quinta-feira, 12 de maio de 2011

Bret Stiles e a Visualize


   Bret Stiles, o guru espiritual enigmático e Visualize, o culto religioso. O homem e a organização.Eles foram introduzidos e apresentados ao público no episódio 20 da segunda temporada ( Red All Over ).

   Acredito que a maioria sabe quem faz o papel de Bret Stiles, é o grande ator Malcom McDowell, ele foi o protagonista do antológico filme Laranja mecânica.


   Aqui temos a imagem da sede da Visualize:


   Percebe-se que tem um olho gigante no topo, assim representando o olho da Visualize que segundo seu fundador significa que o olho não é apenas uma janela para a alma, é a chave para desbloquear a sua grandeza. É a chave, pois quando vc vê-la, vc se tornará.

   A palavra olho sempre sendo ditada ao longo da série.

   A Visualize parece uma igreja futurística, um templo com aparelhos eletrônicos modernos. E pensar, qual é o perfil de pessoas que frequental tais religiões ou doutrinas? Pode-se reconhecer vários perfils, mais os principais são:

*Vulnerabilidade. Quanto mais na merda a vida de alguém possa estar afundado, seja por causa de dinheiro, baixa-estima, relacionamentos quebrados, etc.... mais vulnerável uma pessoa pode ficar, e mais apta essa pessoa está para ser manipulada e enganada. Pessoas mais sensíveis se enquadram melhor aqui.

*Ignorância. Ignorância geralmente está ligado mais a pessoas com baixa renda, por falta de estudos, etc... quanto mais pobre, mais as pessoas tem fé.

*Pessoas que nascem num meio famíliar que tem como tradição básica alguma religião, pode adotar ao longo de sua vida uma vida mais voltada para o lado religioso.

*Pessoas inteligentes tbm são enganadas. Pois a inteligencia permite que façamos mais ligações lógicas, e se perceber, muitos meios usados em religiões fazem sentido. As palavras são a maior ferramenta utilizada por elas, e se vc escolher as palavras certas, vc pode enganar qualquer pessoa sobre praticamente qualquer assunto. E etc...

   Aqui vemos Jane respondendo umas perguntas com as mãos numa máquina estranha aonde um tiozinho careca esquisito vai fazendo umas perguntas para ele:


   As perguntas são:

"Há tristeza no mundo ao seu redor?" "Está lutando contra as desgraças do seu passado?" "Vc costuma pensar que as pessoas ao seu redor querem te atacar?"  Todas as respotas de Jane é SIM. E logo em seguida vem o diagnóstico: Jane tem sérios poblemas com paranóia, depressão e pensamentos negativos em geral. E por uma grana eles te curam!


   Vejam bem, as igrejas evangélicas estão tbm se atualizando aqui no Brasil, Dízimo no cartão de crédito:


   Atenção nos 2:00 minutos, rirariaiariariariariariarirairaiar!!!

   Essa técnica da Visualize serve para conhecer melhor o perfil da vítima para assim lhe aplicar o engano de maneira mais efetiva. Essa tbm é uma técnica usada pela Cientologia, isso, aquela mesma que o anão Tom Cruise frequenta, entre outros astros. Eles fazem um questionário antes do membro ingressar. A Visualize que é ficção, óbvio, me lembra muito a Cientologia, ao menos em alguns aspectos. Mais o principal objetivo de qualquer culto ou religião é..... sim todos vcs já sabem... $$$$$$$$$$$$$$$$$,
entra aí tbm alienação, consolo, etc... Se vcs querem conhecer um pouco mais sobre a cientologia lhes indico uma fonte muito confiável, SOUTH PARK, sim é isso que vcs leram, e não, não é sarcasmo nem mentira não, se vcs quiserem conferir baixem da net o episódio 12 da 9 temporada de South Park, o episódio é bastante explicativo:


   E religiões, doutrinas, cultos, etc... sempre estão vendendo seus produtos registrados, e o campeão de vendas são os livros:


   Jane e Bret ficam frente a frente e trocam uma idéia, a princípio o assunto se tratava de um crime aleatório do episódio, mas quando Jane provoca Stiles chamando-o de mentiroso, eis que ele proferá essas palavras:


   Stiles menciona Red John, e percebam que foi de uma maneira bastante direta e pessoal para Patrick Jane, até aí poderia se supor que Bret conheça Red John através das notícias ou de outras fontes menos pessoais, mas mais tarde veremos que Stiles parece conhecer e saber mais sobre Red John de uma forma mais próxima.

   Stiles continua, dizendo para Jane que perder a mulher e filha daquele jeito torna um homem imprudente, um homem sem limites. Tocou na ferida de Jane, assim ameaçando Bret...



   No fim do episódio, Bret Stiles vai até Hightower, querendo que ela tome providências a respeito de como Jane tratou ele, querendo que Jane seja punido com a expulsão dele da CBI, dizendo que tem o senador do seu lado, esse senador é presidente do comitê de justiça.


   Claro que Jane se safa no final e acaba dançando, literalmente dançando.

   Mais aqui os pontos importantes são: Bret Stiles tem amigos influêntes no governo, chega até citar seu velho amigo ex-presidente Ronald Reagan, chamando até mesmo pelo nome diminutivo, dando a impressão que foram ou são amigos realmente próximos.


   Ronald Reagan:


 Já no episídio 3x03 (His Red Right Hand), a Visualize é palco novamente para mais um crime interno de membros.

   Jane e Stiles voltam a ficar frente a frente, e no gabinete de Stiles os dois trocam uma idéia. Kristina Frye é mencionada por Stiles dizendo que Red John naquele ponto da história a mantinha em cativeiro...


   Aqui ele fala de uma forma mais pessoal de Red John:




   Vamos ver aqui um ponto: Bret da a entender que Red John quer tirar tudo e todos que Jane ama e se importa, esse foi um dos motivos que fizeram Jane tomar a decisão de não contar para a Lisbon maiores detalhes sobre o caso Red John, para que ela não se envolvesse muito e acabasse assassinada. E Lisbon creio que é a única pessoa que Jane realmente confia.

   Jane quer saber:


   Eis a resposta de Bret Stiles:


   Reparem a expressão de nojo de Stiles, estaria ele fingindo ou realmente acha Red John muito desagradável?



   "... eu cruzaria o desolado deserto..." foi exagerado da parte de Stiles, mais uma coisa é certa, no fim do episódio ele entrega um endereço para Jane informando aonde estaria o cativeiro de Kristina...


   Teria Bret ajudado a deixa-lo a meio passo mais perto de Red John como ele mesmo falou ou ele na verdade foi instruído pelo próprio Red John a entregar essa informação para Jane? ou teria outro propósito? E como Stiles sabe sobre tantas coisas? Stiles diz uma frase muito importante como já vimos antes: "eu sei muito mais do que vc ou Red John um dia seriam capazes de imaginar". É uma afirmação muito interessante, seria Red John apenas uma peça do tabuleiro e Bret Stiles é a mão que move as peças? Estaria Stiles trabalhando nos bastidores de alguma forma, isso é, se há bastidores?

  Vejam bem o que Jane falou no episódio 3x10 numa conversa com o aposentado Minelli:


   Atenção no "REDE RED JOHN". Jane afirma que existe uma rede, o que Jane talvez ainda não sabe como nós público, que essa rede possa ser muito maior que imaginamos. Vejamos  esse detalhe que Stiles falou:


   Vamos começar a ver o quadro numa imagem maior, vamos supor que a Visualize é uma parte da rede Red John, logo então teremos: muitos policiais corruptos ajudando de alguma forma Red John, com encobrimento, desaparecer com evidências ou qualquer outra maneira que pudesse ajudá-lo. Sabemos que Stiles tem amigos influentes, logo, esses mesmos amigos de Stiles ajudariam Red John da maneira que caiba a eles. Recursos financeiros, etc...

   O que não sabemos ainda são as motivações de Red John, porém no episódio 2x08 Rebecca pode ter nos dado uma ligeira idéia das motivações de Red John.

   O que sabemos é que existe uma conspiração, e que talvez a mensagem em sangue deixada no episódio Red John´s Friends na banheira seja: HE IS MAN(Y), ELE É MUITOS.

   E aproveitando que o post tratou sobre religião, O AUTOR DO BLOG ACREDITA QUE RELIGIÃO FOI E CONTINUA SENDO UM ATRASO PARA A HUMANIDADE. Aqui está minha crítica social, talvez em posts futuros venho falar mais sobre esses vigaristas e técnicas sujas deles, se vcs querem aprender mais sobre sugestão, hipnose, manipulação, lavagem cerebral, persuação, etc.... assistam os programas evangélicos na madrugada, podem ter certeza que alguma coisa vcs irão aprender com eles se prestarem bem atenção, embora não recomendo.

   E aqui dois vídeos do grande Carl Sagan para os fãs de The Mentalist:


7 comentários:

  1. Interessante sua opinião sobre religião - por sinal contrária à minha.
    Mas acho que discutir polêmicas como essa não contribui para o crescimento do blog como fonte de informações sobre The Mentalist e assuntos relacionados, mesmo sendo um tema recorrente na série.

    ResponderExcluir
  2. Caro Cezar, respeito sua crítica, porém quando tratei sobre religião no post, eu fiz uma crítica voltada para a religião e não voltada para religiosos!

    ResponderExcluir
  3. Discordo. Religião é algo que talvez nos ajude a entender a personalidade de Jane, e por consequência, RJ.

    E minha visão de religião é bem próxima da visão do autor. Só discordo que a religião não é o maior mal da humanidade, mas a diversidade dela.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post. Boa referência de Carl Sagan no final, um dos meus ídolos. hahah

    ResponderExcluir
  5. muito bom o post. foi com grande alegria que achei um site que escreve e analisa tão bem um seriado que gosto tanto. muito obrigado por escrevê-lo!

    ResponderExcluir
  6. THATS the power rangers command center

    ResponderExcluir
  7. Qual a última cena com o líder Bret Stiles?

    ResponderExcluir