terça-feira, 24 de maio de 2011

Strawberries & Cream - Parte I


   Paranoia! Essa é uma das palavras que finalmente podemos definir esse episódio depois de recuperar o fôlego, tirar um pouco da emoção causada por esse fantástico episódio e começar a usar o pensamento mais lógico para fazer uma análise mais fria e minuciosa. Praticamente todos os personagens envolvidos da trama passaram em algum momento do capítulo a se tornarem suspeitos, hora de ser o infiltrado, hora de ser o próprio Red John, nem mesmo Lisbon fugiu dessa suspeita em um determinado momento.

   A primeira parte de Strawberrie & Cream se trata sobre Red John e sua rede estarem tentando rastrear o paradeiro de Hightower. Uma coisa é certa quando se tenta rastrear uma pessoa: DINHEIRO! Siga a trilha do dinheiro, que vc vai encontrar quem está procurando. Mais o episódio começa não deixando claro isso, levando assim Jane, Lisbon e equipe numa linha de investigação que só depois fica claro o motivo.

   A história começa com um homem, Alan Dinkler, sendo explodido num posto de gasolina quando dois políciais o cercam, pois ele é acusado de assaltar e roubar uma loja de adiantamento e transferência de dinheiro chamada Cash in motion. Ele é acusado de ter roubado 50 mil dólares! E claro que Patrick Jane estará lá para resolver o caso.


   A princípio parecia que o caso estava resolvido, ele assaltou a loja, roubou 50 mil dólares, parou para abastecer o carro no posto de gasolina e quando a polícia o cercou, ele acabou se explodindo e matando apenas ele. Mais um incrédulo Jane foi mais a fundo na questão. Ele escutou uma testemunha falar que o homem gesticulava para ela do carro, ficava apontando de forma insistente, e ele tinha olhos loucos e raivosos.


   Ao receber essa informação, Jane vai até o carro dele e constata que ele não estava louco e raivoso, e sim ele estava apavorado, e dá uma baforada no espelho do carro e revela uma mensagem deixada por ele.


   Cho diz que a perícia recuperou os 50 mil no carro de Dinkler assim como uns cds graváveis, na verdade, esses Cds eram o real motivo.

   Jane vai até a filial do Csh in motion, aonde Alan trabalhava e roubou os 50 mil. Jane tira uma onda com a cara do gerente enquanto tenta recolher pistas, uma das pistas que ele percebe é, a real motivação de Alan não era dinheiro, o dinheiro era apenas distração, pois quando ele prendeu o gerente e uma funcionaria no cofre quando levou os 50 mil, Jane percebeu que ele poderia ter levado muito mais dinheiro que apenas aquela quantia.


   Jane tbm presta atenção na abalada funcionaria e colega de Alan, ela diz que todo o tempo ele pedia desculpas, sendo assim jane percebe que ele tbm estava fazendo aquilo contra a própria vontade. Alan tbm levou uns cds do cofre. Esses cds continham uma lista de relatórios de transações de clientes. Uma lista com os nomes dos clientes que mandam dinheiro e para onde mandaram. Aí estava a verdadeira peça.


   Ao descobrirem que Alan não parou o carro no posto de gasolina para encher o tanque, logo que estava quase cheio e não colocou mais gasolina, Jane e Lisbon voltam ao posto para tentarem encontrar o motivo dele ter parado lá. Lá, eles encontram uma mensagem no banheiro.


   Uma espécie de localização aonde continuaria uma "caça ao tesouro". Após várias tentativas de descobrir qual localização era essa, Lisbon vai tentar uma última, uma escola abandonada, aonde Jane logo depois tbm se deslocou até lá.


   Percebam que no promo temos o corredor dessa escola, e numa porta vemos o smile bloody face de Red John, mais no episódio aparece é:28- A. E nesse episódio não tivemos em nenhum momento a marca oficial de Red John.



   Jane ao entrar no vestiário encontra Lisbon desmaida no chão, e com um colete-bomba inplantada nela.


   Um celular que estava junto com colete toca, uma voz do outro lado da linha usando modificador de voz falando que ela tem que fazer exatamente o que ele diz para que ele não acione o detonador. Ele pede para ela ir na CBI e que ela deveria ir pegar os Cds da cash in motion que estava no depósito de provas.


 Agora começam as teorias. Jane faz uma pergunta interessante para a pessoa que se encontrava do outro lado da linha...


   Eis a resposta...


   Aqui uma afirmação muito importante...


   Bem, todos sabem que a voz no celular era de Antonhy Gupta, o frentista do posto! Ele sim é mais uma marionete de Red John e trabalha para ele. Logo percebemos que, é provável que Red John possa ter envolvimento com alguma religião ou usa propósitos divinos para atrair e integrar novas pessoas atráves da fé cega que carregam seus seguidores. Alguém mais se lembrou da Visualize? Veremos muito mais sobre isso logo mais. Gupta é um sobrenome comum na Índia. Gupta deriva do verbo Gup que significa "preservar" em Hindi.

   Jane e Lisbon chegam até Gupta e conseguem prender ele.


   Logo a seguir chega LaRoche para efetuar a prisão de Gupta.


   E ele não diz o motivo pq queria a lista da Cash in motion.


   Agora segue uma cena interessante. Gupta é colocado na viatura e assim que ele senta, vemos ele tantando se desvencilhar das algemas, e logo depois vemos uns clarões e escutamos três tiros vindos de dentro da viatura aonde LaRoche estava com ele.


   LaRoche sai do carro com arma em punho...


   E vemos que Gupta foi alvejado por LaRoche.


   Logo depois LaRoche dando sua explicação.


   Quem aqui não achou LaRoche suspeito? Afinal é regra da série que todos os aliados de Red John acabam sendo assassinados quando são capturados para não dizer nenhum detalhe sobre Red John. Quem não pensou nisso? Mais agora todos sabemos que LaRoche não era o infiltrado de Red John, mais mesmo assim, podemos descartar a possibilidade de que LaRoche tem algum envolvimento com Red John e podemos continuar considerando ele suspeito de alguma coisa? Bem ainda é muito cedo para afirmar isso, mais nessa cena para mim ficou claro que, Quando vemos Gupta entrando dentro da viatura, de fato ele estava tentando se livrar das algemas, e logo mais quando a mão dele aparece para fora do carro pingando sangue, vimos que ele realmente conseguiu destrancar ela, sendo assim a história de LaRoche faz sentido, pois Gupta tentou pegar uma arma e nisso foi atingido por LaRoche, e lembrem-se, tinha mais um agente com LaRoche dentro do veículo. Então por esse motivo LaRoche não pode ser considerado ainda um suspeito ao menos não por essa cena.

   Logo mais Cho chega com a informação que um nome da lista da Cash in motion, Max James, e que ele foi encontrado morto.

   Jane, Lisbon e Cho chegam na cena do crime e encotram Max James caído ao chão amarrado numa cadeira com sinais de tortura pelo corpo.


   O que se segue é o seguinte: Max estava morto antes de Gupta colocar a bomba em Dinkler. Jane percebe que Gupta queria algo dele, pois Max não foi morto pelos machucados e sim por sofreu um enfarto enquanto era torturado, sendo assim, Gupta não conseguiu uma confissão de Max James. Foi aí que Gupta encontrou um recibo da Cash in motion, e que iria chegar ao que ele estava procurando através da Cash in motion. Pois as listas tinham além dos nomes, as cidades que eram enviadas esse dinheiro.

   Cho encontra uma foto no chão e....


   A última peça que faltava para completar o quebra-cabeça. Logo sabemos que, Red John estava atrás do paradeiro de Hightower, e Gupta estava trabalhando para ele. Red John começou ir atrás dos familiares de Hightower e chegou no primo dela, Max James. Max foi torturado mais não disse aonde ela se encontrava, mesmo sabendo aonde estava escondida, pois logo era ele que enviava dinheiro para ela no esconderijo. Logo Gupta encontrou o recibo da Cash in motion, e através do destino do dinheiro que era enviado, assim conseguiriam o endereço em que Hightower recebia o dinheiro como a localização dela.

   Jane quer manter essa informação em segredo...


   Cho não sabia de nada e queria avisar LaRoche sobre o ocorrido, mais Lisbon pede para Cho não se envolver e que ele precisava confiar nela. Quando ela pudesse ela contaria tudo o que está ocorrendo.


   Jane volta para o seu quarto de motel, ele foi sozinho, sem Lisbon. Nisso ao sentar na cama ele escuta barulho de uma goteira no banheiro, ao fechar a torneira ele escuta um barulho atrás dele...


   Ao se virar ele dá de cara com Hightower apontando uma arma em direção a ele com um olhar psicopata trajando vestimentas de assassina profissional.


   E nessa semana ainda. A segunda parte de Strawberries & Cream assim como seu adicional com a complementação das análises e observações.

5 comentários:

  1. Poxa galera, cadê a continuação? Ótima análise, por sinal...

    ResponderExcluir
  2. Esperando pela parte 2 para fazer uma pergunta sobre algo que me intriga nesse episódio :D

    ResponderExcluir
  3. Qse um mês e nada, deve ter acontecido algo com o dono do blog :S

    ResponderExcluir