terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Red John´s Friends - Parte 1


   Cena do crime: A SWAT invade a mansão dos Renfrew e ao arrombar a porta de um dos quartos se deparam com Jared Renfrew ( um narcisista sem princípios muito inteligente segundo Jane), sentado ao lado do corpo já sem vida de Undine Kopecki, uma jovem empregada da casa, filha de outra empregada, Mariska Kopecki.


  Um ano depois do crime, Jared, dentro de um penitênciaria, entra em contato com Patrick Jane desejando sua visita dizendo que tinha informações sobre Red John.


   Jared propõe um acordo com Jane, se Jane conseguir tirar ele da prisão, Jared lhe dará informações explosivas do Red John, o bastante para capturá-lo.


   Jane pergunta como Jared conseguiu essas informações, e ele responde que Red John é amigo de um amigo dele.

      Jared, foi acusado de ter estuprado e assassinado a empregada e está cumprindo pena de 25 anos. Mas Jared fala que é inocente e quer a ajuda de Jane para inocentá-lo. Jane no ínicio não acredita muito de que ele seja realmente inocente logo que leu os arquivos e as evidências e os depoimentos (incluindo da própria família) todos apontavam que Jared era de fato culpado (ele estava segurando uma faca ensanguentada e o sêmen dele foi encontrado dentro dela). Mas ele insiste que não matou a empregada. Jane pergunta o que aconteceu e ele responde que não sabe, que cheiraram um pouco de cocaína, usaram umas metanfetaminas e fizeram sexo consensual e depois acabou dormindo. Jane diz que as portas estavam trancadas por dentro e que nas janelas haviam barras. Mesmo Jared sendo inocente, Jane não acredita que ele tenha informaçõs sobre Red John, assim dizendo não para a proposta dele e virando as costas, quando Jared dá informações de que não foram públicadas na mídia do caso do Jane: " Sua esposa... Red John pintou as unhas do dedo do pé dela. Pintou com o próprio sangue dela... um toque de elegância apenas para vc."


   Depois disso Jared convence Jane. Jane prova a inocência de Jared, Jared dá informações sobre Red John. Uma troca justa.

   Jane em seguida vai até Minneli pedir ajuda para reabrir o caso Jared.



   Minelli diz "NÃO" pois Jared foi julgado e condenado, é um caso fechado. Jane fingi entender e concordar com Minelli de que nada mais pode ser feito, falando que o seu desejo de vingança não pode ceder as regras. Quando Jane sai da sala Minelli diz para Lisbon que Jane estava mentindo pelos dentes, e Lisbon concorda. Lisbon logo em seguida diz para Jane que Minelli mandou ficar de olho nele e que mesmo sabendo que Jane iria tentar de tudo para conseguir inocentá-lo, mesmo todos dizendo o contrário, era para Jane não usar o crachá da CBI.



   Jane vai a mansão dos Renfrew e acaba conhecendo o irmão de Jared, Gardner Renfrew.


  Jane pergunta se Gardner acredita que seu irmão seja inocente, Gardner acredita que seu irmão seja culpado, dizendo que violou aquela garota, a casa e a sua própria família.

   Próximo passo de Jane era falar com a mãe deles, Muriel Renfrew.


   Jane se apresenta falando que pode inocentar o filho dela, despertando assim a atenção de Muriel.


   Jane pergunta para ela falar sobre Jared. Ela diz: " Era uma criança problemática, encantadora e luminosa, mas um tirano e mentiroso. Um pouco sádico." Jane fala que eram qualidades que ela gostava bastante. Ela diz que achava divertido no início, afinal ninguém quer um filho fracote, mas que deveria ter um senso de moderação e proporção.

   Jane pede para ver aonde ocorreu o assassinato.


   Jane repara e confirma as barras de ferro na janela.


   Enquanto jane observa o quarto, Muriel diz que Mariska e Undine estavam a mais de 20 anos trabalhando para a família. Jane pergunta sobre Mariska e Muriel responde que saiu da casa e está vivendo em outro lugar. Jane pede o endereço de Mariska.

   Enquanto Muriel vai buscar o endereço, Jane percebe uma despensa logo em frente ao quarto, e começa suas deduções ao estilo Sherlock Holmes.


   Um carretel de linha de pesca...

... e um molinete.

   Jane começa a perceber como é possível entrar em um quarto que aparentemente é "impossível" de se entrar.

   Jane análisa a chave.



   Olha pela fresta por baixo da porta.


   E espia pelo buraco da fechadura. Jane junta as peças e descobre como foi possível alguém de fora entrar mesmo lá dentro tudo estar trancado.


   Logo mais tarde, Minelli diz que Gardner é um homem influente na cidade, e quer que Jane seja reprimido e deixar sua família em paz, um ordem dada diretamento do gabinete do governador (seria o arnold?). E se Jane continuar ele será demitido da CBI e eis que o próprio Jane se demite.


  Com Jane demitido claro que seus amigos não iriam deixar ele na mão. Lisbon diz que infelizmente não pode ajudar Jane já que Jared é culpado e que não sabe nada sobre Red John. Van Pelt diz que encontrou uma ligação entre Jared e Red John. Val Pelt diz que a 7 anos atrás Jared estava preso condenado por posse de entorpecentes e que tinha dividido a cela com um homem chamado Orval Tunner. Tunner alegou em seu julgamento de 1998 de assassinato, que tinha sido apenas um cúmplice e que o verdadeiro assassino era um homem chamado Red John.


    Red John começou sua série de assassinatos em 1998.

   Tunner morreu de ataque cardiáco no hospital da prisão. E aí está uma ligação, uma pequena conexão, mais mesmo assim uma conexão.

   Jane agora sozinho em sua busca, por pouco tempo, na sarjeta, lembrando do dia em que abriu a porta de seu quarto...

   Expressão de medo no rosto de Jane, no dia em que sua vida mudou completamente.

   Lisbon liga para Jane voltar para o caso e assim eles se reunem novamente.


   Jane explica que o centro de defesa de Jared foi que ele amava Undine e que jamais machucaria ela, mas a mãe de Undine testemunhou que era mentira. Enquanto isso Van Pelt pesquisa sobre Mariska Kopechi no computador.


   Van Pelt consegue um link para um banco de dados médico que tem um registro de Mariska, que mudou de nome para Vanna Clonney. Van Pelt coloca o novo nome e achou que a 4 meses atrás, alguem chamado V.K. Clonney encontrou um endereço em Marin, mas o estranho foi que o link original era de um civil, um tal de Dr. Joe em New Hampshire (NH).


   Jane percebe que existe um anagrama no nome de DR. JOE NH.


  Jane fazendo as combinações no jogo de palavras e a revelação é:


   E começa um chat sinistro pelo IRC com Red John. Jane pergunta "quem é vc?"


    Red John usando sua smile face tradicional :-)


  Red John incentiva Jane a continuar o bom trabalho. Reparem: CBI- vp 107 ( CBI _Van Pelt 107) Van Pelt e seus bancos de dados da polícia.


   Num take aparece o reflexo de um homem em frente ao computador, seria o próprio Jane ou seria o reflexo de Red John?



   Jane quer saber o pq, mais acaba ficando no vácuo pois "Red John está OFF-LINE."


   Van Pelt seria a conexão, a infiltrada na CBI a serviço de Red John? Ou Red John seria alguém que trabalha na polícia ou no governo? Ou tem habilidades e conhecimentos Hackers? Ou seria isso tudo?

   Amanhã a conclusão de Red John´s Friends!

4 comentários:

  1. Gostei da análise,mas faltou uma coisa:
    Na cena em que RJ e Jane conversam pela internet,aparece o reflexo de um homem no monitor,acho que é logo depois de se dizer "Continue com o bom trabalho".
    Aparece um homem com uma camisa social de gola,e este homem não é o jane.Faltou mencionar isto.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, não adicionei esse detalhe, mais já está atualizado, muito obrigado por me lembrar.

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm acredito que seja o Jane, mais deixei em aberto para que cada um tome sua decisão.

    ResponderExcluir