quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os 4 tipos de Humor

   Os 4 tipos de humor são: Corrosivos, Agregadores, De bem com a vida e Autodepreciativos. 


CORROSIVOS:


   Um crítico, provocador e manipulador. São sarcásticos e gostam de expor os outros ao ridículo. Suas piadas não são sadias e costumam usar a desculpa de que tudo não passou de "uma brincadeira". Esse tipo de humor pode colocar em risco a convivência no trabalho e nos relacionamentos amororos. Tbm são aqueles que na infancia e adolecência praticam bullying nos seus colegas. É aquele que não poupa ninguém, prefere perder o amigo mais não a piada.

AGREGADORES:


    Estimula a convivência social. Pessoas com este tipo de humor costumam ser populares. Surpreendem a todos com suas tiradas e reduzem as tensões em situações desconfortáveis. Tem tbm seu lado negro: pode ser usado para excluir alguém do grupo.

   DE BEM COM A VIDA:


   É o humor de quem enxerga um lado positivo em tudo na vida. Diante de um problema, em vez de ficar apreensivo ou nervoso, dá um passo atrás e ri dos absurdos do cotidiano. esse tipo de humor trás benefícios a saúde.

  Mesmo pessoas diante de doenças que podem ser terminais, no caso da leucemia, pessoas de bem com a vida lidam esse tipo de problema com bom humor até seu último suspiro.

AUTODEPRECIATIVOS:

                                                   Star War Kid

   Próprio de quem utiliza seus próprios defeitos para divertir os outros. É comum em pessoas que não se encaixam em determinados padrões sociais mas são ávidas por atenção, como o garoto gordo que se torna o mais divertido da turma. Quem usa esse tipo de humor, que corrói a auto-estima, corre o risco de desenvolver depressão e ansiedade. 


    Todo mundo abriga em si, em maior ou menor grau, os quatro tipos de humor – os comportamentos a que eles estão associados fazem parte da natureza humana. A forma e a intensidade com que se pratica cada tipo de humor é que faz a diferença nos relacionamentos. A princípio, pode parecer que os tipos de humor autodepreciativo e corrosivo são negativos, enquanto os tipos agregador e de bem com a vida são positivos. Não é bem assim. Uma pessoa considerada agregadora geralmente utiliza o humor para reunir pessoas e formar grupos. Mas, dependendo de como ela age, o senso de humor pode servir para excluir quem não lhe convém. O humor corrosivo também pode servir a outros propósitos que não seja a humilhação. Ele pode funcionar como reação a um ambiente hostil. Empregados que sofrem com um chefe tirano costumam tornar o ambiente de trabalho mais ameno ao falar mal do chefe pelas costas em tom ácido e jocoso.

  E vc, identificou seu tipo de humor? Já identificou o tipo de humor das pessoas a sua volta? Comece a identificar o tipo de humor até mesmo dos desconhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário