sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Personalidade - Estilo musical


   Lembrem-se que é um estudo e que não se pode generalizar, entretanto, sim, o estilo musical influência na personalidade das pessoas e (ou) a personalidade influencia na preferência musical.

"Diga-me o que tu ouves, que eu lhe direi o que tu és".

Estudiosos da universidade escocesa Heriot-Watt, desenvolveram uma pesquisa bem curiosa, eles relacionaram as personalidades das pessoas com o tipo de música que gostam de ouvir.

Segundo a pesquisa, os fãs da música clássica e do jazz são muito criativos, embora os primeiros sejam mais extrovertidos e os segundos, mais tímidos.

“Pesquisadores demonstram há décadas que os fãs do rock e do rap são rebeldes e que os amantes da ópera são pessoas ricas e bem instruídas”, disse o professor Adrian North.

Os fãs do rap, seriam extrovertidos e falantes, aliás, uma característica do próprio tipo de música, são mais propensos à raiva e à prática de violência e roubos. Os fãs da música indie têm baixa auto-estima e não são muito gentis.

As pessoas que curtem música soul podem se animar, já que a pesquisa concluiu que são criativas, extrovertidas, gentis, têm boa auto-estima e sentem-se à vontade com elas mesmas.

Quem ouve country – o nosso sertanejo – seria, de acordo com os conceitos pesquisados, mais trabalhador, sempre disposto a enfrentar uma jornada maior, fazer mais. E conseguir o sucesso. Sem abrir mão do seu gosto musical que, para muitos, é duvidoso.

Adolescentes que escutam muito heavy metal têm mais propensão a desenvolver depressão e doenças mentais. Segundo o estudo, fãs de heavy metal são mais inclinados à prática de sexo sem proteção, automutilação e pequenos furtos.

De acordo com o estudo, fãs de música eletrônica são mais suscetíveis ao uso de drogas, independente de sua condição sócio-econômica.

2 comentários: