quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Perfil Psicológico


  Um perfil psicológico traça uma imagem aproximada de quem somos, como atuamos ou podemos atuar nas diferentes situações de vida.

  É UMA OBSERVAÇÃO MINUCIOSA DA PESSOA.

  As pessoas são cheias de primeiras impressões, muitas vezes já existe um preconceito, um pré julgamento antes de sequer conhecer uma pessoa, por isso, cuidado com as impressões, nem sempre a primeira impressão é a verdadeira. Ex = Primeira impressão, favorável até fascinante. "Amor a primeira vista" é irresistível (emoção de prazer precipitado). Com o termpo, as impressões vão se acumulando, e vão se alterando. Daí pode vir a decepção, já que criava expectativas e sonhos. 

  Empresas e tribunais são as instituições que mais frequentemente pedem o perfil psicológico. ( E É MUITO ÚTIL PARA MENTALISTAS).


   PESQUISE: antecendentes sociais e familiares, sua biografia, avaliação da personalidade e do perfil cognitivo (inteligência, estilo predominante de pensamentos, défices ou talentos).  

1) Aspecto e atitude da pessoa

2) Tipo de humor predominante e sua capacidade de sociabilização.

3) Discurso e linguagem

4) Continentes do pensamento da pessoa (como pensa, conteúdos, eventuais perturbações ou limitações, destreza de raciocínio)

5) Avalie a inteligência e outras dimensões mentais (cognitivas) para descortinar a sua capacidade de resolução de problemas da vida, a sua estrutura intelectual, etc...

6) Determine o auto-conceito (como a pessoa se ve e avalia a si mesma).

7) Capacidade do juízo crítico - capacidade que permite uma pessoa tomar decisões adequadas a cada situação da vida e agir em conformidades (Ex = uma pessoa impulsiva por natureza tende a julgar irreflectidamente as situações e atuar com consequências negativas).

  
   Avalie até mesmo a personalidade íntima, muitas vezes escondida, subjetiva.

   Impressões, ideais, crenças, juizos e preconceitos influênciam o que pensamos sobre outras pessoas. QUANDO FIZEREM UM PERFIL PSICOLÓGICO, DEIXEM ISSO DE LADO PARA UMA MAIOR EXATIDÃO DA LEITURA FRIA.

 Não julguem as pessoas pelas opiniões dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário