sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

The Mentalist ( Pilot -1x01) Parte 1.

A história começa com Jane e Lisbon chegando a cena do crime aonde o corpo de Mercy, a garota supostamente assassinada pelo vizinho Mccluskey está sendo colocada dentro do caminhão do necróterio.

Aqui percebemos a atenção flutuante de Jane já lançado sobre Mccluskey, recolhendo informações sobre traços físicos e aspecto geral do garoto!



Cabelo volumoso, camiseta preta e com estampa de alguma banda de rock com caveiras e sangue ,  indica uma pessoa rebelde e não conformista. Expressão facial de medo!!! Se fossemos julgar apenas pela aparência, ele convenceria como um ótimo suspeito!!!


 Aqui Jane percebe a tattoo do funcionário do necrotério...

 Tatuagens revelam muito sobre a personalidade de uma pessoa ,(Ainda teremos um post totalmente voltado e estudado sobre tatuagens) e aqui nada mais sugestivo do que a própria "morte".



  Na coletiva de imprensa, Jane percebe a linguagem corporal do pai e da mãe da garota assassinada junto com expressões faciais da mãe aonde começou suas suspeitas de que havia algo de errado...

 Ela tenta afastar as mãos e o corpo enquanto o marido sempre trás ela para junto de si, nota-se  sutilmente que ela esta muito incomodada com a presença do marido!!!

 Logo em seguida Jane entra na propriedade deles e coloca uma chaleira para esquentar enquanto abre a geladeira, e dentro da geladeira ele já começa a fazer sua analise de dedução atráves das pistas que se encontram lá dentro revelando mais habitos e traços da personalidade da pessoa...

 Várias caixas de chás que contém na embalagem: Serenidade, Tranqulidade e Espiritualidade, revela traços emocionais dessa pessoa, provavelmente é alguém com alguma perturbação, inquietação, ansiosidade, que está passando por problemas recentes ou de longa data. Nota-se tbm outros frascos de remédios ou (e) vitaminas.


 Logo depois de preparar um sanduba, Jane analisa as fotos e o que esta colocado na porta da geladeira...



 Alguém andou emagrecendo 5 libras...

 Pela expressão facial do casal não precisamos ser videntes ou terapeutas de casais para perceber que  não era exatamente um casamento feliz...

  Sim, ela esquiava e fingia que gostava...



Aqui uma analise simples do relacionamento entre pai e filha. Linguagem corporal dela em defensiva: braços cruzados e mãos cruzadas deitadas no colo. Ela estava com nojo, repugnação e medo do próprio pai  que as mãos posicionadas no corpo da menina sugerem que poderia haver abuso sexual, o qual foi muito bem acertado por Jane.


 Logo em seguida a Sra Tolliver entra na sala onde é recebida por Jane, ele se apresenta e diz que está lá para ajudar, ele usa uma tecnica muito "acolhedora e confortante" para atrair a atenção e aceitação por parte dela com o chá para logo em seguida convidando ela para sentar usando um tom de voz suave num lugar "bonito e silencioso".




Logo em seguida Jane segura a mão dela e olha fixamente sem piscar nos olhos dela, tecnica básica de hipnose para criar uma ligação, uma canalização, entre o hipnotizador e o hipnotizado.






Depois segue um diálogo:
Jane: - Vc apenas finge que gosta de esquiar e ficou feliz que recentemente sua melhor amiga perdeu peso. por volta de 5 libras (Acho que vi isso em algum lugar, riariariariariariaria), gostaria de ter sido mais aventureira quando mais jovem, vc ama a India mais nunca esteve lá, tem dificuldade de dormir, sua cor favorita é azul (a cor dos olhos dela, bastante astuto Jane.)

Ela fica surpresa perguntando se ele era vidente, e ele responde que apenas presta atenção!

Ele simplismente colhe as pistas ambientais que são as mais fáceis de perceber para depois fazer uma interpretação das mesmas numa área mais subjetiva. Não a nada místico aqui como todos já sabem, é apenas uma questão de atenção , percepção, dedução e interpretação. Então quando vcs fizerem uma visita na casa de alguém e quiserem descobrir se o pai do seu amigo abusa da própria filha, ou qualquer outra coisa que vcs quiserem descobrir, afinal, todos tem um segredo ou um lado oculto, tudo que vcs precisam fazer é analisar todas as pistas que vcs conseguirem perceber ao redor. Mais no fim paguem de vidente e não revelem como descobriram.

Em breve a conclusão da análise do primeiro episódio analisados friamente e minusiosamente! Aguardem....



Um comentário: