quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Especial - O Mentalista: Retrato de um serial killer - Red John


   O que vemos nas cenas de crime revela somente parte da história. As evidências que foram criadas ou deixadas na cena do crime, nesse caso as testemunhas, o sorriso pintado.


   O que vamos fazer é penetrar na mente do assassino. Examinar o caso no ponto de vista psicológico e comportamental, Entender a dimensão psicológica por trás desses comportamentos. E assim começarmos a entender padrões que ultrapassam o que é visível e formar uma idéia de quem é esse indivíduo.




   Red John é um daqueles assassinos seriais expressivos que querem que as pessoas examinem o que ele está fazendo e compreendam e por isso deixa sinais que lhe dão pistas.







   É importante lembrar que Red John pensa em seu efeito sobre os outros, muito mais do que ou pelo menos tanto quanto os outros pensam em Red John. Então, tudo que ele faz é feito com muita atenção ao efeito que vai causar.

A assinatura:

Agora com respeito a cara sorridente, no caso de Red John em particular, não parece ser uma ação ritualística mas sim uma mensagem, ou símbolo.A cara sorridente que Red John usa como uma marca, é um logotipo, propaganda.



É um pavor para qualquer um que veja e é isso o que ele quer, causar esse efeito de medo.



É fantástica a contradição, um conceito apavorante, mais que é uma cara sorridente.




Ele quer que todos saibam que esse foi seu crime específico para que receba os crédito para todos os crimes futuros.

Ele faz lembrar Charles Mason, ele deixava para trás, nas cenas dos crimes, ou pelo menos seus seguidores deixavam mensagens em sangue.




As Descobertas:

Red John é um indivíduo organizado, aparentemente é muito inteligente.  Tende a ser carismático, podendo atrair pessoas que o assistam. Parece ser sexualmente capaz, em sua associação com a mulher cega.




Seus conhecimentos tecnológicos são tremendos. Ele consegue obter informações muito rapidamente. Portanto, sua técnica de vigilância inclusive as pessoas que vigiam para ele, é muito avançada.





Está tentando desequilibrar as pessoas. Tentando enganar as pessoas que o estão perseguindo. Quanto mais mensagens falsas ele divulga mais trilhas falsas abre, mais seguro fica. Por isso, qualquer coisa que ele faça, deve ser encarado dessa forma.

Está claro que ele tem alguma associação com a polícia. O fato de Red John ter tido acesso a prisioneiros prominentes. Ele tem informações privilegiadas, pode literalmente colocar pessoas na CBI.




Houve uma ligação que houve entre o delegado Dumar e o fato de seu pai ter sido um oficial de polícia ligado ao Red John.





Se vc for um psicopata muito inteligente, como Red John é sentirá atração por, e será atraente para, membros do combate ao crime que não são tão sádios como deveriam ser.





A situação com o diretor recitando a poesia.




Que era do mesmo autor da poesia que Red John recitou para Patrick Jane.



E tbm a última coisa que Todd Jonson fez antes de morrer, após ser queimado enquanto estava sob custódia, foi recitar trechos similares do mesmo poeta.



A obsessão de Red John por Blake é para ele uma afirmação de que o que está fazendo não é maldade.

O motivo:

Antes de Patrick Jane envolver-se no caso,  oito mulheres foram mortas por Red John, o que sugere, pelo menos inicialmente, que foram assassinatos seriais sexuais.
Podem ter sido motivados por um componente sexual, mas não é aparente. Vc não encontrará vestígios sexuais na maioria desses casos pq a violência tomará o seu lugar.

A vítima aqui não tem a menor importância. É um objeto com o que se brincar. E nesses casos parecem que foram planejados minuciosamente e que ele tinha controle, não parcial, mas total sobre as vítimas.

Trata-se de um assassino serial que associamos a alguém que objetifica suas vítimas.  Mas ele faz tudo para se distanciar psicologicamente e fisicamente da vítima. Ele as ataca pelas costas, com uma arma pontuda. Atordoava-as, de modo a não haver qualquer interação com a vítima.





E só se relacionava com o corpo da vítima após a morte. Então não há qualquer componente que indique alguma troca com a vítima.

Red John é do tipo de pessoa que procura por fortes emoções. Passa um grande tempo na cena do crime. Expóndo-se ao risco de ser apreendido, o que, como mensagem, demonstra o controle o domínio e a força que ele tem.

Sabemos que ele não é só narcissista e exibicionista, o que tbm é... mas tbm parece ser propenso ao exagero.



Ele agora não mede esforços para intimidar as pessoas e mostrar que ainda é mais poderoso.




Isso é Red John, controle e poder. Ele só vê as coisas sob seu ponto de vista e os outros como seus fantoches. Suas vítimas são seus fantoches, até mesmo seus associados, companheiros de culto, por assim dizer, são fantoches para seus métodos, para seu comportamento.




O culto:

Ele é certamente uma combinação complexa de inúmeras características, mas no momento em que Patrick Jane envolve-se, tinha todas as características de um líder de culto.

Ele é um grande manipulador o que é algo raro para seriais killers. Aqui temos um sujeito que tornou-se algo como um líder de um culto o que exige um grande talento para entender a psicologia alheia, um grande carisma, e o desejo e necessidade de atrair pessoas.





Sabemos que ele revelou pensamentos filosóficos.




Revelar esse tipo de filosofia é muito comum em líderes de culto. E ele usa pessoas diferentes para praticar esse processo e de formas diferentes.

Para perceber seus desejos e suas fraquezas para concetrar-se neles e distorcê-los do modo que desejar. Esse aspecto do personagem é talvez sua maior força.

Parece que há uma evolução em seus crimes. Assassinos seriais não evoluem de forma linear. essas situações são muito dinâmicas.

A evolução:

Quando observamos o início da série de crimes de Red john e o modo como ele progride ao longo do tempo em direção ao que acontece no final, a primeira coisa que pensamos é que houve uma grande incosistência ali. Ele passa de alguém interessado em atividades sexuais e em realizar suas fantasias, para esse jogo em que se engaja com Patrick Jane.

Sua transformação gradual é totalmente premeditada e em qualquer carreira em que vc esteja se for tão bem sucedido quanto ele acha que é, vc aprende e cresce e adquire ambições maiores.

ele está mudando seu método de operação pq tem conhecimento direto do que a polícia está fazendo e os passos que estão dando para tentar captura-lo.



Ele está evoluindo, dessa pessoa fechada, que não quer ter nenhum contato e com padrões distantes de comunicação. Ele desenha uma cara sorridente, mas isso é tudo. Para alguém que recruta pessoas e se engaja com elas. Evoluiu até onde Patrick Jane entra no quadro e torna-se um competidor, de certo modo. Tornou-se uma relação de predador-presa aqui. Uma competição. Um jogo de xadrez.




A análise:


A melhor maneira de compreendermos a progressão dos comportamentos através da série é olhar para cada um desses casos ao longo do tempo, começando com a namorada de Red John.

E depois Red John envolvendo-se em inúmeros comportamentos em um certo número de casos que nos levam de volta ao seu M.O básico.

Esse é o tipo de análise que fazemos estatisticamente para tentar entender o que diferencia crimes mas tbm o que os une. E muitas vezes pode-se usar isso para ligar crimes concentrando-se em cada componente individual.
Quando Red John começou a cometer crimes no canto inferior direito desse quadro vemos todos os crimes que possuíam aquele M.O em geral.

Mulheres em suas próprias casas. Portanto ele começou como um criminoso que era muito distante e muito contido. Aí então houve um momento crítico em que as coisas mudaram. Foi quando patrick Jane entrou no ar e falou sobre Red John e o que achava dele.






Ninguém pode opinar sobre Red John, pq é ele que está no controle. Em sua mente, é ele que comanda os outros. E por isso ele reage. E mata sua esposa e filha. Depois volta e mata outro número de vítimas usando seu M.O em geral.

Mas como vc pode ver, os crimes de reação são muito diferentes de tudo que já fez até então. E de repente temos um padrão.

Essencialmente vc pode dividir em quatro partes:

no quadro inferior direito temos as vítimas que foram mortas usando seu M.O básico.

Os perfis no canto superior direito são os das vítimas baseadas em uma certa reação.

No canto superior esquerdo estão as vítimas mortas por associados de Red John.

No canto inferior esquerdo estão os associados de Red John mortos por Red John.

É quase uma progressão do M.O básico para crimes de reação para associados se envolvendo e Red John matando seus associados para remover o elo final da cadeia de provas.




Pintar as unhas foi uma mensagem direta para Patrick Jane. "Não só tive poder total sobre sua esposa e filha como tbm de fato fiz algo muito íntimo com elas. Tomar o sangue e pintar as unhas dos pés de sua esposa". Não é só um tapa na cara, como tbm diz para Patrick Jane: " Eu poderia ter feito qualquer coisa, ter ficado aqui o tempo que quisesse."





Mas agora ele apresenta outro meio de comunicação com o mundo e deixa uma carta.





Ele diz: " Isso é o que vc fez e como eu reagi. Estou enviando uma mensagem muito forte para Patrick Jane de que não sou um assassino serial qualquer. Vou lhe ensinar uma lição por me demonizar na televisão.

Esses foram os crimes de reação de Red John mas foram tipos muito diferentes de crimes de reação. Um deles foi pelas reações a si mesmo. Quando as pessoas atacam ele, ele matou os dois estudantes de cinema.






E ele reiteirou que, no caso de Emma Blasket, ele pintou as unhas do pé só para lembrar-se do que foi feito com sua esposa e filha para colocar em sua mente de novo o que  a severidade do que aconteceu.

A medida que segue em frente, vai integrando mais pessoas ao seu sitema e quanto mais gente sabe o que ele faz  mais ele acha necessário elimina-lás.

O que Red John está fazendo... parece quase super-humano. Sua habilidade de controlar os outros, para matar pessoas no departamento de polícia.

E a cena em que Patrick Jane encontra-se de fato com Red John em que está enrolado em plástico e Red john aparece como um ceifador, com sua máscara grotesca e estilo medieval.

Estudando o caso inteiro, ele estava de forma diferente no sentido de que talvez Red John seja Patrick Jane, em sua fantasia ou percepção deformada.



Simon Baker:  "Eu fantasio sobre a ideia de que Patrick Jane é tão narcissista que criou essa vida para si mesmo e deu-se uma posição nela com que pudesse obter vingança por um crime que ele mesmo cometeu nesse ciclo que se perpetua, de sua própria criação e é um personagem do tipo de O médico e o Monstro."

Bruno Heller: "Digo isso e excluo como possibilidade só pq seria enganar o público. Perseguir esse cara o tempo todo, para depois revelar que, de fato... Se no final de Moby Dick, o capitão Ahab fosse a baleia branca vc se sentiria enganado, não acha?" (DEFINITIVAMENTE, RED JOHN E PATRICK JANE NÃO SÃO A MESMA PESSOA).

As Relações:

A relação entre Patrick Jane e Red John é muito complexa e pode ser encarada em inúmeros níveis diferentes.

O que eles tem em comum é um tipo de extremo senso de honra pessoal de individualismo.

Red John é inteligente. Muito organizado. Planejador.  Muito competitivo. E agora tem um arqui-inimigo.

Patrick Jane, que é tão esperto quanto ele, e a competição é ferrenha.

Então, outra coisa que vimos com consistência em todos esses crimes foi seu narcissismo.

Ele até fala com ele como se fosse um estudante seu. 

É muito importante para Red John mostrar, especialmente para Patrick Jane o quanto é poderoso e onipotente.

Red john pensa em Patrick Jane como um crítico merecedor do drama que Red John está criando. Ele precisa e quer aquela atenção. Ele não quer matar Patrick Jane, Red John quer manté-lo vivo. Quer manter aquele duelo vivo para demonstrar sucessivamente que está sempre um passo adiante, que é mais esperto que Patrick Jane, e, não importa o que este faça, nunca conseguirá esclarecer esses crimes.

Se perguntassem, ele provavelmente diria que é uma fraqueza, que desenvolveu uma afeição, quase um vício por ter alguém como Jane. Alguém inteligente e perspicaz observando-o.

Red John agora está tentando ser mais esperto que Patrick, algo muito comum entre assassinos seriais.

Eles tbm tentam chegar perto de policiais. Procuram bares frequentados pela polícia para ouvir o que estão falando e coisas assim. Nesse sentido é uma relação simbiótica entre policiais e criminosos. Eles precisam um do outro.

Conclusões:

As coisas estão ficando cada vez mais complexas. Ele está evoluindo. De novo tentando estar um passo a frente no jogo. Com certeza irá incrementar. Mas do modo que se torne manchete.

Já os homicídios iniciais lhe provocaram uma espécie de euforia intíma. E a medida que segue em frente aparentemente parece ter que cometer mais crimes para recriar aquela euforia dentro de si.

Está em uma tragetória de superação constante e pode perfeitamente acontecer que muitas pessoas ainda sejam mortas, antes que ele seja preso.

red John está alimentando-se disso tbm. "Vou me exibir um pouco mais". Isso chega a um ponto tal que torna-se totalmente fora de controle.

No fim das contas, Red John é um artista. Toda performace precisa de um público.

Bruno Heller: " Red John está andando em uma corda bamba, em que seu desejo por reconhecimento e vontade de demonstrar o seu talento estão em conflitos constantes com o seu desejo de não ser pego. Eventualmente cometerá um erro e então irão pegá-lo. MAS AINDA NÃO!"

5 comentários:

  1. Oi..eu sou muito fã do seu blog, e queria que você me recomendasse livros, que tenham o mesmo assunto tratado o seu blog, como Dedução e observação, de Patrick Jane e Sherlock Holmes

    O ultimo livro que li sobre esse assunto foi Decifrar pessoas de Jo-Ellan Dimitrius, eu queria me aprofundar mais no assunto tem alguma recomndação?

    Caso eu esqueça de ver esse comentario me responda por E-mail

    Kaique.pnl.2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, os livros de Sigmund freud são muito bons, ele é um gênio da psicanálise (se pronuncia fróidi), seria bastante útil para se decifrar o comportamento humano!!

      Excluir
  2. Bem vem esse descriçao do red john acho ainda mais que seria uma otima sacada ser o rigsby .

    ResponderExcluir
  3. Como os seguidores de Red Jonh o veneram como uma lider religioso levaria a suopr Brett Stiles mas isso seria meio obvio e incomum que Patrick não tivesse sacado isso...Otimo Blogger ..Parabens !

    ResponderExcluir