domingo, 30 de janeiro de 2011

Estudo sobre sentimentos e emoções - Introdução


   Emoção, palavra originada do latim, emovere, onde siginifica "agitado" ou "chateado". É um sentimento muito forte de agitação. Emoções tornam a vida mais completa e rica, mas devem ser controladas.

   Não é difícil para um observador treinado detectar as variadas emoções nos rostos e no comportamento das pessoas.

   Observe cuidadosamente as expressões faciais, serve como um barômetro das emoções e pensamentos internos. Dizem que "os olhos são as janelas da alma", porém a boca é mais expressiva. Certos músculos da face revelam emoções particulares.Não é difícil de reconher: Exaltação, Desânimo, Vergonha, Medo, preocupação, etc... no rosto de uma pessoa.

   Aqui está o resultado de emoções negativas que as pessoas sentem mais no dia a dia:

   Preocupação: 46%      Aborrecimento: 43 %      Raiva: 34%     Medo:31%          

   Desânimo: 29%     Vergonha:22%      Ciúmes/Inveja: 15%

   O resultado acima mostra a frequência das ocorrências e a intensidade das emoções.


    Preocupação é uma reação de medo ligado aos eventos futuros que podem ou não ocorrer.
Aborrecimendo é uma leve forma de medo e assim como preocupação é mais apto a ocorrer com grande frequência e intensidade na noite e geralmente é direcionada a uma pessoa.


    Ciúmes e inveja são dois sentimentos muito poderosos, é uma combinação de raiva, senso iminente de perda e desânimo. A diferença entre ciúmes e inveja é, ciúme é relacionado a sentimento de zelo amoroso ou de querer ter, inveja é relacionado a desejo de possuir aquilo que os outros possuem ou de querer que os outros não possuam.
  Ciúme: Angústia provocada por sentimento exarcebado de posse...e esse sentimento doloroso é causado pela suspeita de infidelidade da pessoa amada.
Porém o ciúmes, quando comedido, não provoca danos e pode ser reparado antes de virar doença.
   Inveja: desgosto e infeliciadade pelo bem ou felicidade do próximo...desejo violento de possuir, de cobiçar o bem alheio.


   O humor pode mudar em uma hora, um dia ou uma semana. Segunda-Feira geralmente é descrito como "um dia triste" e de fato é um dia de grande desânimo e perturbação mental. Humor de felicidade são mais altos na primavera e verão. E o humor começa a baixar no outono e cai no inverno ( Grande parte dos suícidios acontecem no inverno ou lugares em que o frio predomina). E se o círculo de desânimo continuar durante a semana, a pessoa começara a se sentir mais melancólica.


    Ansiedade neurótica é descrita como um sentimento de condenação. Se prolongado resulta em frustração, ou culpa conciente, se for irracional, acaba se tornando numa fobia. Depois de um tempo prolongado, eles são aceitados e se tornam bastante reais na mente do indivíduo. O que podemos dizer que a maioria dos medos das pessoas são IMAGINÁRIAS. "As pessoas sentem medo pq tem imaginação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário