa uma luva de borracha e com 3 dedos ele faz a circuferência, olhos e boca.

   No episódio piloto, o perito criminal Brett Partridge nos dá a seguinte informação:


   Ele diz aqui que o Smile Face Blood foi feito apartir do sentido horário, embora sabemos que na verdade não foi o verdadeiro Red John que desenhou na parede essa assinatura e sim o Dr. Wagner.

   No episódio 2.08, quando Red John mata o agente Hicks e deixa sua assinatura na parede:


   Aqui percebemos que o rosto foi feito apartir do sentido anti-horário, percebam como a nitidez e densidade vai se perdendo e ficando mais fraca conforme a circuferência vai atingindo o outro lado.


  Outro detalhe adicional: Red John é destro.


   Ele segura a faca com a mão direita...


   ... e corta o pescoço da vítima da esquerda para a direita.

  Em alguns casos ele pinta as unhas dos pés da vítima com sangue, como foi o caso da esposa de Patrick Jane, um toque pessoal, e com Emma Plaskett do episódio da season finale da primeira temporada:



   O Modus Operandi de Red John:

   Ele mata exclusivamente mulheres, mas ele tbm comete outros assassinatos tanto de homens como de outras mulheres que seriam susceptíveis de dar qualquer informação sobre ele ou revelar sua identidade, nesses casos não existe ritual nenhum, ele apenas mata e isso basta.

   Nos casos de ritual ele:

* Entra na casa da vítima a noite.
* Ele acorda elas, para ver o medo em seus olhos.Gosta de ouví-las implorar por misericórdia, enquanto ele as apunhala e as esquarteja.
* Então ele desenha com três dedos protegidos com uma luva de cozinha o Smile Face Blood, deixando sua assinatura no local do crime.



O aspecto físico de Red John:

* Tem cerca de 1,80 m de altura.
* Cabelo curto e liso.
* É forte, mas não muito musculoso.
* Sua voz é suave.

O aspecto psicológico de Red John:

* Red John tem a idéia de que sem a morte, não há vida, assim como sem escuridão, não existe luz.
* Red John é semelhante a Jane sobre como ele consegue identificar as pessoas.

Os gostos de Red John:

* Ele gosta de música clássica, especialmente Bach, que ele ama o seu rigor e vigor.
* Ele gosta de chá.

Outros indícios:

* Red John ama o frio (fonte: Bruno Heller, criador da série).
* Red John tem excelentes habilidades com computador.

18 comentários:

  1. Bom dia. Sigo o seu blog, que por sinal é muito bom. Tenho uma dúvida: nunca alguém propôs a tese de que Jane e Red John sejam a mesma pessoa sofrendo de transtorno de personalidade múltipla? Se pensarmos bem tem um certo sentido pois no episódio em que ele paga a fiança da prisão vimos que ele consegue levantar um milhão de dólares em meia hora. Assim ele poderia contratar e pagar capangas para o ajudar quando está na personalidade de Red John e exigir deles que não revelem isso à personalidade de Jane. Há casos clínicos de que uma das personalidades, a dominante, sabe das demais mas aquelas não sabem umas das outras e são todas dominadas. Nunca ninguém propôs essa tese num programa que aborda o mentalismo? 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nemex, fico muito feliz em saber que esteja gostando do meu blog, muito obrigado. Existem sim algumas pessoas que acreditam na teoria de que Jane e Red John sejam a mesma pessoa, tanto que eu irei ainda num próximo futuro fazer um especial sobre essa possibilidade de os dois serem a mesma pessoa.

      Excluir
    2. Bem eu não acredito que o Jane e o RJ sejam a mesma pessoa até por que no 2.23 por exemplo eles tiveram cara a cara apesar do RJ estar de máscara.E sei la tbm seria muito triste se o Jane fosse o RJ.

      Excluir
    3. Tessy eu concordo que seria triste mas não deixa de ser algo a pensar, pois toda vez que vemos uma aparição do RJ ele está mascarado ou com roupas que não permitem ver sua aparência em geral e ele comete ações em locais complicados de se infiltrar: lembra da incineração do Toddy (acho que é esse o nome dele) na carceragem do CBI? E por que Jane quis ajudá-lo à princípio? E as aparições do RJ junto com o Jane podem ser feitas por capangas à mando da "personalidade RJ" com aquela regra de não revelar a verdade sob ameaças de morte.
      Lembra do filme Identity, com John Cusack? O assassino criou múltiplas personalidades para ou tentar deter a si mesmo ou justificar seus crimes e informar que as vítimas deveriam de fato serem mortas por algum motivo, deslocando a responsabilidade. Dessa ótica meio doida o PJ pode ser a tentativa de redenção do RJ.
      Mas isso é só teoria que fiquei pensando ao ler o post sobre o Sherlock Holmes aqui no blog. Aquilo me fez pensar que pode ter algo mais que ainda não vimos.

      Excluir
    4. Jane não é RJ, mas acho que ja sei quem é, sempre fiquei desconfiado que fosse a Lisbon, porque ela sempre esta perto do jane e como sempre "nao se deve duvidar dos bonzinhos" haha, mas nao quero que seja ela entao percebi que é outra pessoa! Massa ELA esta enganando todos direitinho e esta aparecendo quase toda hora...

      Excluir
  2. Respostas
    1. Fico feliz em saber que tenha gostado da análise, muito obrigado!!!

      Excluir
  3. Muito legais as teorias apresentadas, os dossiês criados. E SE Red John for uma seita, e não somente uma única pessoa? Já foi pensada nessa hipótese?

    ResponderExcluir
  4. Não tem como Jane ser Red John, pois em 2.08, Rebecca que viu Red John disse que Jane era apenas parecido, e não a mesma pessoa. Em minha opinião Red John é o perito criminal Brett Partridge, podemos perceber isso já no 1º episodio da série, onde ele sorri ironicamente, após descrever o Smile Face Blood. Alem do mais a descrição de Red John, bate com a aparência dele. Fora o fato de aparecer apenas quando a vitima não foi morta por Red John.

    ResponderExcluir
  5. Muito massa tentar adivinhar quem é Red John, vou dar minha opinião.

    Eu respeito a ideia de Jane ter personalidade dupla mas, se isso fosse escolhido por Heller eu mataria o cara. No decorrer da série podemos observar três fases da vida de Jane: A infância no circo onde ele desenvolve seu talento sob a "tutela do pai"; A época que ele estava já adulto e eventualmente de casa e tem a filha mas continua a viver como vigarista(essa seria uma fase observada apenas em flashs, cabe a cada um interpretar da sua maneira); e a fase pós Red John quando ele se sente um bosta quando viu que perdeu a única parte real de sua vida por conta de suas mentiras, e termina entrando na CBI aguardando e tentando aproveitar cada oportunidade que surge. Isso somado com alguns momentos em que RJ aparece, principalmente os da segunda temporada, e outros detalhes como as eventuais mensagens codificadas enviadas para Jane me fazem rejeitar a possível personalidade dupla, por que se for assim me arrependerei de ter assistido essa serie eternamente.

    Uma teoria que eu achei legal que vi agora pouco nesse blog é o de Red John ser uma seita (post notícias da quarta temporada e um comentário acima) ela faz muito sentido já que muitas pessoas subordinadas à Red John e até mesmo alegando ser o próprio já morreram e também, o smile face nunca é "igual" sempre tem uma diferença sutil, como se não fosse a mesma pessoa. Pessoalmente eu não gostaria que fosse assim mas vou esperar o novo episódio com a Visualise pra ver no que dá.

    Mas o que eu quero mesmo, assim como a maioria dos fãs eu espero, é que o maldito seja realmente "O" maldito, apenas uma pessoa. Seria um pouco injusto juntar uma equipe com caras no mesmo nível de Jane e mais seus lacaios que seriam facilmente presos por Lisbon, e desmascarados por Cho se ele(s) não se morressem (só lembrei do cara do primeiro season finale, ôh infiliz). E também sempre é mais legal uma disputa um contra um onde cada movimento deve ser friamente calculado, e cada falha te deixa com o pé na cova. Acompanhamos uma guerra com muitas batalhas, pena que os períodos de recesso as vezes enchem o saco, mas vale a pena por queremos ver quem sairá vitorioso desse duelo titânico.
    O cara que eu acho ser Red John é o Dr. do caso do Pilot (esqueci o nome agora, e to com preguiça de olhar), ele tinha aparecido em outro episódio da segunda temporada mas ele ainda tava preso o que é a principal falha da minha teoria, por que estou me baseando do primeiro encontro J.J. no 2x23, eu acho que é ele por causa da voz, que pra mim é igualzinha (vale a pena conferir, afinal de contas, quem ver irá presenciar novamente o segundo momento de impotência de Jane enquanto ele está amarrado, sem poder gesticular, e escutando o poema do tigre aí cairá sua ficha e notar que foi aí que a PORRA REALMENTE FICOU SÉRIA!!!)
    Muito bom o trabalho do blog, vo ler o post das tatuagens agora pq quando passei por cima me impressionei com a quantidade de informações..

    ResponderExcluir
  6. Acredito apenas e Red Jonh e o Patrick Jane não sejam a mesma pessoa pela seguinte razão: Ele gosta do Patrick e a cada morte planejada é pra ensinar a ele uma lição de vida, como no filme dos Jogos Mortais - sempre uma lição de vida - creio até que ele queira convencer o Patrick a se juntar a ele.

    ResponderExcluir
  7. Patrick Jane não é o Red John pq Red John o livra da morte na segunda temporada e fica cara a cara com ele, ele conversa com RJ por telefone quando lorelei está perto e ela ainda fala que eles são muito iguais que ela não entende como eles não ficaram amigos A PRIMEIRA VEZ QUE APERTARAM A MÃO então RJ concerteza é outra pessoa e próxima como foi dito na 5 temporada no episódio 7.

    ResponderExcluir
  8. Eu queria saber qual a música que RJ colocou no assassinato da esposa de Jane eu sei que é Bach mas qual a música especificadamente?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Jane não é RJ, mas acho que ja sei quem é, sempre fiquei desconfiado que fosse a Lisbon, porque ela sempre esta perto do jane e como sempre "nao se deve duvidar dos bonzinhos" haha, mas nao quero que seja ela entao percebi que é outra pessoa! Massa ELA esta enganando todos direitinho e esta aparecendo quase toda hora...

    ResponderExcluir
  11. Eu acredito na teoria de Jane ser Red John. Tem tudo a Ver. Red John esta SEMPRE um passo a frente de Jane, Red John sabe SEMPRE o que Jane esta fazendo ou pensando e a forma que ele utiliza para que nao revelem quem e ele ( seus comparsas ) e a hipnose. Sempre quando prendem alguem que sabe quem e RJ ele mata a pessoa porque Jane pode descobrir a hipnose. E na verdade acho que seria realmente um final incrivel!! Apesar de gostar do Jane.

    ResponderExcluir
  12. Como residente de psiquiatria e fã da série tenho duas teorias. Uma é de que RJ seja Patrick Jane. Vemos que a série adora recursos psicológicos e psíquicos. Leitura corporal, programação neurolinguística, psicopatia, entre outros. Acredito que Jane possa ter um transtorno dissociativo de personalidade, uma personalidade dupla (pra quem não sabe recomendo assistir o filme Identidade). Jane e RJ seriam a mesma pessoa. Acredito que a personalidade Red John seria o lado perverso de Jane, tendo esta conhecimento da personalidade de Jane, ao mesmo tempo que o inverso não é verdadeiro. Red John é uma pessoa que usa os mesmo recursos de Jane, seus crimes revelam que RJ é capaz de atingir e perceber a sensibilidade de uma pessoa. Nessa última temporada vimos um episódio intrigante, em que Jane tem passagem por uma clínica psiquiátrica. Talvez seja uma dica ou uma pegadinha, para que pensamos que eles sejam a mesma pessoa. Daí vem minha segunda teoria. Red John seria o pai de Jane. Vimos que quem ensinou Jane a ser um mentalista foi o pai. Vimos também que eles se desentendem e que o pai é mais perverso que Jane. Além do que o pai é uma figura muito pouco explorada na série, então a surpresa seria maior. Se existe uma pessoa que, a princípio, seria mais experta que o pai, essa pessoa seria seu pai, quem lhe ensinou a ser o que e. RJ conhece bem o passado de Jane, visto ao longo da série e principalmente, nesse último episódio. Se tem alguém que conhece o passado de Jane é ele mesmo ou o seu pai..

    ResponderExcluir