quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tipos de personalidade

   Se existisse uma faculdade de mentalista, TIPOS DE PERSONALIDADE deveria ser ensinado no primeiro dia de aula, é a lição básica para todas as pessoas que desejam ser mentalistas, "videntes", psicologos ou apenas como conhecimento geral para a vida. Portanto, estudem, compreendam, memorizem que será muito útil numa compreensão maior de vcs mesmos e de outras pessoas.


    A palavra personalidade vem do grego persona , que significa máscara.

   Se vc olhar ao redor irá perceber que existem pessoas mais comunicativas e sociáveis enquanto outras pessoas são mais quietas e reservadas. Algumas pessoas tomam suas decições de forma analítica enquanto outras tomam suas decisões baseadas através de seus sentimentos. Enquanto umas planejam suas vidas outras vivem de modo impulsivo. Todos os tipos de personalidades são únicas.

                                                      Hipocratés

   Voltando no tempo, na Grécia antiga, Hipócrates falou sobre os 4 temperamentos básicos: Sanguinio, colérico, melancólico e fleumático. Enquanto o psiquiatra suiço Carl Gustav Jung começou a explorar os tipos de personalidade na década de 20.

                                                  Carl Gustav Jung

    Jung afirmou que o comportamento humano não é aleatório e sim previsível, sendo assim a possibilidade de ser classificado. Apesar dos seres humanos serem complexos, pode-se perceber padrões.

   Em 1962 Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers encontraram as idéias de Jung sobre tipos de personalidades e desenvolveram o Myers-Briggs Type Indicator ou MBTI®, o indicador de tipos psicológicos para serem colocados num uso mais prático os estudos de Jung.

ESCALA MYERS-BRIGGS:

E = Extrovertidos, I = Introvertidos, S = Sensoriais, N = Intuitivos,
T = Pensadores, F = Sentimentais, J = Julgadores e P = Perceptivos.         


OS 4 TIPOS BÁSICOS DE PERSONALIDADE MYERS-BRIGGS:

*NT ( Intuitivos, pensadores) = Pessoas que procuram conhecimento.
NT são introspectivos, resolvem problemas tecnicamente. Descritos como científicos, complexos, analíticos, sistemáticos, exigentes, independentes, inventivos e lógicos. Usam o raciocínio básico para tudo que fazem.
Relacionamentos: Os pais NTs ajudam seus filhos a estabelecerem suas identidades individuais. Estimulam a mente de seu parceiro.
NTs representam de 5 % a 7% da população.

*NF ( Intuitivos, sentimentais) = Procuram personalidades identicas. Tbm introspectivos. NFs se dedicam a darem um signficado, uma razão em suas vidas e para as pessoas que estão em sua volta. Descirtos como humanitários, simpáticos, entusiasmados, religiosos, intuitivos, perspicazes e subjetivos. Conflitos são dolorosos para os NFs. Eles sempre estão lutando entre o bem e o mal dentro deles mesmos, onde o bem quase sempre prevalece no final.
Relacionamentos: Quando crianças, NFs são muito criativos e tem grande imaginação. Quando adultos, procuram um parceiro com mutualidade e intimidade espiritual.
NFs representam de 8 % a 10 % da população.

*SP ( Sensoriais, perceptivos) = Procuram personalidades através da sensação.
SPs empenham-se para aproveitar e desfrutar da vida. Descritos como mente aberta, gostam do caminho mais fácil, tolerantes, não possuem preconceitos, persuasivos, se adaptam facilmente, artisticos e atléticos. Eles revelam sua espontaneidade e liberdade de forma impulsiva. São insasiavéis por prazer e raramente perdem a oportunidade para tentar saciar. São ousados e sempre em busca de uma aventura. SPs só vão ter algum compromisso quando for necessário e geralmente vão tentar de tudo para conseguirem o que querem. Muitos SPs tem um dom natural para usar máquinas e ferramentas.
Relacionamentos:  SPs tendem a ser brandos como pais e brincalhões como parceiros.
SPs representam de 35 % a 40 % da população.

*SJ (Sensoriais, julgadores) = Procuram personalidade seguras.
SJs seguem e são aplicadores de regras. Eles são guardiões de tudo que é direito e adequado. Descritos como conservadores, concientes, consistentes, realistas, estáveis, detalhistas, perseverantes e meticuloso. Gostam de ordem e rotina na sua vida diária e sempre mantém um olho vigilante nos outros e naqueles que o cercam.
Relacionamentos: SJs ensinam os valores tradicionais a seus filhos, são prestativos e leais a seu parceiro.
SJs representam de 40 % a 45 % da população.

Introvertidos = Tímidos,observadores,  reservados, não sorriem facilmente e dificilmente fazem contato visual.Se sentem mais confortáveis sozinhos que no meio da multidão. São seletivos quanto amizade e tem poucos amigos, geralmente de longa data. São pessoas mais imaginativas e criativas ao inves de obter a informação de fatos concretos.São voltados para o mundo interior dos pensamentos, imaginação, fantasias e reflexões.



Extrovertidos = Sentem-se mais confortavéis socializando em grupo do que ficar sozinhos. Sentem-se energizados quando interagem com outras pessoas. Tem um grande circulo de amizades e conhecidos. se aproximam e abordam facilmente outras pessoas, até mesmo estranhos. Tem necessidade de estar em contato com os outros para se sentirem vivos. Sentem-se sozinhos quando não estão em contato com os outros. São voltados para a realidade, para o mundo exterior.



LEMBREM-SE: 75 % da população é extrovertida em maior ou menor grau.

APLICANDO NA LEITURA FRIA OS TIPOS DE PERSONALIDADE: diferente de um psiquiatra, um mentalista não tem a facilidade e o luxo de fazer um questionário direto para determinar o tipo de personalidade de alguém, a chave é observar os traços de personalidade para chegar a conclusão. Vc pode fazer perguntas de uma maneira bem discreta, bem indireta, de uma maneira bem "inocente" como num bate-papo sem nenhuma "intenção".

2 comentários:

  1. Muito bom post..
    Parabens.

    O blog ta ótimo,to vindo quase todo dia visitar.
    Continue o belo trabalho.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. muito bom o blog,descobri em mentalista revelado e tenho vindo sempre.

    ResponderExcluir