sexta-feira, 20 de maio de 2011

A cena final

   Como as legendas parecem que vão demorar ainda um tempo, vou disponibilizar a cena final e logo abaixo vou fazer a tradução do diálogo de Jane e Red John:



Red John: Posso te ajudar?

Jane: Sim! Com quem vc estava falando?

RJ: E isso é da sua conta?

J: Não me engane!

RJ: Sr. Eu não sei qual é o seu problema, mas vc está me deixando desconfortável.

J: Vc acabou de falar com Teresa Lisbon, não foi?

RJ: Estou apenas brincando com vc! Vc sabe quem eu sou.

J: Me diga de qualquer jeito.

RJ: Eu tenho muitos nomes. Algumas pessoas me chamam de Red John. Eu não vou te machucar se eu não precisar. É bom conhecer vc, cara a cara...por assim dizer. Sabe, a última vez que eu vi vc, tudo aquilo foi.... hiper... tão tenso... é difícil de conversar naquele tipo de ambiente.

J: Como vou saber que vc é quem vc diz ser?

RJ: Essa é uma pergunta profunda... Como é que alguém sabe quem é de verdade? Quem é vc?

J:  O que vc quer?

RJ: Quando O´Laughlin me disse sobre sua pequena armadilha, eu fiquei tão feliz. A oportunidade perfeita para te ensinar uma última lição de humildade. Mas não. Vc prevaleceu mais uma vez. Bravo! Sinceramente.... Bravo! E vc sabe de uma coisa... isso é uma coisa boa. Isso confirma o que eu estava pensando. É hora de parar!

J: Parar?

RJ: Sim, sem mais matanças, sem mais sangue. Já foi o bastante. Eu estive lá, já fiz aquilo tudo. Quero me aposentar. Me dar um novo rosto, uma nova identidade. Começar uma vida nova. Eu tenho habilidades e... recursos que eu possa usar para fazer uma mudança positiva nesse mundo para as pessoas. Vc sabe? Para crianças. Eu já segui meus próprios sonhos por tanto tempo, que eu perdi de vista o que mais é verdadeiramente importante para esse mundo. Eu acho que esse tipo de coisa não acontece com muitas pessoas não concorda?

J: É para me fazer rir? Pq está me dizendo tudo isso?

RJ: Bem.. eu penso que temos uma conexão que precisa ser honrada. Eu quero me despedir. Quero me desculpar... por qualquer dor e sofrimento que eu causei a vc.... e eu quero te livrar dessa maldição...

J: Eu não estou sob uma maldição!

RJ: Condenado a uma interminável procura tão raivosa por uma vingança que vc nunca terá. Eu prefiro chamar isso de maldição, vc não?

J: Eu vejo isso mais como um Hobbie e eu terei minha vingança.

RJ:  vingança????........ o que??? Olhe... olhe para mim, eu sou apenas um cara comum. Eu aposto, eu aposto que vc achava que eu tinha chifres, hein? Certo? Eu não sou um monstro. Eu não sou o demônio. Sou apenas um ser humano como qualquer outro com falhas, vícios e problemas. Me esqueça. Eu não valho tanto para vc arruinar a sua vida.

J: Aonde quer que vc vá, seu esquisito delirante, eu vou te achar e vou te matar. E aí... então, eu vou te esquecer.

RJ: Cara durão. Aqui estou eu. Vamos ver o que vc pode fazer. Vamos lá.

J: Coloque essa arma de lado, e vc vai ver do que sou capaz.

RJ: Veja como estamos parecendo. Parecemos duas crianças numa pracinha. Não consegue perceber que eu estou tentando fazer um favor para vc? Procurar por vingança é uma perda de tempo para sua preciosa vida. Sua vida é preciosa Patrick. Siga adiante com essa vida preciosa. Encontre uma mulher para amar. Comece uma família.

J: Quando vc estiver morto.

RJ: Eu já sabia que vc iria ter esse tipo de atitude. Eu tentei. Adeus.

J: Ei, não pode simplismente sair caminhando.

RJ: Não posso? Seus colegas já foram embora. O que vc pode fazer para me parar?

J: Eu não sei se vc realmente é Red John.

RJ: É justo. Sua esposa era muito limpa. Ela cheirava como sabonete de alcatrão e lavanda. Sua filha cheirava a suor e a morangos e creme. Algum tipo de shampoo infantil.

J: Por favor, espere.

Os tiros são ouvidos, Jane se senta tranquilamente na sua mesa, continua a tomar seu chá ou cafezinho e pede a conta.

2 comentários:

  1. Só escutei o diálogo uma vez, por isso não parei pra analisar as falas, mas a tradução parece estar bem próxima sim.

    O que mais me intriga nessa cena é todo mundo correndo alucinado e Jane lá, só. Era como se ele tivesse finalmente se livrando de alguma coisa, fechado numa redoma e nada poderia tirar ele de lá. Se você ver bem, dá até pra ver um reflexo de alegria e alívio na face de Jane. Ele falou que seria assim a série toda, e realmente foi.

    E no final, acaba que Jane é tão frio quanto RJ, apesar dessa afirmação ser extremamente discutível.

    ResponderExcluir
  2. Duvido que RJ tenha morrido..=X
    Ele nao pode ter morrido Ç.Ç

    ResponderExcluir