quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Leitura fria - Fases da Vida - 18 a 30 anos


   Assim como as pessoas tem tipos diferentes de personalidade, elas tbm fazem escolhas diferentes. A maioria das pessoas acreditam que a experiência de vida são exclusivas somente para elas. Há jovens que separam-se da convivência dos pais e irmãos. Alguns vão trocar seus amigos pelos estudos ou trabalho. Alguns vão para o serviço militar, enquanto outros vão colocar o pé na estrada em busca de aventura e romance.

    Como progredimos na vida, nossas escolhas em relacionamentos, carreira, na vida em geral, continua nos desviando daqueles que nos cercam. Alguns amigos irão se casar antes de terminar os estudos, outros irão esperar até depois dos 30, enquanto outros nunca vão encontrar a "pessoa certa". Alguns casais se divorciam, enquanto outros ficam juntos pelo resto de suas vidas. Alguns tem filhos e outros não. Alguns vão morar longe enquanto outros vão ficar até morrer na mesma em que nasceu.

   Quando amadurecemos, ficamos cada vez mais cautelosos qual porta ou decisão devemos abrir ou tomar. Algumas portas estarão fechadas e outras abertas. Tão seguramente, os caminhos que as pessoas escolhem são individuais. Porém, as pessoas dividem muitas similaridades notáveis.

   DOS 18 AOS 22 ANOS: PROCURANDO PAPEIS.


   Antes dos 18 anos, "Eu preciso ir para longe dos meus pais", esse é o pensamento mais comum. Entretanto, raramente essas palavras vão se tornar ações reais. Depois desse ponto, a maioria das pessoas vão começar um processo de rompimento físico de seus pais e laços da infância. A pessoa pode ir a uma universidade, ao serviço militar, intercâmbio em outro país ou alugar um apartamento.

   Durante esse período, os jovens vão procurar estabelecer uma base deles mesmos. Eles costumam ser: Atraídos por modismos, preferem o mistério e o inacessível do que seus pais. Entretanto, os jovens guardam um segredo de medo de que não vão conseguir vencer no mundo adulto, são ainda inseguros quanto a isso, mascaram esse medo com comportamento desafiador e falsos atos de bravura.

   Jovens procuram por amigos e pares dos quais existem um entrosamento de visão sobre o mundo, eles servem para substituirem suas famílias. Em algum ponto esses mesmos amigos podem sair de suas vidas, assim retornando para o conforto e segurança de seus lares. Essa volta ao lar é comum nos jovens entre 18-22 anos.

   E no fim deste período de teste de independencia, o jovem está melhor preparado para deixar o lar agora bem preparado fisicamente e emocionalmente. Uma passagem tempestuosa, irá facilitar o progresso para a fase adulta. Aqueles que falharem em quebrar os laços nessa fase estão destinados a enfrentar uma transção bem mais díficil para cairem na estrada.

   DOS 23-30: DANDO FORMA AO SONHO.


   Dos 22 a 30 anos, a maioria dos adultos mudam o foco de suas vidas pelo "tumulto interior da adolescência" para detalhes mais práticos e externos das suas aspirações que desejam realizar. É o tempo mais excitante e energético da vida de uma pessoa. 

   Durante este período, a pessoa tenta descobrir como alcançar seus objetivos de vida. Eles podem procurar por papéis estereotipados para ajudar a definir quem eles querem ser, perguntar para pessoas bem sucedidas como elas conseguiram, procurar um mentor, etc... 20 e poucos anos tbm sofrem pressão da sociedade, tanto da família, amigos, do que ele(a) deveria fazer... "Pq não se casa, constituir uma família?" ou o oposto... "Pq ao invés de seguir seu sonho ele(a) acabou se comprometendo com outra pessoa?"

   Um dos aspectos mais terríveis dos 20 e poucos é a convicção interior de que as escolhas que fizeram são irrevogáveis. Isso é amplamente um medo falso. As mudanças são possíveis e alguma alteração da escolha original é bastante possível e inevitável.

   As pessoas tomam dois diferentes caminhos nos 20 e poucos anos. A primeira é "construir uma firma, com uma estrutura segura para o futuro". O outro caminho é totalmente o oposto, e quem tomou essa escolha sentem-se livres para explorar e experimentar a vida. Não tomam qualquer decisão permanente ou aquelas que não são facilmente reversíveis.Entre esses dois caminhos, nenhum está errado ou certo, agora, entretanto, quem viver o extremo de um desses caminhos, podem passar por problemas em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário